Neste final de semana, Brasília recebeu o Campeonato Internacional Open de Voo Livre, com cerca de 40 pilotos que desde o sábado (8/8) fizeram os primeiros treinos. A competição começou neste domingo (9) e vai até o dia 15 e reunirá pelo menos 45 dos melhores pilotos do mundo.
O ponto de partida é no Vale do Paranã, no município de Formosa, em Goiás e os pilotos seguem voando até a Esplanada dos Ministérios, no Distrito Federal. Durante o primeiro treino, o piloto gaúcho Mário Feliski voou duas horas e oito minutos em uma velocidade média entre 30 quilômetros por hora (km/h) e 40km/h do ponto de partida. Segundo Feliski, fazer esse percurso requer experiência. “Há muita térmica, vento forte, turbulência. Tem que ser piloto de nível três em diante para voar aqui”, disse ele, que foi campeão gaúcho cinco vezes e vice-campeão brasileiro.
No treinamento do sábado, dos 40 pilotos que saíram de asa delta do ponto de partida, apenas cinco chegaram ao destino final, os outros pousaram em outros locais mais próximos.
Em linha reta, pelo céu, são 72 quilômetros da rampa de decolagem até o local de pouso, mas os pilotos precisam passar por pilões, que são pontos determinados no campeonato. Os pousos serão feitos na região central de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, perto da Rodoviária do Plano Piloto, nos dias 9, 10, 13, 14 e 15, por volta das 14h30.
Da Agência Brasil
Adatação: Cesar Leite / Esporte &Cia