O paulista Thomaz Bellucci teve 100% de aproveitamento, nesta sexta-feira, no ATP 250 de Quito, com vitórias nas chaves de simples e duplas.
Em simples, o tenista número 1 do Brasil e 35o. do mundo se garantiu nas semifinais ao bater o espanhol Pablo Carreno Busta, 67o. do mundo, por 7/6(0) 4/6 6/2, após 2h07min de jogo. Bellucci repete em Quito sua campanha no ano passado, quando também chegou à semifinal.
"Foi um jogo bem equilibrado. Já sabia que seria decidido nos detalhes, pois ele (Carreno Busta) tem um bom controle jogando na altura. Acabei abrindo uma brecha para ele no segundo set, mas comecei firme no terceiro set e joguei convicto e concentrado", avaliou Bellucci.
Em busca de uma vaga na final, Bellucci enfrenta, neste sábado, a partir das 16h (horário de Brasília), o italiano Paolo Lorenzi, 59o. do mundo, que eliminou o cabeça de chave 1, o australiano Bernard Tomic, de virada, por 6/7(5) 7/5 6/3.
Os dois já se enfrentaram três vezes no circuito, com vitória de Bellucci em 2013, no Challenger de Bogotá, e de Lorenzi, em 2015, no ATP de Buenos Aires, e em 2011, no Masters 1000 de Roma.
"O Lorenzi vem fazendo uma boa semana. É um jogador experiente, sólido de fundo e que se defende muito bem, mas não tem muita velocidade nos golpes. Vou aproveitar para acelerar o jogo e tomar a iniciativa", afirmou o tenista número 1 do Brasil.
Nas duplas, Bellucci e Marcelo Demoliner vão decidir, neste sábado, o título. Nas semifinais, a parceria brasileira venceu o eslovaco Andrej Martin e o chileno Hans Podlipnik-Castillo, por 6/3 3/6 10-4. Eles enfrentam o espanhol Pablo Carreno Busta e o argentino Guillermo Duran.
"Eu e o Demoliner estamos nos entrosando bem. Já é o terceiro torneio que jogamos juntos e estamos prontos para buscar o título amanhã", finalizou Bellucci.