A 4ª etapa da temporada 2011 da Stock Car será realizada neste domingo (dia 15) no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A prova marca a metade da disputa para a definição do PlayOff, onde só os 10 primeiros seguirão na briga pelo título. Os paulistas Giuliano Losacco e Eduardo Leite esperam largar mais à frente para poderem lutar pelas primeiras posições na corrida.
Os treinos para a etapa terão início nesta sexta-feira (dia 13). O classificatório acontecerá no sábado (14), com a largada da prova no domingo (15) prevista para as 11h35.
"A expectativa para a prova é muito boa. Em ritmo de corrida nosso carro está muito bom, mas precisamos caprichar nos treinos e acertar melhor o carro para o classificatório. Temos de começar a largar mais à frente. Se isso acontecer, se conseguirmos uma boa estratégia na parada dos boxes, temos grandes chances de somar bons pontos, o que seria muito importante nesta fase do campeonato", ressaltou Losacco, bicampeão da categoria e que na etapa passada, em Ribeirão Preto (SP), terminou na 12ª colocação.
Leite, melhor estreante na temporada e o piloto mais jovem da categoria, também concorda com o companheiro. "Temos de largar na frente para ter chances. Precisamos melhorar o acerto para o classificatório. O carro não está rendendo com os pneus novos da mesma forma que rende com os pneus velhos, em ritmo de corrida", frisou o piloto de 22 anos e vice-campeão da Copa Montana de 2010. Leite terminou as três etapas disputadas este ano e marcou pontos em duas (Curitiba e Ribeirão Preto), chegando ambas em 13º lugar.
Para alcançar os objetivos, a equipe trabalhou muito desde a última etapa, há três semanas. Amadeu Rodrigues, chefe da Hot Car, explica as principais preocupações.
"Estamos trabalhando muito na parte de refrigeração dos freios, que tem incomodado as equipes. Em Ribeirão, nossos freios funcionaram bem melhor, mas mesmo assim trabalhamos bastante neste item, mesmo com a nova versão dos freios traseiros que a Fremax desenvolveu (discos de maior diâmetro)", explicou o chefe da equipe.
"Treinamos bastante o pit stop, onde acho que podemos ganhar algumas posições. Nosso carro evoluiu bastante mecanicamente. Temos uma boa potência nas rodas. Espero que o nosso acerto funcione bem no Velopark, para conseguirmos um bom resultado", completou Rodrigues.
Mudanças
Além da mudança nos freios, outras modificações serão feitas nos carros para essa etapa, visando a segurança dos pilotos: a pintura da parte interna do carro será feita com tinta resistente ao fogo; uma nova saída de ar será instalada, para deixar a temperatura mais amena para os pilotos; além de uma nova entrada de ar no teto dos carros e o uso obrigatório de para-brisa com desembaçador elétrico na corrida.
O traçado do Velopark também terá novidades com relação ao ano passado na curva 1. "No traçado antigo, ao final da reta, tinha uma freada forte para a primeira curva, que era feita em primeira marcha. Tinha de tomar muito cuidado na saída da curva, porque o carro passava muito perto da barreira de proteção, parecia que o retrovisor ia bater. Com a mudança, temos agora uma chicane e a redução de marchas será menor. Acredito que ficará mais seguro", concluiu Losacco.
Veja a programação para a etapa no Velopark:
Sexta-feira (dia 13)
11h40 às 12h20 - 1º Treino Livre (Grupo 1)
12h30 às 13h10 - 1º Treino Livre (Grupo 2)
15h50 às 16h30 - 2º Treino Livre (Grupo 1)
16h40 às 17h20 - 2º Treino Livre (Grupo 2)
Sábado (dia 14)
8h05 às 8h45 - 3º Treino Livre (Grupo 1)
9h00 às 9h40 - 3º Treino Livre (Grupo 2)
12h10 às 12h50 - Classificatório
Domingo (dia 15)
11h35 - Largada 4ª etapa
Classificação do campeonato, após 3 etapas:
1. Max Wilson 52
2. Thiago Camilo 47
3. Atila Abreu e Cacá Bueno 46
5. Ricardo Maurício 28
6. Ricardo Zonta 24
7. Popó Bueno 22
8. Daniel Serra 21
9. David Muffato, Julio Campos, Duda Pamplona 18
12. Luciano Burti 16
13. Allan Khodair 14
14. Marcos Gomes 12
15. Giuliano Losacco 10
16. Xandinho Negrão 9
17. Eduardo Leite 6
18. Valdeno Brito 4
19. Lico Kaesemodel 1