Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Cacá é pole na abertura da fase decisiva da Stock Car

E-mail Imprimir PDF

Já nos segundos finais da segunda tomada classificatória, quando parecia que ninguém mais superaria o paraibano Valdeno Brito, o tricampeão Cacá Bueno mostrou a velha classe e conquistou a pole da 9ª etapa da Stock Car, a primeira das quatro corridas que decidirão o título de 2011. Especialista no circuito da cidade gaúcha, onde acumula vitórias na Stock Car e sagrou-se campeão do Trofeo Linea, Cacá ganhou um enorme impulso em sua tentativa de subir da quarta colocação com que entra na fase final. Valdeno completará a primeira fila, enquanto Marcos Gomes  e Allam Khodair, que dominou o Q1, formarão a segunda.

Cacá virou seu tempo na segunda tentativa, quando os pneus em tese já não deveriam ter o rendimento inicial. "É impressionante como eu e a equipe nos sentimos bem aqui nesta pista. É uma boa hora para começar a recuperação, porque poderia não dar mais tempo. Essa pole é importante para mostrar que estamos na briga pelo título, mas os favoritos ainda são eles, Thiago Camilo e Max Wilson, que fizeram uma ótima primeira parte do campeonato", comentou.

O segundo melhor entre os finalistas foi Marcos Gomes, que comemorou o resultado depois de uma sexta-feira em que a equipe sofreu com o acerto do carro. "Olhando o que aconteceu ontem, foi muito bom. O carro estava saindo muito de traseira, mas fomos mexendo nas regulagens e ele melhorando a cada entrada na pista. Só estou preocupado porque o desgaste de pneus traseiros está muito acentuado", explicou Gomes. "E sair em terceiro é sempre melhor do que em segundo com este sistema de largada", completou o diretor-técnico Maurício Ferreira. Gomes voltou a mostrar um excelente desempenho em tomadas classificatórias: ele detém a segunda melhor média de posição de largada, atrás apenas de Cacá. "Agora, é preciso começar a converter isso em resultados nas corridas", disse.

Com o motor trocado depois dos ensaios livres da manhã, Xandinho Negrão esteve perto de acompanhar o parceiro Gomes na segunda parte do qualifying. Mas perdeu a vaga ao terminar em 13º a apenas um décimo de segundo do último dos 10 mais rápidos do Q1. "Agora, minha missão é roubar pontos do pessoal dos playoffs que está à frente do Marquinhos na classificação", avisou. Entre os finalistas, Átila Abreu (3º colocado no campeonato) e Luciano Burti (8º) partirão atrás de Xandinho. Todos os demais estarão nas primeiras cinco filas.

A prova deste domingo começará às 11h30.

Os 10 melhores do grid:

1 - Cacá Bueno - 1min21s405
2 - Valdeno Brito - 1min21s451
3 - Marcos Gomes - 1min21s496
4 - Allam Khodair - 1min21s523
5 - Ricardo Maurício - 1min 21s 604
6 - Max Wilson - 1min 21s 636
7 - Daniel Serra - 1min21 801
8 - Ricardo Sperafico - 1min22s100
9 - Thiago Camilo - 1min22s117
10 - Duda Pamplona - 1min23s320