Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Problema no tanque tira vitória de Zonta em Sta Cruz

E-mail Imprimir PDF

A estratégia foi perfeita, mas um problema no carro tirou de Ricardo Zonta a primeira vitória na Stock Car. Na etapa disputada neste domingo em Santa Cruz do Sul, o paranaense largou em 28º parou na primeira volta e, graças à intervenção do safety car, pulou para a liderança com o pit stops dos adversários e por lá ficou a maior parte da corrida.

Apesar de ter sido ultrapassado por Alceu Feldmann, Zonta possuía um carro mais rápido e tinha reservas para dar o troco, mas um problema no sistema que puxa o combustível no tanque fez o ex-piloto de F-1 parar nos boxes e dar adeus à briga pela vitória, abandonando logo em seguida. Feldmann, por sua vez, ficou com a vitória.

"Foi uma estratégia que a equipe tinha programado, pois a posição de largada não era satisfatória. Por isso, optamos em largar dos boxes e fazer uma parada pensando no safety car. A estratégia deu certo até 10 minutos antes de acabar a corrida, quando tivemos um problema que vamos investigar, pois sobrou combustível suficiente dentro do carro. Fizemos uma drenagem e todo o combustível saiu do tanque. Não sabemos os motivos que fizeram o etanol não ser puxado do tanque durante a corrida. Foi uma estratégia bem diferente do normal e foi arriscado mesmo. Lideramos uma boa parte da corrida, mas era ousada e sabíamos disso", explicou Zonta.

Já o outro piloto da equipe, Julio Campos, utilizou uma estratégia diferente e fez uma recuperação na pista, evoluíndo seis posições e terminando em 14°, dando dois pontos para a Crystal Racing Team. "Fizemos uma parada mais para a frente, colocamos todo o combustível necessário e, com isso, conseguimos chegar na área de pontuação. Larguei no meio do pelotão e não dava para arriscar com os dois carros, então fizemos duas situações diferentes da corrida", comenta Campos, que pontuou em duas de suas três corridas pela equipe.

"Aprendemos bastante neste fim de semana e saímos de Santa Cruz não em uma situação ruim. Acho que isso mostra que a primeira vitória está bem próxima", resume o chefe de equipe Robson Fernandes. O próximo encontro da Stock Car acontece daqui 15 dias em Londrina, que será o palco da décima corrida da temporada 2011.