O jornalista Paulo Valiengo traz aqui, nesta matéria, a sua visão, opinião e crítica sobre uma questão que está tomando conta dos debates entre os amantes do automobilismo. Autódromo ou
sambódromo? Eis a questão!
Crônica:
Eu sou amigo do ex-piloto de Stock Car, Carlão Alves, há pelo menos 22 anos. Nos conhecemos nas Mil Milhas de 1990, que foi realizada fora de época, no mês de abril, por causa da grande reforma do autódromo de Interlagos, que foi idealizada pelo incomparável Ayrton Senna.
Quem me apresentou o Carlão Alves, foi o ex-piloto Zeca Salsicha, que também pilotou o Opalão 6 cilindros e juntos venceram em grande estilo a tradicional prova paulistana. Eu tive o prazer de comandar a corrida dos boxes e ajudar a construir a vitória da nossa equipe. Foi minha primeira experiência como chefe de equipe.
O Carlão Alves pilotou na Stock Car por 20 anos consecutivos, conquistou 3 vitórias, 24 pole positions e inúmeros pódios. Sempre foi um dos pilares da categoria, principalmente nos seus momentos mais difíceis, que foram muitos. Em 1992 ele formou sua própria equipe de Stock Car, a Carlos Alves Competition Team, com a sede em Curitiba e depois em 1995/6 construiu sua sede própria em Interlagos, ao lado do autódromo, onde permanece até hoje.
O Carlão desde que o conheço, sempre viveu da Stock Car, isto é, não tinha uma fonte adicional de rendas, era apenas e tão somente piloto profissional. Claro que teve épocas de vacas magras, mas por outro lado, aprendeu a acreditar e investir no automobilismo, e aos poucos foi construindo uma solida imagem profissional.
No fim da temporada de 2008, resolveu parar de pilotar e iniciou uma nova fase profissional como dono de equipe. Comprou dois Stock Car Light, que era então a categoria de acesso à principal, contratou os pilotos Julio Campos e Marcelo Tomasoni e entrou de corpo e alma no misterioso mundo da preparação automobilística.
Esse mundo realmente é misterioso, porque todo o piloto é e sempre será refém de sua equipe. Alias, não há nem vai haver um grande campeão sem uma grande equipe.
O Carlão Alves calcado na sua experiência de muitos anos conseguiu administrar e corrigir os problemas comuns no relacionamento de piloto e equipe. Nessa primeira temporada como chefe de equipe, obteve três vitórias e conquistou o direito de participar da categoria principal.
Continuou por mais duas temporadas na categoria de acesso, para acumular experiência que seria fundamental na disputa da Copa Caixa Stock Car. Em 2011 foi convidado e aceitou disputar o Campeonato Brasileiro de Marcas, pela montadora Chevrolet, com os pilotos Thiago Camilo e Galid Osman. Venceram seis etapas e conquistaram o campeonato de pilotos e de marcas.
Para 2012, a Carlos Alves Competition Team vai disputar a Copa Chevrolet Montana com os pilotos João Pretto e Marcos Cozzi, o Campeonato Brasileiro de Marcas, com Thiago Camilo e Galid Osman e a Copa Caixa Stock Car com o Julio Campos e Rodrigo Navarro.
Sambódromo
Carlão Alves tem o outro lado do coração ocupado pelo carnaval paulistano, desde 1991 faz parte da Escola de Samba Tom Maior. Começou como ritmista e desde 1999 está no comando da bateria. Sua relação com a Tom Maior é tão profunda, que se casou com Andréia Gomes, a Rainha da Bateria.
Toda a família está envolvida com o carnaval, sua cunhada Simone Gomes é a primeira porta bandeira e seu cunhado Jairo Silva é o primeiro mestre sala da Tom Maior. Sua sogra Duda Gomes, faz parte da velha guarda da escola. Seus dois filhos, João Vitor de seis anos e Pedro Henrique que vai fazer três, vão a todos os ensaios da Tom Maior. O primogênito João Vitor também vai sair no carnaval ao lado do pai, à frente da bateria.
A Escola de Samba Tom Maior foi fundada em 14/02/1973 e em 2013 completa 40 anos de existência, e neste carnaval vai sair com o enredo "Paz na Terra e aos Homens de Boa Vontade". Serão 3.000 componentes no Sambódromo e Carlão Alves estará no comando de uma bateria com 260 ritmistas.
Carlão Alves faz uma breve avaliação de suas duas paixões:
"Eu me apaixonei primeiro pelo carnaval, aos oito anos de idade já ia ver os desfiles na Av. Tiradentes. Com quatorze anos em 1978, participei do meu primeiro desfile, e nunca mais parei. É uma paixão que não diminui, pelo contrário, só aumenta. Por outro lado, a paixão pelos carros de corridas só começou em 1984 depois que terminei a escolinha de pilotagem. Também nunca mais me afastei do automobilismo", contou Carlão Alves.
"Uma atividade nunca atrapalhou a outra, porque quando acabam as corridas, começam os ensaios mais freqüentes para o carnaval. Quando o carnaval termina começam as temporadas de corridas. Assim consigo administrar os afazeres no autódromo e no sambódromo" sorriu o mestre da bateria.
"A minha família é totalmente envolvida com o carnaval e eu gostaria que meus dois filhos seguissem a mesma carreira que eu, tanto nas pistas como no carnaval. Mas, essa escolha pertence apenas aos dois e terão sempre o meu apoio", encerrou o ex-piloto e chefe de equipe.
Este ano o carnaval começa no dia 17/02/2012 e Carlão Alves e a Tom Maior entram no Sambódromo na madrugada de sábado para domingo. Por sua vez, a Stock Car, entra no Autódromo de Interlagos no dia 25 de março, para a sua 33ª temporada consecutiva.