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Autorizadas as alterações pela CBA na Stock Car/12

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A Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) oficializou na sexta-feira (18/05), alterações no "push-to-pass" e no sistema de classificação da Stock Car para a etapa deste fim de semana, que acontece nas ruas de Ribeirão Preto. Para a prova no interior paulista, foi instituído o número de 12 ativações. Esta quantidade varia de pista para pista, de acordo com as características de cada traçado; na chamada Capital Nacional do Agronegócio, cada uma dessas ativações terá a duração de 12 segundos nos 40 minutos de disputa.

No entanto, a grande dúvida persiste sobre o uso do botão de ultrapassagem para a tomada de tempos. De acordo com o regulamento particular, quem optar pelo sistema na classificação terá direito a seis acionamentos de apenas um segundo cada, sem atraso no espaço entre o acionamento e a injeção da potência extra no motor. E o intervalo de ativações no treino será de 80 segundos, contra 60 na corrida.

Em Ribeirão, a abertura da borboleta do motor será de 55% em trabalhos normais e 80% quando o 'push' estiver ativado. Este pequeno detalhe contará muito na hora de as equipes definirem suas estratégias, segundo Popó Bueno, do Linea Sucralose Racing Team. "Em outras pistas, a abertura é de 65% normalmente e 100% com o 'push'. Antes de qualquer decisão, o telemetrista tem de tentar calcular qual é a vantagem de tempo que esse segundo de acionamento dará. Teoricamente, um segundo ninguém vai usar, pois não vale a pena perder seis acionamentos na corrida."

"A minha opinião é: se é para ter um segundo, que não se tenha nenhum, pois não faz sentido. Mesmo assim, todas as contas precisam ser feitas, mas um segundo não é nada. Estão tentando fazer de uma maneira que ninguém use na classificação", opina. "No Velopark, três segundos de ativação tiveram um ganho de dois décimos na volta. Seis 'push', teoricamente, são cinco posições na corrida, pois uma ativação pode não dar certo. Temos de ver se esse segundo dará cinco posições no grid na classificação", acrescenta o ex-piloto de Fórmula 1 Ricardo Zonta, parceiro de Popó.

De acordo com o regulamento, todas as equipes e carros devem obrigatoriamente informar entre 10h e 10h20 (de Brasília) deste sábado, logo após a primeira sessão de treinos, para a Comissão Técnica da CBA se utilizarão ou não o sistema no treino classificatório, que acontece às 15h, em um formato diferente do tradicional: cada piloto terá direito a uma volta de aquecimento e duas cronometradas; a ordem dos pilotos observará a classificação do campeonato até a terceira etapa, de forma invertida. A terceira etapa da Stock Car está marcada para as 9h30 (de Brasília) do domingo.

Sobre o "push-to-pass"
Instituído em 2011 como uma alternativa para aumentar a quantidade de ultrapassagens e trazer mais emoção às corridas da Stock Car, o "push-to-pass", injeção de força extra que acrescenta cerca de 100 cavalos de potência a mais no motor e ativado por meio de um botão no volante, logo de cara se transformou em um sucesso, aumentando vertiginosamente as disputas e ganhando aprovação unânime não só do grid, como do público em geral.

Para o segundo ano de utilização do sistema, a categoria passou a permitir o uso do popularmente chamado botão de ultrapassagem também na classificação, o que gerou uma forma de estratégia para o fim de semana, uma vez que a troca de pneus e o reabastecimento foram banidos do regulamento. Tudo isso por conta do método de uso do "push", que varia de classificação para a corrida, justamente para a não banalização do dispositivo: quem quiser ganhar potência extra na tomada de tempos terá de sacrificar a quantidade de acionamentos para a corrida. Além disso, a duração do sistema é bem mais limitada na tomada de tempos, o que obriga os pilotos a pensarem bem antes de usar e não cometerem erros.

Confira a programação do fim de semana

Sábado, 19 de maio
8h30 - 10h: Treino livre 1 (máximo de 25 voltas por piloto)
11h45-13h15: Treino livre 2 (máximo de 25 voltas por piloto)
15h: Classificação (duas voltas cronometradas por piloto)

Domingo, 20 de maio
9h35: Corrida (40 minutos + 1 volta)