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Valdeno vence na caótica volta a Cascavel

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O fim do exílio de 20 anos da veloz e desafiadora pista de Cascavel na Stock Car não poderia ter sido mais caótico. Em uma prova repleta de problemas com os pneus, notadamente o direito traseiro, um acidente sério que provocou a entrada do carro de segurança e um episódio bizarro estrelado pelo tetracampeão e líder Cacá Bueno, o paraibano Valdeno Bueno conquistou sua segunda vitória na temporada e a quinta na categoria. À margem dos problemas que afligiram grande parte dos colegas, o piloto da Shell Racing saiu em 4º, assumiu a ponta no meio da corrida e manteve sempre uma confortável vantagem sobre o paranaense Júlio Campos (Carlos Alves Competições). Vencedor das duas etapas anteriores, Allam Khodair (Vogel) completou o pódio.

O grande público que lotou as arquibancadas do autódromo do oeste paranaense viu uma corrida movimentada desde o início. Os pilotos da Medley/Full Time foram envolvidos em toques na largada que comprometeram seus resultados. "Acho que me encontrei com o Giuliano Losacco", explicou Xandinho Negrão, obrigado a fazer a troca do pneu traseiro esquerdo e 21º na bandeirada final. Ao mesmo tempo, o companheiro Felipe Maluhy ficou com o volante torto depois de receber uma batida. Mesmo com o ritmo diminuído e sem a utilização plena do botão de ultrapassagem, já que optou por sua utilização nos treinos classificatórios, Maluhy ainda salvou nove pontos com o 12º lugar.

O maior prejudicado pelos problemas que afetaram os pneus foi o pole Átila Abreu. Ele tomou a ponta e parecia não ter rivais, até que também precisou trocar o pneu traseiro destruído. Mas não desanimou e voltou dos boxes com um ritmo impressionante que o levou até às franjas do pódio, com um 4º lugar comemorado pela equipe AMG. "Foi uma pena o acidente com o Xandinho, porque ele vinha virando muito parecido com o Átila e o Khodair e poderia ter terminado bem na zona de pontos", afirmou Maurício Ferreira, diretor-técnico da Medley Full Time.

O líder Cacá Bueno e o vice Ricardo Maurício passaram um domingo difícil. Cacá vinha em plena recuperação de uma largada ruim e corria no pelotão da frente quando escapou para a brita e precisou do resgate para desatolar o carro. De volta aos boxes com o pneu furado, retornou à pista com a mangueira de ar pendurada no aerofólio traseiro e teve de fazer uma nova parada para remover o equipamento, sepultando de vez suas chances. Maurício também rodou e saiu para a área de escape por causa do estouro do pneu, mas conseguiu sair sem auxílio. A perda do tempo para a troca, no entanto, acabou com sua prova.

Alguns pilotos precisaram fazer até duas trocas dos pneus traseiros direitos. De acordo com uma fonte da Goodyear, fornecedora exclusiva da categoria, o traçado desconhecido e as características da pista, com inclinação e curvas de raio longo, acrescentaram um componente de imponderabilidade para o acerto dos carros. "Algumas equipes tiveram problemas, outras não. De qualquer forma, vamos investigar as causas de tantos problemas", assegurou. Além da romaria incessante rumo aos boxes para a troca dos pneus, a etapa foi marcada também pelo forte acidente entre Giuliano Losacco e Eduardo Leite. Apesar da violência do impacto, os pilotos escaparam ilesos.

O resultado da 8ª etapa da Stock Car:

1 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - 37 voltas em 41min57s669
2 - Julio Campos - Carlos Alves Comp. - Peugeot - a 4s270
3 - Allam Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 6s102
4 - Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 12s958
5 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 14s595
6 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 15s293
7 - Galid Osman - BMC Racing - Chevrolet - a 16s878
8 - Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 20s007
9 - Vitor Meira - Officer ProGP - Chevrolet - a 21s083
10 - Lico Kaesemodel - RCM Motorsport - Chevrolet - a 21s959
11 - Diego Nunes - Hot Car Competições - Chevrolet - a 22s839
12 - Felipe Maluhy - Medley Full Time - Peugeot - a 27s979
13 - Rodrigo Sperafico - Prati-Donaduzzi Racing - Peugeot - a 29s152
14 - Pedro Boesel - Comprafacil Nascar JF - Peugeot - a 30s187
15 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a 31s364
16 - Thiago Camilo - RCM Motorsport - Chevrolet - a 1 Volta
17 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 1 Volta
18 - Patrick Gonçalves - Carlos Alves Comp. - Peugeot - a 1 Volta
19 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 1 Volta
20 - David Muffato - Itaipava Racing Team - Peugeot - a 1 Volta
21 - Xandinho Negrão - Medley Full Time - Peugeot - a 1 Volta
22 - Ricardo Zonta - Linea Sucralose - Chevrolet - a 2 Voltas
23 - Popó Bueno - Linea Sucralose - Chevrolet - a 3 Voltas
24 - Luciano Burti - Itaipava Racing Team - Peugeot - a 4 Voltas
25 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 4 Voltas

Não completaram:
Antonio Pizzonia
Denis Navarro
Giuliano Losacco
Eduardo Leite
Ricadro Sperafico

Campeonato:

1 - Cacá Bueno - 115
2 - Ricardo Maurício - 112
3 - Daniel Serra - 99
4 - Max Wilson e Valdeno Brito - 94
6 - Átila Abreu - 92
7 - Thiago Camilo - 91
8 - Julio Campos - 87
9 - Nonô Figueiredo - 85
10 - Allam Khodair - 82
11 - Luciano Burti - 72
12 - Lico Kaesemodel - 57
13 - Marcos Gomes - 56
14 - Galid Osman - 55
15 - Denis Navarro - 51
16 - Duda Pamplona - 51
17 - Diego Nunes - 44
18 - Antônio Pizzonia - 42
19 - David Muffato e Ricardo Sperafico - 35
21 - Ricardo Zonta - 33
22 - Xandinho Negrão e Pedro Boesel - 31
24 - Rodrigo Sperafico - 30
25 - Felipe Maluhy e Vitor Meira - 28
27 - Popó Bueno e Tuka Rocha - 20
29 - Eduardo Leite - 10
30 - Alceu Feldmann - 9
31 - Giuliano Losacco - 7
32 - Patrick Gonçalves - 4
33 - Diego Freitas - 3
34 - Bruno Junqueira - 2