Principal novidade na corrida deste domingo da Stock Car, Rubens Barrichello entra para o seleto grupo de ex-pilotos de Fórmula 1 que competirão no principal campeonato do Brasil. O vice- campeão do mundo em 2002 e 2004 se unirá a um antigo parceiro das pistas, Ricardo Zonta, com quem dividiu as pistas do circuito mundial entre 1999 e 2004.
Zonta está na Stock Car desde 2007, ano em que alternou a categoria com sua última temporada na F-1, no cargo de piloto de testes da equipe Renault. O paranaense, líder do Linea Sucralose Racing Team, comentou as reações de Barrichello após seu primeiro contato com o modelo JL09, realizado nesta segunda-feira em Curitiba, palco da corrida deste fim de semana, a décima da temporada 2012.
"Ele disse que a coisa que mais notou foi não conseguir ver direito e estranhou isso. Sabia que a principal diferença que ele sentiria era a visibilidade dentro do carro. Em determinados momentos, é difícil ter a visão clara de certas curvas, mas acredito que, nessas três corridas que disputará, ele conseguirá se adaptar. É muito bom para a categoria ter ele entre nós!, diz o paranaense.
Companheiro de Zonta, Popó Bueno comentou sobre como será a adaptação de Barrichello ao carro da Stock, afirmando que o atual piloto de Fórmula Indy não deve andar na frente logo de cara. "A Stock Car é uma categoria muito competitiva. Não dá para um piloto, sendo ele com um currículo glorioso, chegar aqui e colocar tempo em todo mundo. O Jacques Villeneuve é prova disso. Ele [Barrichello] não terá vida fácil por aqui, não vamos deixar!", brinca.
A corrida de Curitiba, também é o local dos melhores retrospectos do time de Zonta e Popó na Stock Car: com Zonta no volante, o time assinalou a pole position na edição de 2009 e foi ao pódio com o terceiro posto na corrida realizada em 2011. A décima etapa da temporada 2010 tem largada marcada para as 9h35 do domingo (horário de Brasília).