Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Camilo leva a pole no DF. Barrichello larga em 7º

E-mail Imprimir PDF

 Literalmente no apagar das luzes - nos instantes finais da segunda parte do qualifying e com a noite quase descendo na Capital Federal -, Thiago Camilo conquistou a pole da quinta etapa da Stock Car. O piloto da RCM tomou a volta mais rápida das mãos de Marcos Gomes no último minuto e deu um grande passo rumo à primeira vitória na temporada. "Sair na frente, aqui no anel externo de Brasília, é sempre importante, embora nem tanto quanto nas ruas de Salvador, mas o que vale mesmo é amanhã", comemorou, com evidente cautela, antecipando uma corrida difícil num asfalto implacável em relação ao consumo dos pneus. Confirmando a ascensão revelada com o 2º lugar há duas semanas em Salvador, Rubens Barrichello (Medley/Full Time) voltou a fazer um bom treino e sairá em 7º.

A pole, no entanto, foi festejada por Camilo no reencontro com a equipe nos boxes. "Essa foi na raça. O pessoal me falou pelo rádio que faltava meio décimo de segundo e fui com tudo", explicou, depois de cumprimentar os engenheiros e mecânicos responsáveis por seu carro. "Agora, é hora de buscar a recuperação no campeonato para compensar o início ruim em Interlagos, onde fiz só dois pontos", continuou o quarto colocado na classificação geral. As chances são boas, já que o líder Ricardo Maurício (RC) decepcionou com o 20º lugar no grid.

Alem da média horária superior a 180 km/h, o que o transforma no mais rápido do calendário, o circuito de Brasília oferecerá novo desafio aos pilotos neste domingo: completar a volta sem passar sobre o prolongamento das "zebras" da Curva 1. Neste sábado, os treinos livres foram interrompidos pela manhã depois que a forte tração dos carros naquele ponto arrancou uma parte de metal do sistema de drenagem. Logo após, o problema se repetiu também na entrada da reta, ocasionando nova e mais prolongada paralisação dos ensaios. Quando foram retomados à tarde, após os reparos cuja eficácia continuava provocando desconfiança, os pilotos receberam a informação da direção de prova que a terceira passagem sobre a área de escape da Curva 1, com efeito a partir do segundo treino livre e valendo também na corrida, seria punida com "drive thru".

Barrichello entrou na segunda fase com o 4º melhor tempo do Q1. A redução do tempo de pista, no entanto, prejudicou a avaliação do desgaste dos pneus que a Medley/Full Time pretendia realizar na segunda sessão de treinos livres. "Vamos ter de ir para a corrida meio que às cegas", admitiu o diretor-técnico Maurício Ferreira. Ainda sobre os problemas enfrentados pela categoria no velho e mal-cuidado autódromo de Brasília, Camilo sintetizou o sentimento da categoria. "É lamentável, principalmente ao lado de um estádio moderno que acaba de ser construído para a Copa do Mundo."

A corrida começará às 11 horas, com exibição ao vivo pelo SporTv.

Os 10 melhores do grid:

1 - Thiago Camilo - Chevrolet - Ipiranga-RCM - 57s054
2 - Marcos Gomes - Peugeot - Carlos Alves Competições - 57s118
3 - Cacá Bueno - Chevrolet - Red Bull Racing - 57s134
4 - Daniel Serra - Chevrolet - Red Bull Racing - 57s216
5 - Átila Abreu - Chevrolet - Mobil Super Pioneer Racing - 57s309
6 - Ricardo Sperafico - Chevrolet - Officer ProGP - 57s344
7 - Rubens Barrichello - Chevrolet - Full Time Competições - 57s409
8 - Fabio Fogaça - Chevrolet - Vogel Motorsport - 57s618
9 - Denis Navarro - Peugeot - Voxx Racing Team - 57s629
10 - Ricardo Zonta - Chevrolet - BMC Racing - 57s815