A primeira vitória de Thiago Camilo em 2013 não poderia ter vindo em melhor hora: no Dia dos Pais, e abrindo a segunda metade da temporada. O piloto da Ipiranga RCM largou em quinto
lugar e pulou para terceiro, superando Rubens Barrichello e Cacá Bueno. Na 15ª volta, o carro do pole position e até então líder Átila Abreu começou a perder rendimento e foi ultrapassado por Max Wilson e Thiago Camilo. A essa altura Valdeno Brito, o quarto colocado, pressionava Cacá Bueno, o terceiro, o que deu folga para Thiago Camilo se concentrar na caça ao líder Max Wilson.
“Estava difícil chegar no Max numa posição que me permitisse ultrapassar. Eu era mais rápido em alguns setores, ele em outros, e a diferença entre nós se mantinha inalterada”, conta Camilo. Na 23ª volta, faltando cerca de dez minutos para o fim, o safety car entrou na pista, reagrupando os carros. “Falei com a equipe pelo rádio. Eu só tinha direito a usar o push (botão de ultrapassagem) uma vez e o Andrezinho (Bragantini, estrategista do carro número 21) disse para eu segurar”, explica o piloto. “Foi uma estratégia acertada, porque quem está na frente geralmente usa o push na relargada. Eu segurei e na volta seguinte consegui ultrapassar o Max”, disse Camilo sobre a manobra que o levou à liderança na 28ª volta, a menos de cinco minutos do fim. “Faltando uns três minutos para o fim um carro ficou meio atravessado na pista e pensei que iam dar bandeira amarela. Se dessem, eu estava morto, porque não tinha mais push para usar e não teria como me defender, mas a corrida seguiu e consegui vencer. Foi muito importante ganhar nesse momento porque em algumas temporadas eu fui o melhor na primeira metade e caí de rendimento no final. Agora eu comecei com falta de sorte (Camilo teve um pneu estourado na primeira corrida) e estou vencendo na abertura da segunda metade da temporada. Nosso carro vem evoluindo e espero chegar ainda mais perto dos líderes na próxima etapa, em Cascavel. É um campeonato duríssimo e equilibrado, mas estamos na briga pelo título”, completou Camilo, que pulou do quarto para o terceiro lugar no campeonato.
Esta foi a 14ª vitória de Thiago Camilo na Stock Car – ele é o segundo maior vencedor em atividade na categoria, atrás apenas de Cacá Bueno, que tem 31 -, e a segunda num Dia dos Pais – ele vencera em Curitiba, em 2006. “Meu pai teve uma influência decisiva na minha carreira, eu não estaria aqui sem ele, e dar uma vitória de presente no Dia dos Pais é especial, além disso eu não preciso comprar outro presente e economizo”, brincou o piloto, abraçado ao pai, José Bel Camilo.
Galid Osman, companheiro de Thiago Camilo na Ipiranga RCM, largou em 23º lugar e recebeu a bandeirada em 16º. Somou cinco pontos e se manteve em 12º no campeonato. “Para o que foi o fim de semana, em que começamos muito atrás, até que o resultado da corrida foi razoável. O carro estava bom e fiz várias ultrapassagens. Temos agora que trabalhar para ir bem desde o início, ter uma boa posição no grid, e aí sim brigar pelas primeiras posições”.
Resultado da 7ª etapa:
1) 21 Thiago Camilo, Ipiranga RCM Chevrolet, 33 voltas em 41min18s294
2) 65 Max Wilson, Eurofarma Chevrolet, a 1.422 1.422 3
3) 77 Valdeno Brito, Mattheis Peugeot, a1.878
4) 0 Cacá Bueno, Red Bull Chevrolet, a 2.411
5) 111 Rubens Barrichello, Medley Chevrolet, a 3.674
6) 2 Rafa Matos, Hot Car Chevrolet , a 5.773
7) 11 Nonô Figueiredo AMG Pioneer, 7.745
8) 4 Julio Campos, Mico's Racing Peugeot, a 8.535
9) 90 Ricardo Mauricio, Eurofarma Chevrolet, a 9.083
10) 51 Átila Abreu Mobil - Pioneer Chevrolet, a 9.466
11) 5 Denis Navarro Voxx Peugeot, a 14s367
12) 82 Alceu Feldmann Soy Brasil Chevrolet, a 16s580
13) 74 Popó Bueno Mattheis Peugeot, a 17.325
14) 25 Tuka Rocha BMC Chevrolet, a 18.481 1.156 19
15) 70 Diego Nunes Garoto Peugeot, a 18.545
16) 28 Galid Osman Ipiranga RCM Chevrolet, a 19.200
17) 35 David Muffato Nova Schin Peugeot, a 20.079
18) 10 Ricardo Zonta BMC Racing Chevrolet, 20.573
19) 73 Sergio Jimenez Voxx Peugeot, a 21.122
20) 20 Ricardo Sperafico Officer ProGP Chevrolet, a 23.323 2.201 24
21) 19 Rodrigo Sperafico Pratii Peugeot, 27.128
22) 46 Vitor Genz Ser Glass Peugeot, a uma volta
23) 80 Marcos Gomes Nova Schin Peugeot, a duas voltas
24) 7 Beto Cavaleiro Hanier Racing Peugeot, a duas voltas
25) 29 Daniel Serra Red Bull Chevrolet, a quarto voltas
26) 72 Fabio Fogaça Vogel Motorsport Chevrolet, a oito voltas
Não Completaram 75% da prova
27) 23 Duda Pamplona Officer Chevrolet
28) 18 Allam Khodair Ser Glass Chevrolet
29) 26 Wellington Justino Hot Car Chevrolet
30) 14 Luciano Burti Itaipava Peugeot
31) 3 Rodrigo Pimenta Dimep Peugeot
32) 63 Lico Kaesemodel Credipar Peugeot
33) 27 Felipe Lapenna Hanier Peugeot
Sunday, Nov 24th
Last update:09:53:06 AM GMT
Headlines: