Prudente. Este é o melhor adjetivo para descrever as corridas de Daniel Serra e Cacá Bueno neste domingo (20), em Curitiba (PR), palco da décima etapa da temporada 2013 da Stock Car. Serrinha chegou a liderar boa parte da corrida, viu de perto a chance de conquistar a quarta vitória em 2013, mas, com uma estratégia mais cautelosa, recebeu a bandeira quadriculada em terceiro lugar, subindo ao pódio pela sexta vez no ano, duas posições à frente do pentacampeão.
O piloto do carro #29, que chegou ao Paraná com dez pontos de vantagem para Cacá, vai para as duas últimas etapas com uma margem de 11 pontos para Thiago Camilo, segundo colocado neste domingo e novo vice-líder do campeonato. Mesmo com duas corridas para o fim, ainda são 72 pontos em jogo, já que a última prova tem pontuação dobrada.
Logo na largada, Serrinha pulou de terceiro para o segundo lugar, ao superar Ricardo Maurício, que disputou a freada do ‘S de Baixa’ com Cacá e Thiago Camilo e caiu para oitavo lugar. Camilo, por sua vez, pulou de quinto para terceiro, enquanto o pentacampeão manteve sua posição de largada. Ao fim da primeira volta, Daniel usou seu primeiro push to pass para ultrapassar Átlia Abreu, que largara na pole, e assumir a ponta da corrida.
Sem arriscar durante a prova realizada debaixo de forte calor, os dois pilotos da Red Bull Racing optaram por trocar o pneu traseiro esquerdo em suas paradas de box. Serrinha aproveitou que tinha pista livre e forçou durante as primeiras 18 voltas, abrindo uma diferença de mais de dois segundos para Átila até o momento de seu pit stop. Cacá, por sua vez, mantinha-se em quarto, com um ritmo constante.
Na 18ª volta, o carro #29 entrou nos boxes para sua parada, enquanto o pentacampeão parou na passagem seguinte. Após todos os pit stops, Serrinha estava em quarto e Cacá em sexto. Os dois foram beneficiados pelo estouro de pneu de Julio Campos, que ocupava a terceira colocação naquele momento, para conquistarem a posição que terminariam a corrida.
Nas voltas finais, no entanto, o pentacampeão, Ricardo Maurício e Serrinha travaram uma intensa batalha pelo terceiro lugar. Melhor para o líder da temporada, que manteve a posição e aumentou a vantagem na ponta da tabela. A 11ª e penúltima etapa da Stock Car acontece dia 10 de novembro, em Brasília (DF).
ABRE ASPAS:
Daniel Serra, Red Bull Racing, Chevrolet Sonic #29 - P3: "Foi um bom resultado. Claro que cheguei a ter aquele gostinho de ‘vou vencer mais uma’, mas no geral foi positivo. Saio daqui com 11 pontos de vantagem para o segundo, um a mais do que tinha quando cheguei e com uma corrida a menos para acontecer. Ainda não tem nada decidido, mas é sempre bom aumentar a vantagem. O carro era muito bom na primeira parte da prova e forcei bastante, pois sabia que ia trocar o pneu, então precisava abrir uma margem boa para a parada. Depois do pit o carro voltou bom, mas com três ou quatro voltas vi que não ia chegar no Átila (Abreu, primeiro colocado) e no Thiago (Camilo, segundo), que tinha uma diferença boa para o Ricardinho (Maurício) e o Cacá (Bueno) e comecei a administrar. Agora é pensar em Brasília, que foi uma pista em que andamos bem e podemos conquistar mais um bom resultado"
Cacá Bueno, Red Bull Racing, Chevrolet Sonic #0 - P5: "Não era bem o que eu esperava. Cheguei aqui em segundo no campeonato, dez pontos atrás do Daniel (Serra), e saio em terceiro, com 12 pontos de desvantagem e 24 pontos a menos em disputa. No começo meu carro não era muito bom, mas depois do pit stop melhorou o desempenho. No fim da prova estava mais rápido que o Daniel, que era bem mais rápido que eu na primeira parte da corrida. Por pouco não consegui ultrapassar o Ricardinho (Maurício) e ele, mas não deu. Vamos pensar em Brasília e São Paulo, que ainda tem 72 pontos em jogo"
Confira os dez primeiros na décima etapa da Stock Car 2013, em Curitiba (PR):
1º) Átila Abreu - 31 voltas
2º) Thiago Camilo a 2s044
3º) DANIEL SERRA a 6s809
4º) Ricardo Maurício a 7s169
5º) CACÁ BUENO a 7s458
6º) Sergio Jimenez a 14s059
7º) Marcos Gomes a 16s199
8º) Nonô Figueiredo a 18s288
9º) Ricardo Zonta a 21s024
10º) Valdeno Brito a 22s485
Veja a classificação da temporada 2013 da Stock Car após dez etapas:
1º) DANIEL SERRA - 172 pontos
2º) Thiago Camilo - 161
3º) CACÁ BUENO - 160
4º) Ricardo Maurício - 160
5º) Valdeno Brito - 119
6º) Max Wilson - 117
7º) Marcos Gomes - 102
8º) Sergio Jimenez - 87
9º) Rubens Barrichello - 83
10º) Ricardo Zonta - 82