Restando apenas a Corrida do Milhão, marcada para 15 de dezembro em Interlagos, a Stock Car tem novo líder. Com a vitória neste domingo no Autódromo Internacional Nelson Piquet, sua segunda na temporada, Thiago Camilo (RCM) assumiu a ponta da classificação geral, abrindo quatro pontos de frente sobre Daniel Serra (Red Bull) e sete em cima de Ricardo Maurício (RC). Com 25 de desvantagem, o pentacampeão Cacá Bueno é o último ainda na luta pelo título, mas entrará na batalha final com chances mais do que complicadas, apesar da pontuação dobrada oferecida pela corrida que pagará ao vencedor o prêmio de um milhão de reais. Depois de largar em 23º, Rubens Barrichello (Medley/Full Time) soube aproveitar os incidentes da prova, que obrigaram a intervenção do safety car por três vezes, para terminar em 11º.
Espécie de marca registrada da categoria nos últimos tempos, a corrida foi dividida em duas partes distintas: poucas emoções na primeira, com o pole Sérgio Jimenez (Voxx Racing) comandando o pelotão sem maiores sobressaltos, e a segunda com desfecho eletrizante. Jimenez perdeu a ponta na parada obrigatória para reabastecimento e Camilo apareceu com força, enquanto acidentes e estouros de pneus - como os de Cacá Bueno (Red Bull) e Allam Khodair (Vogel) - levantavam as arquibancadas nas últimas voltas. Foi também quando Maurício empreendeu a arrancada que o levou à última vaga no pódio depois de partir em 9º e andar quase o tempo todo afastado dos líderes.
Contente com o resultado, que nunca pareceu tão seguro com a 6ª posição no grid, Camilo disse que o "pulo do gato" foi a experiência na aproximação para a entrada nos boxes pesou mais do que a estratégia. "O reabastecimento nem foi tão veloz, porque o Valdeno Brito ainda saiu à minha frente, mas eu cheguei rápido aos boxes", explicou. Vencedor das duas últimas edições da Corrida do Milhão, o piloto paulista procurou manter os pés no chão e deixou a euforia de lado. "Este ano tem sido diferente dos demais. Começamos mal e viemos melhorando ao longo do ano. Mas ainda não dá para comemorar nada", afirmou, justificando a cautela. "A Stock Car é muito equilibrada."
Nos boxes da Medley/Full Time, os pontos que deixam Barrichello fechando a lista dos 10 melhores foram bem-recebidos pelo diretor-técnico da equipe. "Pagamos o preço da classificação", observou Maurício Ferreira, recordando o acidente na primeira parte do qualifying que impediu o ex-piloto da Fórmula 1 de partir além do 23º lugar. "É só comparar com o resultado do Lico Kaesemodel e do Átila Abreu, que nunca mostraram ritmo nos treinos e terminaram à nossa frente. Mas a prova acabou valendo porque aproveitamos para testar um acerto que o Rubens nunca havia usado", acrescentou. Ferreira, no entanto, admite o desapontamento com o rendimento do carro nos mais recentes treinos classificatórios. "Não fomos bem nas últimas três etapas e temos de descobrir as razões."
A Equipe Medley/Full Time correu com o carro adesivado com o logo da campanha internacional Novembro Azul, que procura chamar a atenção com os cuidados preventivos em relação ao câncer de próstata. Além disso, os torcedores que visitaram os boxes receberam de Barrichello o bigode-símbolo da campanha.
O resultado da 11ª etapa (sujeito às verificações técnica e desportiva):
1 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - 38 voltas em 41min43s816
2 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 2s060
3 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 3s354
4 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 4s057
5 - Lico Kaesemodel - Boettger Competições - Peugeot - a 5s571
6 - Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 6s068
7 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 6s975
8 - Ricardo Zonta - BMC Racing - Chevrolet - a 7s422
9 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 7s646
10 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 8s143
11 - Rubens Barrichello - Medley Full Time Competições - Chevrolet - a 8s319
12 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 9s143
13 - Diego Nunes - RC3 Bassani - Peugeot - a 10s750
14 - Rodrigo Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 11s311
15 - Vitor Genz - Gramacho Competições - Peugeot - a 11s683
16 - Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 12s335
17 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 12s789
18 - Popó Bueno - Shell Racing - Peugeot - a 14s690
19 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a 15s230
20 - Alceu Feldmann - Full Time Competições - Chevrolet - a 15s672
21 - Wellington Justino - Hot Car Competições - Chevrolet - a 16s449
22 - Felipe Lapenna - Hanier Racing - Peugeot - a 16s903
23 - Allam Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 1 volta
24 - Rodrigo Sperafico - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 1 volta
25 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 1 volta
26 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 2 voltas
27 - David Muffato - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 6 voltas
28 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 11 voltas
29 - Luciano Burti - Boettger Competições - Peugeot - a 16 voltas
30 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 19 voltas
31 - Ricardo Sperafico - Officer ProGP - Chevrolet - a 20 voltas
32 - Marcos Gomes - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 25 voltas
33 - Fabio Fogaça - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 37 voltas
Os dez primeiros no campeonato:
1 - Thiago Camilo - 185
2 - Daniel Serra - 181
3 - Ricardo Maurício - 178
4 - Cacá Bueno - 160
5 - Valdeno Brito - 132
6 - Max Wilson - 131
7 - Sergio Jimenez - 108
8 - Marcos Gomes - 102
9 - Ricardo Zonta - 96
10 - Rubens Barrichello - 94