Rivais nos gramados de futebol, especialmente em ano de Copa do Mundo, Brasil e Argentina se deram muito bem ao se unirem na Stock Car. A dupla formada pelo pentacampeão Cacá Bueno e seu convidado especial Pato Silva conquistou a pole da etapa de abertura da temporada 2014, na primeira corrida em dupla em mais de 30 anos de existência da categoria. Amigos de longa data, os dois conseguiram a melhor média da volta mais rápida de cada um e terão a companhia de Felipe Fraga e Rodrigo Sperafico na fila de honra.
Cacá comemorou a conquista lembrando que a antiga convivência com o argentino em provas de turismo no país vizinho foi fundamental para o resultado. "Corremos juntos várias vezes. Quando eu o chamei, sabia que não era apenas um piloto rápido. Sabia que ele gostava do carro exatamente como eu e sente as reações da mesma forma que eu. Essa química voltou a funcionar", lembrou.
Nos boxes da Prati-Mico's Racing, onde o astro convidado Bruno Senna e seu parceiro Antonio Pizzonia formavam uma das duplas mais fortes da prova inaugural do calendário, os resultados não foram os esperados. Júlio Campos e Fábio Carbone, com o carro número 4, terminaram em 15º, três posições à frente do 1 compartilhado por Pizzonia e Bruno. No ano passado, nesta mesma corrida, Campos cravou sua única pole até o momento.
Campos lamentou o pouco tempo de pista, provocado pelo crônico problema com o câmbio. "Andamos muito menos do que deveríamos. Hoje, finalmente conseguimos identificar o que precisa ser feito no carro, mas só consegui dar poucas voltas durante todo o fim de semana. O câmbio estava OK, mas ainda não estou totalmente seguro com o que pode acontecer na corrida", comentou, desapontado com a 8ª fila do grid. "Ficamos abaixo do nosso potencial."
Pizzonia e Bruno enfrentaram uma sessão classificatória conturbada. Pizzonia chegou a se tocar com Felipe Fraga quando estava numa volta rápida e encontrou um adversário lento pela frente. O carro ficou com a lateral traseira direita avariada e precisou ser consertado com urgência pelos mecânicos antes que Bruno assumisse o volante. "Fica complicado arrumar o carro direito depois de uma pancada dessas. Mas o pior foi perder cerca de três décimos na chicane na última volta porque um piloto estava se arrastando por ali. Tive até de levantar o pé para não bater", afirmou Bruno.
A corrida deste domingo começará às 10h30, com transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo SporTv. Os pilotos titulares largarão e, a partir da 13ª volta, poderão ceder o cockpit para o companheiro, com reabastecimento de 20 litros e troca obrigatória de quatro pneus. De acordo com as estimativas, a troca de pilotos não deverá ser problema, em vista do longo tempo exigido pela substituição dos pneus. "É aqui que se ganhará ou perderá tempo, ou quem sabe até a corrida", lembrou Juan Carlo Lopez, diretor-técnico da Prati-Mico's Racing.
Os melhores do grid:
1 - Cacá Bueno, Pato Silva, 1min40s003
2 - Felipe Fraga-Rodrigo Sperafico, 1min40s004
3 - Daniel Serra-Alessandro Pìer Guidi, 1min40s114
4 - Valdeno Brito-Jerome Bleekemolen, 1min40s153
5 - Denis Navarro-Álvaro Parenbte, 1min40s175
6 - Átila Abreu-Nelsinho Piquet, 1min40s207
7 - Sérgio Jimenez-Mark Winterbottom, 1min40s227
8 - Marcos Gomes-Marcos Giallombardo, 1min40s247
9 - Rubens Barrichello-Augusto Farfus, 1min40s248
10 - Vítor Genz-Vítor Meira, 1min40s274
11 - Thiago Camilo-Lucas di Grassi, 1min40s282
12 - Popó Bueno-Gabriel Ponce de León, 1min40s347
13 - Luciano Burti-Ricardo Rosset, 1miin40s413
14 - Allam Khodair-Bruno Junqueira, 1min40s481
15 - Júlio Campos-Fábio Carbone, 1min40s609
16 - Max Wilson-Dean Canto, 1min40s677
17 - Nonô Figueiredo-Miguel Molina, 1min40s680
18 - Antonio Pizzonia-Bruno Senna, 1min40s687
19 - Ricardo Zonta-Diego Aventin, 1min40s760
20 - Tuka Rocha-Craig Dolby, 1min40s825