Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Marcos Gomes vai forte para a Corrida do Milhão

E-mail Imprimir PDF

Terminada a euforia da Copa do Mundo, a Stock Car reinicia sua temporada de 2014 com uma das provas mais importantes do ano, a Corrida do Milhão, quinta etapa do ano, marcada para o próximo dia 3 de agosto, no Autódromo Internacional em Goiânia (GO). Atual líder da categoria mais importante do Brasil, o paulista Marcos Gomes, piloto da Schin Racing, está ansioso por uma vitória na capital goiana, local onde correu pela primeira vez no mês de julho deste ano, durante a quarta etapa do torneio e que se considera meio goiano apesar de ter nascido em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Sua família que é de Goiânia, administra uma fazenda em Iporá, cidade a 197 quilômetros de Goiânia, onde Marquinhos Gomes costuma frequentar durante o ano.

"Estamos brigando pelo campeonato e por isso é importante marcar pontos, mas uma vitória na Corrida do Milhão vale muito", se anima o piloto de 29 anos, detentor de seis vitórias na Stock Car.

Para isso Marquinhos tem ao seu lado um parceiro que tem sido completo nos entendimentos do acerto do carro. O chefe da equipe Schin Racing e ex-piloto Carlos Alves lembra que o piloto tem muita capacidade para sentir as necessidades do carro. "Tenho muita facilidade para entender o que o Marquinhos precisa em nosso carro. Após os testes realizados no início do ano, em Curitiba, conseguimos encontrar um bom acerto com os novos pneus, e isso vem sendo melhorado a cada etapa", diz Alves, destacando os novos compostos da categoria, mais largos e mais altos em relação aos utilizados até 2013. "Me entendi bem com os pneus, uma vez que nosso setup facilitou ao máximo a adaptação ao carro", diz o líder da Stock Car.

Marcos Gomes sabe que a competitividade da categoria é ainda maior na Corrida do Milhão, prova que expõe o piloto vencedor na mídia com grande destaque por um bom tempo. Com adversários fortes e com larga experiência no automobilismo brasileiro e internacional que correm na Stock Car, o time Schin Racing ainda briga com equipes com mais tempo de existência como as chefiadas por Andreas Matheis e Rosinei "Meinha" Campos. "Apesar de toda a experiência do Carlos Alves, este é apenas o terceiro ano da equipe e o segundo em que defendo o time. A nossa liderança é histórica, pois normalmente as equipes mais tradicionais da categoria se alternam na ponta do campeonato", lembra Marquinhos.

Um dos fatores que contribuem para a liderança do campeonato obtida por Marcos Gomes é a boa adaptação ao câmbio Paddle Shift, que assim como os novos pneus, também passou a ser usado a partir deste ano. "Com o câmbio eu já estava acostumado desde a época em que disputava o Campeonato Brasileiro de GT, então a adaptação foi muito rápida, ao contrário de alguns poucos pilotos da Stock Car", comenta o piloto, que estreou na Stock Car em 2006.

Ao contrário do ano passado, Marcos Gomes ainda não venceu na temporada, mantendo a liderança graças a sua regularidade, incluindo um terceiro lugar, obtido em Interlagos, e outros três top-10 em sete corridas. Mas o piloto lembra que esse ano ele está lutando pelo título e o foco é marcar pontos. "No ano passado arrisquei além da conta para conquistar as vitórias, pois tínhamos poucas chances de conquistar o campeonato. Agora tudo mudou, pois precisamos conquistar a maior quantidade de pontos possível para continuar na briga pelo título", comenta Gomes. "Apesar do prêmio, para nós é uma etapa normal, onde buscaremos alcançar o máximo de pontos possível. Se ganharmos, melhor ainda", conclui Alves.

A classificação dos cinco primeiros colocados na Stock Car mostra o nível de disputa que se espera na Corrida do Milhão. O piloto possui 64 pontos e lidera a Stock Car com a vantagem de dois pontos em relação ao segundo colocado, Valdeno Brito. Átila Abreu é o terceiro, com 59 pontos, contra 58 de Sérgio Jimenez e 55 de Julio Campos.