Esporte & Cia

Thursday, Apr 25th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Serrinha dá salto e Cacá sai de Santa Cruz do Sul (RS) mais perto da ponta

E-mail Imprimir PDF

A nona etapa da temporada 2014 da Stock Car foi muito boa para Daniel Serra. O piloto do carro #29 da Red Bull Racing somou 27 pontos nas duas corridas disputadas em Santa Cruz do Sul (RS), reduzindo a desvantagem para os líderes do campeonato, ao sair do interior gaúcho como segundo maior pontuador do fim de semana. Apesar dos resultados não muito animadores no traçado de 3.531 metros santa-cruzense - 15º e 14º nas duas corridas -, Cacá Bueno vai para as últimas três etapas da temporada com uma desvantagem de 11,5 pontos para o primeiro colocado em 2014.

Corrida 1
Na largada, enquanto Serrinha conseguiu se manter na quarta colocação, Cacá aproveitou a confusão das primeiras curvas subir de oitavo para sétimo. A dupla da Red Bull Racing manteve as posições até a terceira volta, quando um acidente envolvendo Tuka Rocha, Valdeno Brito e Denis Navarro provocou a entrada do safety car no começo da quarta volta.

A relargada aconteceu na abertura da sexta volta e mais uma vez as primeiras colocações foram mantidas, até a volta seguinte, quando Nonô Figueiredo foi para cima de Cacá para ganhar o sétimo lugar. O carioca se manteve em oitavo por mais cinco voltas, até ser ultrapassado por Antonio Pizzonia. Enquanto isso, Serrinha perseguia Max Wilson na luta pelo terceiro lugar, até a segunda entrada do safety car, na 16ª volta, em virtude de uma batida do Beto Cavalero.

A prova recomeçou três passagens depois e com boa parte dos pilotos entrando no box para fazer a parada obrigatória. Pior para o pentacampeão que perdeu posições importantes no pit stop, por ficar preso atrás do carro de Max Wilson. Quem se deu bem foi Serrinha, que entrou em quarto e voltou colado no então líder da prova, Thiago Camilo.

Com menos de cinco voltas para o final, o piloto do carro #29 foi para cima de Camilo, mas não conseguiu superar o adversário para chegar à vitória. Cacá ocupava a 18ª posição na volta dos boxes e passou a batalhar pelas posições, até receber a bandeirada em 15º para somar pontos importantes na disputa do campeonato.

Corrida 2
A segunda prova do domingo teve pouco tempo de bandeira verde. Logo na largada um acidente com Alceu Feldmann e Diego Nunes, provocou a entrada do safety car, mais uma vez. Com isso, Serrinha continuava em nono, devido ao grid invertido entre os dez primeiros de uma bateria para a outra, e Cacá ganhou uma posição, passando para 14º.

Após quatro voltas atrás do safety car, a prova recomeçou. Na abertura da sexta volta Cacá foi superado por Átila Abreu e Rubens Barrichello, adversários diretos na disputa do campeonato, caindo para a 17ª colocação. Na passagem seguinte, Átila se tocou com Casagrande, e o pentacampeão voltou a sua posição de largada na etapa, antes da prova ser paralisada, pela quarta vez devido a um acidente com os carros de Popó Bueno, Felipe Tozzo e Galid Osman.

Com três voltas para o fim, os pilotos foram para o tudo ou nada, mas sem grandes alterações na ordem da prova. Serrinha e Cacá ainda ganharam uma posição, após Khodair sofrer com um pneu furado na abertura da última passagem, para terminarem em oitavo e 14º, respectivamente.

A próxima etapa da temporada 2014 da Stock Car será disputada no Autódromo de Tarumã, dia 2 de novembro, mais uma vez no Rio Grande do Sul.

ABRE ASPAS:
Daniel Serra, Red Bull Racing, Chevrolet Sonic #29 - P2 e P8: "O fim de semana foi muito bom. Tiramos 27 pontos de desvantagem para o líder do campeonato (Átila Abreu), e fui o segundo maior pontuador do fim de semana, o que mostra que a nossa tática deu certo. Na primeira corrida, optamos por uma estratégia mais ousada na parada do box e quase conseguimos sair do box na liderança, mas foi suficiente para pular de quarto para segundo. Na prova mais curta (de 20 minutos), contei com um pouco de sorte por causa das entradas do safety car e consegui economizar combustível suficiente para chegar até o fim e somar mais sete pontos no campeonato. Ainda estou a 30 pontos do Átila, mas vamos trabalhar duro para diminuir o máximo possível a diferença nas próximas duas etapas para chegar na última corrida, que vale 48 pontos, com chance de lutar pelo título".

Cacá Bueno, Red Bull Racing, Chevrolet Sonic #0 - P15 e P14: "As corridas foram muito ruins para a gente, mas, mesmo assim, saio daqui (de Santa Cruz do Sul) mais perto da liderança. Vim para esta etapa a 18,5 pontos do Átila (Abreu) e agora estou a 11,5. O grande número de entradas do safety car, principalmente, na segunda corrida foi ruim para a gente. Pelo menos, uns seis pilotos na minha frente não teriam condições de completar a prova (por terem feito a estratégia de colocar menos combustível no pit stop da corrida longa), o que me daria mais pontos no campeonato. Mas os meus adversários diretos também tiveram problemas nesta etapa, então, dos males o menor. Agora teremos mais de um mês de pausa até a próxima corrida para trabalhar duro para resolver os problemas que tivemos neste fim de semana e voltar mais fortes para a reta final da temporada".

Confira os dez primeiros da primeira prova em Santa Cruz do Sul (RS):
1º) Thiago Camilo - 27 voltas
2º) DANIEL SERRA a 0s746
3º) Allam Khodair a 5s526
4º) Marcos Gomes a 6s639
5º) Felipe Fraga a 7s257
6º) Felipe Lapenna a 9s006
7º) Antonio Pizzonia a 9s393
8º) Julio Campos a 9s892
9º) Max Wilson a 11s900
10º) Rafa Matos a 14s178
15º) CACÁ BUENO a 22s970

Confira os dez primeiros da segunda corrida em Santa Cruz do Sul (RS):
1º) Rafa Matos - 13 voltas
2º) Julio Campos a 0s221
3º) Max Wilson a 0s959
4º) Antonio Pizzonia a 1s471
5º) Felipe Fraga a 3s016
6º) Felipe Lapenna a 4s144
7º) Marcos Gomes a 4s579
8º) DANIEL SERRA a 4s979
9º) Thiago Camilo a 5s742
10º) Lucas Foresti a 6s466
14º) CACÁ BUENO a 11s466

Veja a classificação da temporada 2014 da Stock Car após nove etapas:
1º) Átila Abreu - 145,5 pontos
2º) Rubens Barrichello - 145
3º) Thiago Camilo - 136,5
4º) CACÁ BUENO - 134
5º) Julio Campos - 124,5
6º) Sergio Jimenez - 123
7º) Max Wilson - 119
8º) Antonio Pizzonia - 117,5
9º) Marcos Gomes - 116
10º) DANIEL SERRA - 115