O fã de automobilismo teve na manhã deste domingo (22) em Goiânia a oportunidade de testemunhar um verdadeiro show de velocidade na abertura da temporada 2015 da Stock Car com a Corrida de Duplas. Titulares e convidados mostraram perícia, combatividade e agressividade durante 35 voltas pelos 3.835 metros do Autódromo Ayrton Senna na capital goiana.
A vitória ficou com a dupla Brasil-Argentina formada por Ricardo Maurício e Nestor Girolami. O argentino, campeão do Super TC2000 de seu país, teve de guiar por seu turno sem comunicação com a equipe via rádio e só se tranquilizou quando passou a ser avisado pelo time por meio de placas mostradas na mureta que separa os boxes da reta. Mesmo assim, cruzou a linha de chegada com quase sete segundos de vantagem para o segundo duo internacional da disputa: Marcos Gomes, que fez sua 100ª corrida na Stock Car, e o australiano Mark Winterbottom, da V8 Supercars.
Até que Antonio Félix da Costa cruzasse a linha de chegada para levar o parceiro Allam Khodair ao pódio, niguém sabia quem ocuparia o último degrau na festa dos vencedores, já que o argentino José Maria "Pechito" López, parceiro de Cacá Bueno, disputava a posição com o convidado da Full Time havia várias voltas. O campeão mundial do WTCC, correndo na Red Bull ao lado do pentacampeão, exerceu fortíssima pressão sobre o português do DTM e da Fórmula E, mas teve de se contentar com o quarto posto.
Atrás da segunda dupla Brasil-Argentina chegou o carro de Thiago Camilo e Lucas di Grassi no quinto lugar, com Max Wilson/Vitor Meira em sexto. Apesar de relatar alguns problemas de estabilidade no carro durante os treinos, o vencedor do ano passado Felipe Fraga conseguiu, junto do parceiro português Álvaro Parente, cruzar a linha de chegada em sétimo.
Valdeno Brito e o belga Laurens Vanthorr fecharam em oitavo, logo à frente do carro dividido por Rubens Barrichello e Ingo Hoffmann - o "Alemão" estava exultante após a corrida e feliz com um resultado julgado pelo 12 vezes campeão como "ótimo". "Feliz para caramba. Estou em estado de graça. Foi sensacional. Eu saí dos boxes perto do pessoal da frente, do Di Grassi e falei comigo mesmo que estávamos bem, mas aí eu dei uma baita travada nos freios na curva oito, fui lá fora e resolvi baixar um degrau para continuar na brincadeira. Depois disso fui bem consciente, e foi super legal. Só posso agradecer a coragem do Rubinho em ter me convidado. Foi uma grande loucura. O bom é que fechei meu ciclo na Stock duas vezes com chave de ouro", destacou o veterano de 62 anos.
O público compareceu em peso ao Autódromo Ayrton Senna. Segundo a Polícia Militar do Estado de Goiás, foram 45 mil pessoas presentes nas arquibancadas e demais setores da praça esportiva para um show que não deixou ninguém desgrudar os olhos da pista - ou da TV.
O pole position Átila Abreu manteve a liderança nas primeiras voltas, mas uma vibração no carro o fez perder alguns postos e o vice-campeão adiantou a parada para que Nelsinho Piquet iniciasse seu turno. No entanto, a quebra do rolamento da roda traseira esquerda impediu o carro número 51 de continuar na disputa.
A prova teve também alguns "encontrões", como na disputa entre Jacques Villeneuve e Antonio Perez. O campeão de 1997 da F1 e o irmão do piloto Sergio Perez, da Force India, respectivamente parceiros de Ricardo Zonta e Rafael Suzuki, disputaram posição lado a lado na reta, até que o mexicano foi forçado a abandonar com um problema na roda dianteira esquerda.
Agora a Stock Car volta a se reunir dentro de suas semanas no circuito de rua de Ribeirão Preto (SP), no dia 5 de abril.
OS TRÊS PRIMEIROS:
RICARDO MAURÍCIO #90 (EUROFARMA-RC) 1º colocado
"Começar a temporada ganhando corrida, o final de semana não poderia ter sido melhor. O Nestor se adaptou muito bem, andou sempre na frente, liderou treinos, foi extremamente rápido na chuva, é um piloto muito talentoso, campeão na Argentina, uma cabeça extremamente forte e muito dedicado. Tentei fazer com que ele andasse o máximo possível durante o final de semana e o pouco treino que tive foi para acertar o carro - e ainda com a ajuda dele. Foi excepcional. Tudo o que aconteceu antes da corrida foi muito importante para o resultado final. Larguei muito bem, me mantive em quarto, aí o Valdeno começou a ter algum tipo de problema e o passei; então superei o Marquinhos e depois o Átila. Ter entregue o carro em primeiro foi importante, e a corrida dele foi sensacional, com um ritmo muito forte. Ele ajudou muito a equipe a começar a temporada com o pé direito".
NESTOR GIROLAMI #90 (EUROFARMA-RC) 1º colocado
"Foi uma corrida de sonho para mim, estou muito feliz. Eu sabia que era uma prova muito importante, com ex-pilotos de Fórmula 1 e outros de muito nome. Confiei no Ricardo porque sei que ele é muito profissional e muito aplicado. O trabalho anterior foi muito importante em conhecer a equipe, a oficina, o carro, e tive um grande companheiro. Quanto trocamos de piloto saí do box tranquilo e quando comecei a falar no rádio não vinha nada de resposta. Então eu não sabia quantas voltas faltavam, quando aplicar o push do pass, nem qual era a vantagem em relação aos de trás. Mas aí começaram a usar as placas na reta e pude ficar mais tranquilo e administrar. Terminei a corrida com dois push sobrando. Agradeço a confiança e espero fazer muitas corridas com ele".
MARCOS GOMES #80 (VOXX RACING) 2º colocado
"Nada mal, foi um começo bem positivo. A melhor posição quando não se pode ganhar é o segundo, então estou feliz com pódio em minha primeira corrida na equipe. O entrosamento ainda não está 100%, mas já conseguimos quase uma vitória, chegamos a brigar por ela. Infelizmente não deu para vencer, mas de qualquer forma foi um final de semana muito positivo para mim e para a equipe".
MARK WINTERBOTTOM #80 (VOXX RACING) 2º colocado
"É muito bom terminar no pódio. É o começo do campeonato, então eu queria fazer um bom trabalho para o Marcos e foi uma boa posição. Meu turno estava bom por algumas voltas, mas meus pneus começaram a se desgastar um pouco rápido e eu tive que diminuir o ritmo. O carro havia começado a escorregar demais e aí foi necessário tirar o pé. Eu adoraria ter lutado pela vitória, mas o segundo lugar está de excelente tamanho".
ALLAM KHODAIR #18 (FULL TIME SPORTS) 3º colocado
"Ver a briga de fora é sempre pior. Ainda mais porque estávamos administrando uma situação de problema dentro do carro e ele (Da Costa) é novato aqui, mas guiou muito, ele foi espetacular. O português administrou muito bem as situações da corrida - os últimos nove minutos foram os mais demorados da minha vida, porque sabíamos que havia a chance de pódio, ao mesmo tempo todo mundo chegando, tinha que administrar o problema com o push. E foi muito positivo".
ANTONIO FÉLIX DA COSTA #18 (FULL TIME SPORTS) 3º colocado
"O carro estava com uns probleminhas de câmbio, e eu tinha que rodar um pouquinho mais lento: precisava frear muito antes e segurar os outros carros atrás, então no meio de toda a dificuldade ficou tudo bem, consegui segurar os caras - e tenho que dizer que foram todos muito justos também na pista. E acho que tivemos um grande espetáculo e estou muito contente com esta corrida. Quero agradecer à equipe Full Time e ao Allam por terem me chamado, e por mim volto ano que vem com certeza".
Resultado da Corrida de Duplas*
1. #90 Ricardo Mauricio/Nestor Girolami - Eurofarma RC - 35 voltas em 52min32s719
2. #80 Marcos Gomes/Mark Winterbottom - Voxx Racing Team - +6s892
3. #18 Allam Khodair/Antonio Felix da Costa - Full Time Competições - +18s475
4. #0 Cacá Bueno/Pechito Lopez - Red Bull Racing - +18s742
5. #21 Thiago Camilo/Lucas Di Grassi - Ipiranga-RCM - +19s102
6. #65 Max Wilson/Vitor Meira - Eurofarma RC - + 19s766
7. #88 Felipe Fraga/Alvaro Parente - Voxx Racing Team - +19s880
8. #77 Valdeno Brito/Laurence Vanthoor - Shell Racing - + 25s577
9. #111 Rubens Barrichello/Ingo Hoffman- Full Time Competições - + 42s395
10. #14 Luciano Burti/Jaime Algersuari - RZ Motorsport - + 45s797
11. #4 Julio Campos/Nicholas Prost - Prati-donaduzzi - +46s930
12. #28 Galid Osman/Beto Monteiro - Ipiranga-RCM - + 50s193
13. #29 Daniel Serra/Chico Serra - Red Bull Racing - + 52s997
14. #2 Raphael Mattos/David Mufatto - Schin Racing Team - + 59s049
15. #10 Ricardo Zonta/Jacques Villeneuve - Shell Racing - + 59s682
16. #12 Lucas Foresti/Luiz Razia - AMG Motorsport - +1min04s663
17. #46 Vitor Genz/Matheus Stumpf - Boettger Competições - +1min06s869
18. #110 Felipe Lapenna/Vitantonio Liuzzi - Schin Racing Team - +1min10s047
19. #6 Alceu Feldmann/Ezequiel Raul Bosio - Boettger Competições - +1min11s382
20. #3 Bia Figueiredo/Matias Milla - União Química Racing - + 1min16s879
21. #83 Gabriel Casagrande/Enrique Bernoldi - C2 Team - + 1min18s789
22. #26 Raphael Abbate/Nicolas Costa - Hot Car Competiçõe - + 1min19s706
23. #72 Fabio Fogaça/Leandro Totti - Hot Car Competições - + 1 volta
24. #1 Antonio Pizzonia/Bruno Senna - Prati-donaduzzi - + 1 volta
25. #73 Sergio Jimenez/Fabio Carbone - C2 Team - + 1 volta
26. #25 Tuka Rocha/Chris Van Der Drift Peugeot - + 2 voltas
27. #8 Rafael Suzuki/Antonio Perez - RZ Motorsport - + 4 voltas
28. #51 Átila Abreu/Nelson Piquet Jr - AMG Motorsport - + 8 voltas
29. #74 Popó Bueno/Guilherme Salas - Cavaleiro Racing Sports - + 11 voltas
30. #70 Diego Nunes/Ricardo Rosset - Vogel Motorsport - _ 27 voltas
31. #11 Cesar Ramos/Frederic Vervish - Cavaleiro Racing Sports - + 28 voltas
32. #5 Denis Navarro/Felipe Giaffone - Vogel Motorsport - + 30 voltas
33. #33 Felipe Maluhy/Xandynho Negrão - ProGP - + 32 voltas
*Resultado sujeito a confirmação pelos comissários técnicos e desportivos da CBA