Esporte & Cia

Thursday, Apr 18th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

O pentacampeão voltou! Cacá vence em Ribeirão Preto

E-mail Imprimir PDF

672 dias. Este foi o período mais longo entre duas vitórias de Cacá Bueno em suas mais de 13 temporadas na Stock Car. Neste domingo (5), o pentacampeão voltou a subir no degrau mais alto do pódio ao vencer a primeira das duas provas da rodada dupla disputada no circuito de rua de Ribeirão Preto (SP) e se igualou a Chico Serra com 33 conquistas na principal categoria do automobilismo brasileiro. Com o triunfo, o piloto do carro #0 da Red Bull Racing empatou com o tricampeão como terceiro maior vencedor da Stock Car.

Daniel Serra não teve um bom fim de semana no interior paulista. Após ter de fazer a classificação sem a direção hidráulica, o paulista sofreu um acidente durante a primeira corrida e se viu obrigado a abandonar.

Corrida 1:
Com a pista bastante molhada, devido a forte chuva que caiu em Ribeirão Preto pela manhã, os pilotos deram as primeiras voltas atrás do safety car. Quando a prova começou para valer, Cacá manteve a segunda colocação da largada, mas não conseguiu ameaçar a ponta de Max Wilson, que chegou a ter mais de três segundos de vantagem.

Conforme a condição do traçado foi melhorando e o asfalto secando, Cacá começou a diminuir a vantagem para o líder da prova, até que na volta 23 finalmente conseguiu superá-lo, com uma linda manobra na curva 2. A alegria, entretanto, durou pouco. Max deu o troco pouco depois e voltou à ponta.

Duas voltas mais tarde, o campeão de 2010 cometeu um erro na terceira curva do traçado e o carioca não perdoou. Cacá assumiu a primeira colocação para não mais perder, apesar da rápida aproximação de Marcos Gomes nas últimas voltas.

Corrida 2:
Ainda com pneus de chuva, o pentacampeão aproveitou a primeira volta da segunda prova do dia para parar no box e trocar para compostos slick. Um problema durante a parada fez com que Cacá perdesse uma volta em relação ao resto do pelotão. A corrida, que já estava comprometida, terminou precocemente depois do carioca tocar em Cesar Ramos.

A terceira etapa da temporada 2015 da Stock Car será disputada no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), dia 26 de abril.

ABRE ASPAS:
Cacá Bueno, Red Bull Racing #0 - VENCEDOR e Não Completou: "Não lembrava qual tinha sido minha última vitória (dia 2 de junho de 2013, no Autódromo de Brasília), só lembrava que tinha sido em 2013. Brasília nem é uma pista onde costumo me dar bem, mas deu certo há dois anos. O importante é que, depois de um ano complicado, estamos muito fortes e competitivos. Já mostramos isso em Goiânia (na primeira etapa) e esta vitória só comprova isso. Na verdade, desde o fim da temporada passada já voltamos a brigar pela ponta e somos, sim, um dos candidatos ao título. Não é presunção, mas sabemos da nossa capacidade e temos de estar sempre na posição de lutar pelo título"

"Na primeira corrida, eu e o Andreas (Mattheis) optamos por um acerto para pista seca e acabou dando certo. Passei um sufoco danado para acompanhar o Max (Wilson) nas primeiras voltas e não tinha como. A partir do momento que percebi que a diferença se manteve, sem eu forçar o ritmo, passei a acelerar mais para chegar nele. Consegui ultrapassá-lo na curva 2 e ele me deu um belo ‘X’. Duas voltas depois ele acabou espalhando e assumi a ponta. Pensei que a corrida estava ganha, mas não estava. O Marquinhos (Gomes) ‘apareceu do nada’ e optei por tentar fugir dele sem push (to pass) e consegui manter uma diferença de um segundo para vencer. Sobre a bandeirada, fiquei bravo na hora, pois a equipe me informou pelo rádio que a prova tinha acabado, mas não recebi nenhuma sinalização na pista. Só tive a certeza que acabou, quando cheguei na reta de chegada, tendo dado uma volta a mais, e vi gente andando dentro da pista. A equipe está de parabéns pelo trabalho. Temos um time fantástico e eles provaram isso, mais uma vez. Tivemos um pequeno problema no pit na corrida 2, que acabou me custando uma volta. A vitória é bacana, mas preferia ter saído daqui sem a vitória e com mais pontos no campeonato. O troféu é bacana, preenche lugar na prateleira, mas o meu objetivo é sempre o título e não podemos desperdiçar pontos num campeonato tão disputado como a Stock Car"

Daniel Serra, Red Bull Racing #29 - Não Completou: "Que m____! O carro não tinha uma boa saída de curva, mas conseguia ter uma aproximação muito melhor que o Átila (Abreu), que estava à minha frente, então tentava compensar nas freadas. Forcei um pouco na curva três passei reto e acabei batendo. É uma pena, porque são duas corridas que terminamos sem nenhum ponto"

Confira os dez primeiros da primeira corrida deste domingo (5), em Ribeirão Preto (SP):
1º) CACÁ BUENO - 38 voltas
2º) Marcos Gomes a 1s477
3º) Julio Campos a 9s335
4º) Thiago Camilo a 13s527
5º) Galid Osman a 28s413
6º) Rubens Barrichello a 29s786
7º) Allam Khodair a 30s897
8º) Vitor Genz a 31s153
9º) Diego Nunes a 36s898
10º) Antonio Pizzonia a 41s866
DANIEL SERRA - Não Completou

Confira os dez primeiros da segunda prova deste domingo (5), em Ribeirão Preto (SP):
1º) Tuka Rocha - 22 voltas
2º) Sergio Jimenez a 1s223
3º) Átila Abreu a 2s042
4º) Denis Navarro a 8s906
5º) Luciano Burti a 11s310
6º) Rubens Barrichello a 15s696
7º) Vitor Genz a 15s787
8º) Julio Campos a 16s535
9º) Antonio Pizzonia a 17s039
10º) Marcos Gomes a 17s039
CACÁ BUENO - Não Completou
DANIEL SERRA - Não Largou

Veja como está a classificação do campeonato 2015 após duas etapas:
1º) Marcos Gomes - 36 pontos
2º) CACÁ BUENO - 33
3º) Julio Campos - 29
4º) Sergio Jimenez - 26
5º) Allam Khodair - 26
6º) Thiago Camilo - 25
7º) Tuka Rocha - 24
8º) Rubens Barrichello - 24
9º) Vitor Genz - 21
10º) Galid Osman - 19
26º) DANIEL SERRA - 1