Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Átila e Piquet conquistam 25 posições na Stock Car

E-mail Imprimir PDF

A dupla da Shell Racing avançou de 32º e último lugar no grid para sétimo na bandeirada, após 46 voltas, numa performance que levantou a arquibancada na despedida do Autódromo Internacional de Curitiba da principal categoria do automobilismo nacional.

“Foi muito melhor que a gente imaginava”, resumiu o sorocabano. “É óbvio que a corrida de duplas é sempre muito confusa, mas sabendo que a gente largava em último, achávamos que terminar entre os 15 já seria um bom resultado. Então optamos largar com o pneu mais velho disponível e tentar entender o acerto. Mas, para nossa surpresa, o pneu aguentou e o ritmo era muito bom”, comentou Átila.

Logo na primeira volta o sorocabano, titular do carro, passou cinco adversários. Na décima volta, dez já haviam ficado para trás.

Átila então poupou equipamento, mas assim mesmo estava entre os cinco carros mais velozes do traçado. Assim que foi aberta a janela para pit-stops, aos 35 minutos de prova, o vice-campeão de 2014 entrou no box em 18º.

Depois de um belo trabalho no reabastecimento e sem trocar pneus na parada, Nelsinho Piquet avançou para 16º quando a janela de paradas obrigatórias foi fechada.

“Especialmente quando ficaram os convidados, o Nelsinho conseguiu fazer uma boa diferença e então avançamos mais ainda. Ganhamos posição no pit, com um bom trabalho da Shell Racing. E acho que foi um conjunto de tudo. A equipe toda está de parabéns e sem o problema de ontem lógico que pensamos que daria para brigar pelo pódio. Foi um bom sinal e o que mais me deixou contente foi ver que teremos um bom ritmo de corridas ao longo do ano, para conseguir ótimos resultados e brigar pelo título, que é nosso objetivo”, acrescentou Átila.

O campeão mundial da FIA Fórmula E passou um concorrente logo ao deixar os pits, então houve a primeira intervenção do safety-car, na volta 25. Na relargada da 28, o equipamento da Shell Racing mostrava boa performance, permitindo a Piquet assumir o 14º lugar na volta 30.

Dois giros depois –e duas posições à frente–, novamente foi acionado o carro de segurança.

Na 36ª volta Piquet conseguiu boa relargada novamente, duelando com o Chevrolet #10 da Shell Racing. A dupla de convidados avançou decidida a entrar nos pontos, numa bela disputa. Piquet chegou a ultrapassar Laurens Vanthoor na volta 39, mas foi na seguinte o campeão mundial do FIA GT devolveu.

Mesmo duelando entre si, os dois eram mais rápidos e seguiram escalando o pelotão até a volta final, realizando a ultrapassagem final sobre o carro #21.

“É óbvio que quanto mais adversários fomos passando ao longo da corrida foi melhor. Mas no final da prova você sempre fica mais motivado, especialmente quando vai chegando perto dos pontos. E, óbvio, quando você vê um concorrente contra o qual costuma disputar nas pistas e consegue, mais uma vez, botar na conta uma ultrapassagem, é sempre um sabor especial”, observou Piquet.

A exemplo do amigo e anfitrião, Nelsinho também destacou o trabalho em equipe e a força de recuperação mostrada pelo Chevrolet #51 em Curitiba.

“Para ser bem honesto, depois da classificação ontem eu fiquei desanimado pela situação. Sei que sair de último é coisa de corrida, que isso acontece, mas num campeonato tão competitivo como este largar de último e terminar entre os dez primeiros é praticamente impossível. Mas a equipe fez um ótimo trabalho, o Átila foi muito cauteloso no início sem acabar com os pneus e me entregou o carro inteiro. O pit-stop foi muito bom e conseguimos, com calma, ganhar as posições pouco a pouco. Tentei guardar os pushes pro final da corrida e tive ainda umas belas brigas com o Vanthoor no final, quando foi preciso tomar um pouco mais de cuidado já que não queria correr o risco de colocar o companheiro de equipe para fora. Foi muito bom, porque mostramos que não importa a condição em que estamos é sempre possível brigar até o final e mostrar garra a corrida inteira”, disse Piquet.

Átila finalizou frisando que a jornada de Curitiba anima todos do seu box para o restante do ano, mesmo saindo da despedida do autódromo a uma posição dos pontos.

“Tenho que agradecer a todos da Shell Racing pelo primeiro contato numa corrida, que foi muito motivante e nos anima para a temporada. Levantou o box o pega do Nelsinho com o Vanthoor no final. E o Nelsinho novamente mostrou um ótimo trabalho, trouxe o carro para casa e já está novamente convidado para o próximo ano”, finalizou Átila.

A próxima etapa da Stock Car acontece dia 10 de abril no Velopark. Já o próximo compromisso de Piquet Jr é no sábado que vem, para o ePrix da Cidade do México, a primeira corrida da FIA Fórmula E a ser disputada em um autódromo.

Stock Car – Curitiba – Corrida de Duplas (top10):

Marcos Gomes e Antonio Pizzonia
Allam Khodair e Antonio Felix da Costa
Ricardo Mauricio e Guilherme Salas
Felipe Fraga e Rodrigo Sperafico
Daniel Serra e Danilo Dirani
Ricardo Zonta e Laurens Vanthoor
Átila Abreu e Nelson Piquet Jr
Vitor Genz e David Muffato
Lucas Foresti e Luiz Razia
Diego Nunes e Dennis Dirani