A Stock Car vai para o Rio de Janeiro disputar a sexta etapa da temporada 2012, completando a primeira metade do campeonato com estilo, mas, também, com um pouco de tristeza: esta deve ser a última corrida no circuito de Jacarepaguá antes da demolição do local para a construção de um Parque Olímpico.
A história de Jacarepaguá data de 1965, mas seu momento mais glorioso aconteceu nos anos 80, com a realização de nove GPs de Fórmula 1, além de testes de inverno. Sem a F-1, a pista sobreviveu com provas de F-Indy e MotoGP nos anos 90, mas, na última década, interesses de terceiros destruíram metade do traçado, com a construção da estrutura para as Olimpíadas de 2016 se transformando na pá de cal em uma bela história. A prefeitura do Rio, inclusive, já demonstrou intenção de fechar a pista em agosto, após as últimas provas nacionais programadas.
"Sempre tive meus melhores resultados aqui. Andei muito aqui, foi onde comecei e sempre tive bons resultados de Stock Car. Ano passado larguei da primeira fila e fui pódio. Acabar com a pista é como mexer no quintal de sua casa. É um descaso com o automobilismo. Não posso concordar em privilegiar um esporte [Olimpíadas] em detrimento de outro", comenta Popó Bueno, piloto carioca do Linea Sucralose Racing Team.
Contudo, esta provável última exibição da Stock Car em Jacarepaguá deve ser bastante digna, com o tempo ajudando. Exceto na sexta-feira, quando haverá uma maior nebulosidade, o sábado e o domingo terão sol e tempo bom, com temperaturas variando entre 16 e 26°C - um alívio para pilotos e equipes no inverno brasileiro. "Para o time, sediado no Paraná, é uma delícia, pois lá está bem frio", brinca Ricardo Zonta, líder da equipe.
"Espero que o tempo colabore e que possamos fazer essa provável despedida com chave de ouro. Me apaixonei por automobilismo vendo os GPs do Brasil acontecendo em Jacarepaguá e tive a oportunidade de correr na pista completa. Que a gente consiga deixar essa pista com um ótimo desempenho e, de preferência, com uma vitória. No ano passado largamos os dois entre os dez e vamos buscar o mesmo em 2012", completa o ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault.
A programação da Stock Car prevê dois treinos livres na sexta-feira, às 9h50 e 13 horas (de Brasília); o sábado contará com o último treino, às 8h20, antes da tomada de tempos, prevista para o meio-dia, enquanto a corrida acontece às 9h35 do domingo.