Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Barrichello estreiará na Stock Car pela Full Time

E-mail Imprimir PDF

Um dos maiores nomes da história do automobilismo brasileiro e detentor do recorde de largadas na Fórmula 1, Rubens Barrichello acertou com a Medley/Full Time e será a grande atração do encerramento da temporada da Stock Car. Barrichello aceitou o convite da equipe comandada por Maurício Ferreira e vai disputar a Corrida do Milhão no dia 9 de dezembro em Interlagos. A prova, provável decisão do título, pagará o prêmio de R$ 1 milhão ao vencedor. "Nunca escondi minha paixão pela Stock Car. Agora, vou ter a chance de unir o útil ao agradável, já que o Instituto Barrichello Kanaan será o grande beneficiário do projeto. A iniciativa já é vitoriosa antes mesmo de começar. Mil crianças do IBK já saem ganhando, independentemente do resultado", afirmou o piloto. "Para mim está sendo uma honra. Sempre me dediquei ao lado social, porque na minha carreira sempre fui muito ajudado. O foco principal está sendo ajudar o Instituto, além de uma realização pessoal que é pilotar um Stock Car."

Barrichello acaba de concluir seu primeiro ano na Fórmula Indy pela KV Racing com o 12º lugar na classificação geral. Na manhã desta segunda-feira, ele esteve na sede da Medley/Full Time em Cotia para conhecer a equipe, o carro e começar a estabelecer o plano de trabalho. Barrichello será companheiro de Xandinho Negrão, já em seu quarto ano na categoria, e deverá realizar o primeiro teste de pista em Curitiba no dia 15 de outubro, início da semana da 10ª etapa, marcada para o domingo seguinte no autódromo da capital paranaense. "Entrei no carro e é uma sensação completamente diferente daquela do meu dia-a-dia. Eu não vejo as rodas, tem uma cabina fechada em cima de mim... Acho que essa familiarização com uma coisa fechada vai demorar um segundo ou dois", comentou. Fã declarado da categoria, Rubinho chegou até a experimentar o novo banco de fibra de carbono que será obrigatoriamente introduzido ainda este ano.

Enquanto negocia sua permanência na Fórmula Indy, o vice-campeão da Fórmula 1 em 2002 e 2004 gostou da proposta apresentada pela Medley/Full Time: aproveitar a final do campeonato para experimentar a categoria em troca de uma contribuição de R$ 230 mil para o Instituto Barrichello Kanaan, entidade sem fins lucrativos que criou em 2005 em parceria com o colega e amigo Tony Kanaan para oferecer apoio técnico a organizações sociais e escolas públicas, atendendo a crianças, adolescentes, jovens e adultos. "Não foi uma decisão difícil, já que o IBK será beneficiado e essa parceria será importante para a manutenção de seu trabalho de promoção da cidadania por meio do esporte", ressaltou Barrichello, que participou de 326 grandes prêmios em 19 anos de carreira na Fórmula 1. A atual menina dos olhos de Barrichello é o IBKart, projeto que desde o ano passado assiste a crianças de áreas carentes, principalmente favelas, utilizando o kart com o ferramenta de inserção social. "Tem um moleque lá que é um Hamiltonzinho", disse, impressionado com o talento precoce do menino.

Enquanto recebia as primeiras informações sobre o carro transmitidas por Ferreira, Barrichello foi surpreendido pela visita de Xandinho, que não escondeu a alegria pela chegada do amigo com quem conviveu por três anos - entre 2005 e 2007 - quando correu na Fórmula GP2, preliminar da Fórmula 1. Xandinho prometeu ajudar na adaptação do futuro parceiro. "O Stock é muito diferente do que ele está acostumado a guiar, em termos de visibilidade, balanço do carro, esse tipo de coisa. Mas ele vai pegar a mão rápido", garantiu.

O bem-sucedido desfecho das conversações foi comemorado pela Medley/Full Time. "Estamos orgulhosos de associar a nossa marca a um piloto com a capacidade e a história de Rubens Barrichello, dentro de um projeto com um componente social de grande envergadura", afirmou José Gravallos, diretor de marketing da Medley, empresa cujos carros neste ano estão levando uma mensagem de incentivo à doação de sangue. Líder nacional do mercado de medicamentos genéricos, a Medley é a mais antiga patrocinadora da Stock Car, onde está presente desde 1995.