"O pessoal pode ligar a televisão que a corrida vai ser divertida". A garantia é de Rubens Barrichello, que estreará na Stock Car no domingo (21/10) partindo do meio do grid - ficou em
15º nos treinos classificatórios deste sábado no Autódromo Internacional de Curitiba - e atrás dos melhores pilotos de turismo do Brasil. Mais experiente da turma, 19 anos de carreira com recorde de participações na Fórmula 1 e mais uma temporada na Fórmula Indy, Barrichello admitiu que nem toda essa bagagem foi suficiente para colocá-lo mais adiante no grid.
"Tirei o pé na segunda volta, quando peguei um pouco de tráfego, e acabei perdendo o melhor dos pneus. Ainda estava com aquela coisa dos fórmulas na cabeça, de não encostar muito no cara da frente para não ficar sem pressão aerodinâmica. Aqui isso não é preciso", observou. O sorocabano Átila Abreu conquistou a quarta pole na categoria e abrirá o pelotão de 32 carros neste domingo a partir das 9h35.
Rubinho entrou no primeiro dos dois grupos de 16 carros e ficou na 5ª colocação. Ao sair do carro e reencontrar a família - a esposa Silvana e os filhos Eduardo e Fernando - que chegara segundos antes de entrar na pista, já sabia que a posição dificilmente o levaria ao Q2, onde os 10 mais rápidos decidiram a pole. "A equipe me avisou que eu precisaria chegar entre os dois primeiros do meu grupo, mas dois pilotos usaram o botão de ultrapassagem, enquanto eu deixei o push to pass todo para a corrida", explicou. "Mas, como primeira experiência, foi muito bom. Eu ainda estava preocupado em me posicionar dentro da pista e não atrapalhar o pessoal que vinha em volta rápida", explicou.
Cauteloso em relação às suas possibilidades na prova, Barrichello lembrou que ainda está apenas iniciando a sua vida na Stock Car e a participação em Curitiba faz parte do planejamento - ganhar hora de pista e aprender o máximo possível. "Com minha experiência, sei se o carro está bom ou ruim. Mas ainda não sei o que fazer para melhorá-lo. A equipe está me ajudando bastante no acerto. Estou falando muito com eles pelo rádio e será assim amanhã também. Ainda precisarei saber lidar com o botão de ultrapassagem, por exemplo, e vou lutar contra uma tigrada muito boa", comentou.
Companheiro de Barrichello, Xandinho Negrão largará em 22º. No duelo entre os ponteiros do campeonato, o líder Cacá Bueno se colocou em 5º e superou o segundo colocado na classificação geral, Ricardo Maurício, que partirá em 7º.
Os 10 melhores do grid:
1 - Átila Abreu, 1min20s833
2 - Valdeno Brito, 1min20s904
3 - Daniel Serra, 1min20s924
4 - Thiago Camilo, 1min21s001
5 - Cacá Bueno, 1min21s106
6 - Tuka Rocha, 1min21s116
7 - Ricardo Maurício, 1min21s194
8 - Nono Figueiredo, 1min21s288
9 - Luciano Burti, 1min21s302
10 - Ricardo Zonta, 1min21s307
15 - Rubens Barrichello, 1min21s246
22 - Xandinho Negrão, 1min21s477