Se a meteorologia continuar acertando, é com pista molhada que os carros da Stock Car devem fazer na sexta-feira (9/11) o primeiro ensaio geral para a prova do domingo no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Os treinos livres serão abertos no período da manhã provavelmente com o mesmo tempo instável e chuvas que hoje marcaram os testes exclusivos dos novatos Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Rafa Mattos, antecipando a previsão dos institutos.
A corrida no Distrito Federal é a penúltima do ano e antecede à Corrida do Milhão, encerramento da temporada que pagará o cobiçado prêmio de um milhão de reais ao vencedor. Barrichello, que estreou no mês passado em Curitiba e originalmente deveria participar apenas da grande final, continua encarando as etapas anteriores apenas como preparativo ao principal evento da categoria em 2012.
Na quinta-feira (8/11), a chuva variou de leve a de grande intensidade, o que provocou a alteração na programação e estendeu o horário de atividades de pista até às 18 horas. Para a Equipe Medley/Full Time, no entanto, a variedade de condições do asfalto foi proveitosa, já que Barrichello pôde avaliar o comportamento do carro tanto no molhado quanto no seco. No final da tarde, com o piso completamente seco, o ex-piloto da Fórmula 1 realizou uma simulação de corrida. "Judiei bastante dos pneus, porque o dia para fazer isso era hoje", resumiu Barrichello, que forneceu um "relatório" completo das diversas mudanças no acerto determinadas pelo diretor-técnico Maurício Ferreira.
A programação da sexta-feira começará às 9h50, quando o primeiro grupo de 16 carros realizará a primeira sessão de ensaios de 40 minutos. A segunda tem início previsto para as 13h00. As tomadas classificatórias que determinarão a formação do grid será no sábado e a expectativa é de uma luta acirrada pela pole, já que o anel externo de Brasília tem apenas quatro curvas e as diferenças de tempo cairão acentuadamente.