Na passagem da Stock Car pelo autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, a vitória na terceira etapa da temporada de 2013 foi definida com relativa tranquilidade em favor do paulista Daniel Serra. Mesmo assim, não faltaram emoções aos espectadores da prova que comemorou o aniversário de 34 anos da categoria - cuja prova inaugural foi disputada no dia 22 de abril de 1979 nesta mesma pista gaúcha.
As posições subsequentes à do vencedor só foram definidas na última volta. A saída do carro de segurança - que diminuiu o ritmo dos competidores após o forte acidente de Denis Navarro, a menos de dez minutos da bandeirada final - permitiu uma última volta em bandeira verde. E nesse contexto, a disputa pela quinta posição terminou praticamente em empate.
O paranaense Júlio Campos e o carioca Cacá Bueno cruzaram a linha de chegada separados por apenas seis milésimos de segundo, a menor diferença do ano. Com um carro bem acertado para a prova, Campos voltou a fazer uma corrida consistente e comprovou estar 100% recuperado do problema de saúde que o prejudicou na etapa de Curitiba, há cerca de 40 dias.
"Tivemos um fim de semana bastante positivo e o quinto lugar escapou realmente por muito pouco. Nosso carro esteve competitivo durante a prova, principalmente na parte final, depois do pit stop. Adotamos a estratégia ideal, tanto que somente o Daniel (Serra), que esteve em um dia especial, teve um ritmo muito mais forte. Na última volta, tentei colocar por dentro na reta final para passar o Cacá, e só fui pelo lado de fora quando ele fechou a porta. Essa manobra acabou impedindo a ultrapassagem, mas a disputa foi bastante intensa", declarou Campos.
O paranaense comemorou o resultado, em especial por sua relevância na disputa pelo campeonato. "Vamos lutar para terminar este ano entre os cinco primeiros na tabela, e precisamos de mais resultados como este. O balanço geral da etapa de Tarumã é positivo, principalmente, pelas características desta pista. Este é um traçado que consome muito os pneus e que favorece acidentes, o que torna a corrida muito mais cerebral e imprevisível. Estou bastante satisfeito", declarou o piloto.
Para Rodrigo Sperafico, a melhora no desempenho de seu carro durante a corrida - principalmente em relação aos treinos livres - foi o fator a ser comemorado no fim de semana. Atrapalhado em sua melhor volta no treino classificatório, ele saiu apenas na 12a fila. Durante a corrida deste domingo, ganhou dez posições e comemorou mais sete pontos na tabela.
"Quando se larga no pelotão de trás, fica difícil pensar em chegar entre os dez primeiros. Por isso comemoramos bastante este 14o lugar. Ele representa pontos, e é isso que precisamos em um campeonato de regularidade. Outro fator positivo é que, ao contrário do ano passado, não tivemos problemas de pneus, o que mostra que estamos com um conhecimento mais aprofundado do carro. E tudo isso apesar da mudança nos compostos, que deixaram o carro mais veloz neste ano, mas, em contrapartida, se desgastam mais rapidamente", falou o paranaense.
Com os resultados obtidos neste domingo, os pilotos da Prati-Donaduzzi Racing subiram de posição na tabela de classificação do campeonato. Júlio Campos ocupa agora o nono posto, com 25 pontos. Já Rodrigo Sperafico é o 15o, com 18. A próxima etapa da Stock Car está marcada para o dia 19 de maio, em Salvador. Veja o resultado completo da corrida do domingo (28/04) no Rio Grande do Sul, e os primeiros colocados no campeonato após três etapas:
Resultado da corrida
1 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - 36 voltas em 00:42:18.842
2 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 1s422
3 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 3s302
4 - Ricardo Zonta - BMC Racing - Chevrolet - a 4s492
5 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 4s713
6 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 4s719
7 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 5s260
8 - Allam Lhodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 7s746
9 - Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 7s929
10 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 8s056
11 - Ricardo Sperafico - Officer ProGP - Chevrolet - a 8s107
12 - Luciano Burti - Boettger Competições - Peugeot - a 9s656
13 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 9s961
14 - Rodrigo Sperafico - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 10s161
15 - Fábio Fogaça - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 11s034
16 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 11s483
17 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 12s129
18 - Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 12s341
19 - Victor Genz - Gramacho Competições - Peugeot - a 14s082
20 - Rubens Barrichello - Full Time Competições - Chevrolet - a 14s389
21 - Alceu Feldmann - Full Time Competições - Chevrolet - a 14s812
22 - Popó Bueno - Shell Racing - Peugeot - a 17s472
23 - Wellington Justino - Hot Car Competições - Chevrolet - a 18s038
24 - David Muffato - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 18s502
25 - Rodrigo Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 18s665
26 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 1 volta
27 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 6 voltas
Campeonato
1 - Daniel Serra - 65
2 - Cacá Bueno e Ricardo Maurício - 56
4 - Valdeno Brito - 51
5 - Thiago Camilo - 40
6 - Max Wilson - 37
7 - Ricardo Zonta - 32
8 - Allam Khodair - 30
9 - Átila Abreu, Julio Campos e Tuka Rocha - 25
12 - Sergio Jimenez - 23
13 - Luciano Burti - 22
14 - Fabio Fogaça - 19
15 - Rodrigo Sperafico - 18
16 - Ricardo Sperafico - 17
17 - Galid Osman e Rafa Matos - 16
19 - Duda Pamplona - 13
20 - Nonô Figueiredo - 11
21 - Lico Kaesemodel - 10
22 - Denis Navarro e Marcos Gomes - 8
24 - Diego Nunes, Popó Bueno e Vitor Genz - 5
27 - Wellington Justino - 4
28 - Rubens Barrichello - 3