A Stock Car desembarca nessa semana na capital baiana para a quarta etapa da temporada 2013, onde no domingo (19 de maio) os 34 carros mais rápidos do país irão acelerar pelo quinto ano consecutivo no circuito do CAB - Centro Administrativo da Bahia -, sede do governo local. A BMC Racing, que ocupa a terceira posição no campeonato de equipes e tem seus dois pilotos Ricardo Zonta e Tuka Rocha entre os dez primeiros na tabela de classificação, em sétimo e nono, respectivamente, quer subir ainda mais na tabela.
"Estamos animados para esta corrida, pois é mais uma chance de repetirmos o bom desempenho de Tarumã. Nas três primeiras etapas somamos pontos importantes, que nos colocam em uma ótima posição no campeonato de equipes e de pilotos. Salvador é uma etapa de rua, uma prova difícil, num circuito com poucos pontos de ultrapassagem e com um clima instável, onde quem largar na frente tem mais chances. E essa é nossa meta. Com os dois carros classificando bem sabemos que temos chances de buscar um resultado que melhore ainda mais nossa posição no campeonato", explica o ex-F1, Ricardo Zonta, que foi quarto colocado na última etapa.
A grande novidade será na parte técnica dos carros, onde as molas passaram a ser iguais para todos. A peça com 15 centímetros de comprimento e 700 gramas é um elemento importante em um carro de Stock Car, pois serve para absorver o impacto das ondulações do asfalto nas suspensões e permite alterar a regulagem do carro. A padronização tem como objetivo promover um maior equilíbrio da categoria, onde as molas só poderão ser reguladas com uma pré-carga de 1.400 libras - até a etapa anterior esse acerto era livre.
Chefe da equipe BMC Racing, Jorge Salmini, diz que a alteração poderá trazer mais dificuldades para alguns pilotos, porque as equipes poderão sofrer para encontrar o ajuste fino para cada um, mas como será igual para todos, todas as equipes terão o mesmo trabalho. "Essa mudança só poderá ser analisada depois dos primeiros treinos no sábado, por enquanto só temos a teoria", descreveu.
"É uma novidade que sem ainda ter sido testada pode ter dificuldade, mas na prática acho que não muda nada. Na teoria o equilíbrio dos set-ups pode trazer mais igualdade, mas isso na teoria, vamos ver na prática. Independente da mudança nosso objetivo é seguir fazendo o bom trabalho que estamos mostrando na pista e buscar pontos que nos coloquem ainda mais no topo da classificação" comentou Tuka, que sofreu um acidente em Tarumã nas voltas de checagem e não correu a etapa gaúcha. "Estou com mais vontade ainda, pois tinha um ótimo carro para a etapa e o acidente me impediu de correr. A equipe trabalhou pesado e meu carro está 100% para acelerar em Salvador", completou.
As atividades em Salvador terão início no sábado, com a realização de um shake down, dois treinos livres e a classificação marcada para às 16h. A corrida de domingo tem largada prevista para 10h30 (de Brasília).
Confira a programação:
SÁBADO - 18 DE MAIO
07h35 - 07h50 Shakedown
08h00 - 09h05 1º Treino Livre - Grupo 1
09h15 - 10h20 1º Treino Livre - Grupo 2
11h50 - 12h55 2º Treino Livre - Grupo 1
13h05 - 14h10 2º Treino Livre - Grupo 2
16h00 - 16h50 Classificação
17h00 - 18h00 Volta Rápida
DOMINGO - 19 DE MAIO
08h50 - 09h30 Show Carlos Cunha
9h40 Abertura de Box
10h00 Fechamento de Box
10h05 Abertura de Box para Formação do Grid
10h18 Fechamento de Box
10h20 Hino Nacional
10h22 Placa de 5 Minutos
10h27 Volta de Apresentação
10h30 Largada (40 min de prova + 1 volta )
11h15 Pódio
11h45 - 12h45 Visitação aos boxes