A Stock Car desembarca neste final de semana em Brasília para a disputa da 5ª etapa da temporada 2013. E a corrida promete ser o encontro mais rápido do ano. A pista da capital federal tem 2.919 metros e é a única do calendário composta apenas por quatro retas e quatro curvas de alta para a direita. Na disputa, as grandes dificuldades ficam por conta do forte calor e das péssimas condições do asfalto - o mesmo desde a inauguração do circuito, em 1974
Com seus dois pilotos entre os 10 primeiros na tabela de classificação do campeonato, a BMC Racing espera fugir dos imprevistos e conquistar boas posições com Ricardo Zonta e Tuka Rocha. "Viemos de duas etapas onde só um dos pilotos completou a prova. Em Tarumã, tivemos o incidente com o Tuka e em Salvador o Zonta foi tirado da pista por outro piloto. Um bom resultado com os dois fará estarmos cada vez mais fortes na tabela de classificação", analisou o chefe da equipe, Jorge Salmini.
A chuva personagem principal na última etapa no circuito de rua de Salvador não estará presente nesta etapa. Segundo a previsão do Climatempo, tanto sábado quanto domingo, será de sol. "Previsão é uma coisa, realidade é outra. Claro, temos sempre que levar em conta essa variável, mas o tempo seco ajuda se for nos dois dias, pois como temos só sábado para o acerto do carro essa variação atrapalha bastante para buscarmos o melhor setup. As corridas em Brasília, na maioria das vezes, são bem agitadas, com muitas ultrapassagens. É uma pista rápida, e a pole deve ser decidida nos milésimos", analisa Ricardo Zonta, ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1.
"Em uma pista rápida como é a de Brasília, a chuva é sempre um temor. Até ano passado completávamos uma volta em torno de 59 segundos, esse tempo tende a baixar uns 2 segundos com os novos pneus, e cerca de 178 km/h de média, os guard rails são frágeis e bem perto da pista. Até com pista seca procuramos tomar o maior cuidado. Um errinho pode custar todo um trabalho", afirma Tuka Rocka.
A largada da quinta etapa da temporada 2013 está marcada para as 11h (horário de Brasília).
Sábado
7h30 - 7h45 - Shakedown Stock Car
8h00 - 9h05 - 1o Treino livre (Grupo 1) Stock Car
9h15 - 10h20 - 1o Treino livre (Grupo 2) Stock Car
11h50 - 12h55 - 2o Treino livre (Grupo 1) Stock Car
13h05 - 14h10 - 2o Treino livre (Grupo 2) Stock Car
16h00 - 17h00 - Classificação Stock Car
Domingo
10h25 - Abertura de box
10h45 - Fechamento de box
10h50 - Hino nacional
10h52 - Placa de 5 minutos
10h57 - Volta de apresentação
11h00 - Largada (40 minutos de prova + 1 volta)
11h45 - Pódio
12h15 - 13h15 - Visitação aos boxess