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Risco de neblina antecipa shakedown em Cascavel

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Preocupada com a possibilidade de neblina no início da manhã, fenômeno característico desta época do ano na região oeste do Paraná, a organização da Stock Car antecipou o "shakedown" em Cascavel para o final da tarde de sexta-feira (14/6). Desta forma, a avaliação primária de todos os sistemas dos carros será realizada das 16h45 às 17 horas, com passagem obrigatória pelos boxes do Autódromo Zilmar Beux. "Foi uma decisão acertada, porque o risco de névoa no começo do dia é sempre mais elevado", concordou Maurício Ferreira, diretor-técnico da Medley/Full Time, equipe defendida por Rubens Barrichello. Neste ano, a neblina já marcou presença no circuito gaúcho de Tarumã no sábado e atrasou a abertura da programação da terceira etapa.

A Medley/Full Time vive seu melhor momento nos últimos dois anos e vem de dois resultados expressivos de Barrichello - o 2º lugar no circuito urbano de Salvador e o 4º no anel externo de Brasília. Ferreira não tem dúvidas de que a equipe está em fase de crescimento, mas lembra que é preciso manter e até ampliar o ritmo. "Em uma pista de rua, algumas variáveis influenciam mais nos resultados, mas em Brasília brigamos diretamente com as grandes. Isso é o que nos deixou mais animados", lembrou Ferreira.

Totalmente renovado para receber a Stock Car depois de duas décadas de ausência, o autódromo de Cascavel foi palco no ano passado de uma das provas mais caóticas da história recente da categoria - diversos carros ficaram pelo caminho com os pneus destroçados. Com novo fornecedor e depois dos testes realizados na semana passada, Maurício acredita que os problemas ficaram para trás. "Felipe Maluhy fez dois dias de simulados na semana passada e tudo correu bem. Os pneus se mostraram em condições de completar os quase 45 minutos de prova sem troca."

Os compostos deste ano são mais macios, mas há uma controvérsia sobre se essas características tornariam os pneus mais ou menos resistentes aos desafios de um traçado como o de Cascavel, onde as exigências da Curva do Bacião sobre o traseiro direito costumam roubar horas de preocupação dos técnicos. "A aderência é um dos fatores, assim como a construção. Há quem diga que pneus mais macios, embora com mais grip, tendam a se desgastar menos, mas ainda não estou convencido disso", finaliza Ferreira.

Em 2012, com melhor administração do consumo da borracha, o paraibano Valdeno Brito conquistou sua segunda vitória na temporada, repetindo o primeiro lugar de Curitiba na segunda etapa. Agora, a Stock Car retorna à cidade em meio a um rigoroso equilíbrio pela ponta da tabela, já que o líder Cacá Bueno soma 97 pontos, apenas um à frente de Ricardo Maurício e três adiante do companheiro de equipe Daniel Serra. Em ascensão, Barrichello ingressou no Top 10 depois de Brasília e ocupa a 9ª colocação com 40.