Foi por muito pouco que o paranaense Júlio Campos não repetiu, neste domingo (20), em Curitiba (PR), seu melhor resultado na temporada de 2013 da Stock Car. Terceiro colocado até restarem menos de dez minutos para a bandeirada final, Júlio perdeu a chance de conquistar o segundo pódio para a equipe Prati-Donaduzzi Racing em razão de um furo de pneu, e recebeu a bandeirada em 23o.
Depois de um ótimo início de prova, em que manteve o sexto lugar depois de uma confusa largada, Júlio ultrapassou Sérgio Jimenez e, seis voltas depois, superou Cacá Bueno para assumir o quarto lugar ainda antes da parada de box obrigatória. No pit stop, o paranaense ganhou a posição de Daniel Serra e voltou à pista atrás apenas de Thiago Camilo e Atila Abreu.
Quando já se preparava para o ataque a Camilo - que o colocaria na mesma segunda posição obtida na etapa de Cascavel, em junho deste ano -, o paranaense foi surpreendido pelo estouro do pneu traseiro esquerdo de seu carro.
"Ao longo de toda a corrida, monitoramos a condição dos pneus de acordo com os sinais que o nosso carro nos dá. E estava tudo bem com o meu durante a prova. Havia aderência suficiente na traseira, meus tempos de volta continuavam competitivos, de modo que o estouro do pneu nos pegou de surpresa. Foi uma pena. Perder um pódio nunca é positivo, mas deixamos esta etapa, de certa forma, satisfeitos. Esta foi mais uma corrida em que andamos no pelotão da frente, o que mostra mais uma vez que nossa equipe está no caminho certo", acrescentou o piloto.
Vindo de trás em razão de um problema mecânico enfrentado no treino de classificação, Rodrigo Sperafico fez uma corrida de recuperação e, já na primeira curva, sentiu os efeitos negativos de largar na parte final do grid. Depois de receber seguidos toques e ter seu carro desalinhado, ele conseguiu se manter na disputa e atingiu o objetivo de chegar à zona de pontos.
Com um consumo de borracha mais elevado que o de Júlio Campos, Rodrigo Sperafico optou por substituir o pneu traseiro esquerdo durante o pit stop - esta é a principal roda de apoio no circuito paranaense -, e mesmo perdendo alguns segundos durante a parada obrigatória, voltou para a pista em condições de somar mais alguns pontos para a Prati-Donaduzzi Racing pela 19a posição.
"Na Stock Car, em razão do grande equilíbrio, o treino classificatório interfere muito no resultado de uma corrida que é disputada em condições normais, com tempo seco e sem muitos acidentes como a deste domingo em Curitiba", comentou o piloto. "Por isso nossa meta, depois da quebra de ontem, passou a ser apenas pontuar. E fico feliz que tenhamos chegado lá e, também, dado mais um passo adiante como equipe", encerrou o piloto de Toledo, no Oeste do Paraná.
Sem trocar pneus, Atila Abreu e Thiago Camilo ganharam segundos preciosos na parada de box e conquistaram as duas primeiras posições da corrida. No pódio, eles tiveram a companhia do líder do campeonato, Daniel Serra. A próxima etapa da Stock Car será realizada no dia 10 de novembro, em Brasília (DF). Veja como terminou a corrida deste domingo em Curitiba.
Corrida
1 - Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - 31 voltas em 42min22s587
2 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 2s044
3 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 6s809
4 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 7s167
5 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 7s458
6 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 14s059
7 - Marcos Gomes - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 16s199
8 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 18s288
9 - Ricardo Zonta - BMC Racing - Chevrolet - a 21s024
10 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 22s485
11 - Rubens Barrichello - Medley Full Time Competições - Chevrolet - a 22s959
12 - Diego Nunes - RC3 Bassani - Peugeot - a 24s925
13 - Popó Bueno - Shell Racing - Peugeot - a 26s785
14 - Allam Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 31s872
15 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 32s608
16 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 33s001
17 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a 34s298
18 - Lico Kaesemodel - Boettger Competições - Peugeot - a 46s259
19 - Rodrigo Sperafico - Prati-Donaduzzi Racing - Peugeot - a 48s050
20 - Rodrigo Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 52s870
21 - Vitor Genz - Gramacho Competições - Peugeot - a 52s930
22 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 57s248
23 - Julio Campos - Prati-Donaduzzi Racing - Peugeot - a 1min11s 715
24 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 1volta
25 - Fabio Fogaça - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 1 volta
26 - Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 1 volta
27 - Ricardo Sperafico - Officer ProGP - Chevrolet - a 1 volta
28 - Wellington Justino - Hot Car Competições - Chevrolet - a 1 volta
29 - Felipe Lapenna - Hanier Racing - Peugeot - a 7 voltas
30 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 7 voltas
31 - Gabriel Casagrande - RC3 Bassani - Peugeot - a 16 voltas
32 - Luciano Burti - Boettger Competições - Peugeot - a 19 voltas
33 - David Muffato - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 23 voltas
34 - Alceu Feldmann - Full Time Competições - Chevrolet - a 28 voltas
Campeonato
1 - Daniel Serra - 172
2 - Thiago Camilo - 161
3 - Cacá Bueno e Ricardo Maurício - 160
5 - Valdeno Brito - 119
6 - Max Wilson - 117
7 - Marcos Gomes - 102
8 - Sérgio Jimenez - 87
9 - Rubens Barrichello - 83
10 - Ricardo Zonta - 82
11 - Rafa Matos e Tuka Rocha - 68
13 - Julio Campos - 67
14 - Luciano Burti - 66
15 - Nonô Figueiredo - 65
16 - Diego Nunes - 62
17 - Átila Abreu - 60
18 - Popó Bueno - 49
19 - Galid Osman - 47
20 - Denis Navarro - 46
21 - Rodrigo Sperafico - 43
22 - Allam Khodair - 42
23 - Duda Pamplona e Ricardo Sperafico - 38
25 - Fábio Fogaça - 37
26 - Alceu Feldmann e David Muffato - 25
28 - Lico Kaesemodel - 19
29 - Felipe Lapenna - 15
30 - Vitor Genz - 9
31 - Wellington Justino - 8
32 - Gabriel Casagrande e Rodrigo Pimenta - 4
34 - Beto Cavaleiro - 2