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Stock Car: Red Bull faz o possível na etapa de Campo Grande

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Após dias de muita chuva e até frio (!!), Campo Grande (MS) finalmente teve um domingo (13) de sol para a disputa da nona etapa da temporada 2015 da Stock Car. Nas duas provas realizadas no Autódromo Internacional de Campo Grande, o destaque foi a disputa entre Cacá Bueno e Felipe Fraga na segunda corrida da rodada dupla. No duelo entre criador e criatura, já que o pentacampeão é uma espécie de conselheiro da carreira do jovem tocantinense, melhor para Fraga, que venceu pela primeira vez este ano, alcançando seu terceiro triunfo na categoria.
 
No carro #29 da Red Bull Racing, Daniel Serra fazia boa prova na primeira disputa do dia e estava em terceiro até a última volta, quando reconheceu que cometeu um erro que lhe custou o lugar no pódio, fazendo o cair para a sétima colocação.
 
Corrida 1:

Por questão de segurança, a direção de prova optou por iniciar a corrida com o safety car. Com isso, Serrinha e Cacá não enfrentaram a maior dificuldade que esperavam após a classificação: fazer a primeira curva por fora, na sujeira. Com a largada em fila indiana, não teve nenhuma alteração nas primeiras colocações até a quinta volta.

Nesta passagem, Serrinha superou Ricardo Maurício para assumir a terceira posição, enquanto o pentacampeão foi ultrapassado por Sergio Jimenez, caindo para sétimo. Não demorou muito para que voltassem às posições de largada na volta seguinte. E assim ficou durante o início da prova.
 
Um acidente envolvendo Rafa Matos, Denis Navarro e Lucas Foresti provocou a entrada do safety car para tirar os carros acidentados. Neste momento, a posição dos seis primeiros era exatamente a mesma da largada. No reinício, Serrinha superou Ricardinho para assumir a terceira posição, sendo superado na passagem seguinte.
 
Na 17ª volta começaram as paradas de box. Cacá foi um dos primeiros a fazer o pit stop, trocando o pneu traseiro direito. Uma passagem depois, foi a vez de Serrinha fazer sua parada, seguindo a estratégia do companheiro de Red Bull Racing.
 
Ao fim da janela de pit stops, o paulista ocupava a terceira colocação, logo à frente de Thiago Camilo, enquanto o pentacampeão havia caído para o décimo lugar, após dar uma escapada da pista na volta que saiu da parada. Na última passagem, Serrinha cometeu um erro e caiu de terceiro, para o sétimo lugar.
 
Corrida 2:

Com o grid invertido entre os dez primeiros, Cacá largou na pole para a segunda prova do dia na capital sul-matro-grossense. Logo na primeira volta, o pentacampeão foi superado por Julio Campos, enquanto Serrinha manteve a quarta posição. Não demorou para Cacá reassumir a ponta, devolvendo a manobra na passagem seguinte.
 
Na quinta volta, ao tentar ultrapassar Max Wilson, Serrinha sofreu um toque do adversário, suficiente para tirá-lo do traçado ideal, fazendo-o perder posições para Felipe Fraga e Rubens Barrichello. A partir deste incidente, a performance do carro #29 não foi mais o mesmo, com isso o paulista caiu para sétimo lugar.
 
Na ponta, Cacá passou a sofrer grande pressão do seu pupilo Felipe Fraga. Na disputa entre criador e criatura, melhor para o jovem piloto do Tocantins, que na 13ª volta superou o pentacampeão para não perder mais a liderança. A partir daí, o carioca se preocupou mais em manter a segunda posição diante de Ricardo Maurício.
 
Na última volta, Fraga ainda cometeu um erro, fazendo Cacá reassumir a ponta, mas na reta oposta, Felipe usou o push to pass para ser o primeiro a receber a bandeira quadriculada, garantindo a sua terceira vitória na categoria, a primeira nesta temporada, seguido de Cacá e Ricardinho.
 
Depois de quatro etapas em 44 dias, a Stock Car faz uma pausa de mais de um mês, quando volta à capital paranaense para a décima etapa de 2015, que será disputada dia 18 de outubro. Até lá, a Red Bull Racing trabalhará bastante para conseguir manter a ponta no campeonato de equipes nesta reta final, e ir em busca do título de pilotos.
 
ABRE ASPAS:

Daniel Serra, Red Bull Racing #29 – P7 e P6: “Na última volta da primeira corrida eu caguei. Passei reto no curvão, da reta oposta e acabei indo na ‘farofa’, o que me custou o pódio e quatro pontos no campeonato. É uma pena, porque a equipe fez um ótimo trabalho e nas últimas curvas cometi este erro. Na segunda corrida, o carro não teve o mesmo desempenho. É Uma pena para o campeonato, porque estes quatro pontos que me escaparam foi, justamente, a diferença que aumentou para o Marquinhos (Gomes) no campeonato. A situação é bem complicada, mas vamos lutar até o fim”

Cacá Bueno, Red Bull Racing #0 – P10 e P2: “Aconteceu de tudo na última corrida, mas acho que este resultado se definiu nas quatro voltas finais da primeira bateria. Larguei sabendo que tinha de terminar com oito acionamentos para poder ganhar a segunda e, infelizmente, meu carro começou a sair muito de frente. O (Ricardo) Zonta se aproximou e eu tive que usar mais dois para fugir dele e na última volta ele chegou de novo porque o Daniel (Serra) cometeu um erro e juntou o bolo. Como eu não sabia se ele tinha push, eu usei mais um na reta de chegada para garantir a pole na segunda corrida e fiquei com apenas cinco pushes. Aí tudo se definiu, porque eu sabia que o (Felipe) Fraga tinha oito e que ele seria o meu adversário”
 
“Na minha disputa com o Fraga, eu fiz de tudo para tentar induzí-lo ao erro por ser jovem ainda e ter aquele ímpeto de garoto, mas ele mostrou que tem aprendido bastante. Quando ele me passou, pensei: ‘O pupilo aprendeu direitinho’, mas na última volta ele errou na curva 1 e pensei: ‘Não aprendeu tão bem assim!’ (risos), mas ele tinha um push e me passou no retão. Ele está de parabéns, porque fez um grande trabalho”
 
“No campeonato estamos num iô-iô com o Marquinhos (Gomes). Eu era o líder do campeonato até a etapa de Curitiba e essa punição é o que está definindo tudo. Não é o caso de ficar falando em ‘se’, porque é certeza. Este final de semana (em Campo Grande) e o de Ribeirão Preto foram as duas etapas em que eu menos somei pontos, com 24. A minha média é maior que essa e estes pontos, que deixei de somar em Curitiba, me fazem muita falta na briga pelo título. O Marquinhos sabe disso e tem administrado muito bem, faz os pontos dele. É difícil, porque eu deveria estar mais perto fazendo alguma pressão psicológica maior sobre um cara que ainda não é campeão, mas é talentosíssimo, está numa grande equipe, e todo o conjunto dele é muito forte. Vamos ver para frente, mas vou ter de contar com muita sorte. Não que eu seria o líder – o Marquinhos vem fazendo um grande ano e merece –, mas eu estaria bem mais próximo e com chance de dar o bote”

Confira os dez primeiros da primeira corrida deste domingo (13), em Campo Grande (MS):

1º) Marcos Gomes - 30 voltas
2º) Allam Khodair a 1s840
3º) Thiago Camilo a 7s797
4º) Ricardo Maurício a 10s349
5º) Rubens Barrichello a 11s276
6º) Felipe Fraga a 12s264
7º) DANIEL SERRA a 15s437
8º) Max Wilson a 16s572
9º) Julio Campos a 16s853
10º) CACÁ BUENO a 16s995

Confira os dez primeiros da segunda prova deste domingo (13), em Campo Grande (MS):

1º) Felipe Fraga – 23 voltas
2º) CACÁ BUENO a 0s553
3º) Ricardo Maurício a 1s190
4º) Rubens Barrichello a 1s571
5º) Max Wilson a 2s215
6º) DANIEL SERRA a 4s014
7º) Allam Khodair a 4s634
8º) Sergio Jimenez a 5s170
9º) Valdeno Brito a 5s906
10º) Luciano Burti a 9s049

Veja como está a classificação do campeonato 2015 da Stock Car após nove etapas:

1º) Marcos Gomes – 209 pontos
2º) CACÁ BUENO – 175
3º) DANIEL SERRA – 156
4º) Rubens Barrichello – 142
5º) Allam Khodair – 140
6º) Thiago Camilo – 138
7º) Max Wilson – 136
8º) Julio Campos – 133
9º) Ricardo Maurício – 128
10º) Valdeno Brito – 120