A estratégia teria valido o risco, mas o consumo exagerado de pneus que marcou a etapa do domingo (5/6) da Stock Car, na sempre quente Campo Grande (MS), comprometeu a estratégia da equipe para o paulista Alan Hellmeister na quinta corrida da temporada.
Com Hellmeister largando em nono, o time optou por eliminar a troca de pneus da parada obrigatória para reabastecimento, com o objetivo de diminuir o tempo de passagem do piloto pelos boxes e, assim, alça-lo a uma posição entre os Top-5.
"Na teoria nossa estratégia poderia ter rendido um resultado bastante positivo, e como precisávamos somar muitos pontos para entrar nos playoffs, fomos para o tudo ou nada. Só que meu carro não se comportou bem com os pneus mais desgastados, e meus tempos de volta subiram muito a partir da metade da corrida. Perto do fim, por outro problema, ainda tive que abandonar", disse o piloto.
A estratégia de seguir até o fim da corrida com os mesmos pneus usados no momento da largada também foi adotada para o carro de Júlio Campos, e por pouco não rendeu mais alguns pontos ao paranaense no campeonato. Depois de enfrentar problemas na classificação, Júlio recuperou o ritmo competitivo durante a corrida, mas largando em 25o também dependia de uma estratégia arrojada para entrar na zona de pontos.
"Usamos um acerto bastante conservador, para poupar ao máximo os pneus já que eu vinha de trás e não precisava ter o mesmo ritmo do Alan, que andava no grupo da frente. Com isso, atrasamos ao máximo minha parada e cheguei a ocupar, em dado momento, a segunda posição na corrida. Estava brigando em um pelotão que terminou entre o 10o e o 13o lugar, o que teria representado uma grande evolução para a gente em uma corrida que parecia perdida por nossa posição de largada. Só que meu carro apagou antes mesmo da parada nos boxes, e tive que abandonar. Deve ter sido por algum problema elétrico, ainda não sabemos o que aconteceu", lamentou o paranaense.
As trocas de posição, normalmente raras em Campo Grande, ocorreram em todos os pelotões com a ajuda do push-to-pass, sistema que aumenta a potência dos carros durante 20 segundos e tem mudado a dinâmica das corridas da Stock Car nos últimos dois anos. Mas mesmo com as trocas abundantes, a corrida precisou de apenas uma ultrapassagem para ser decidida. E ela ocorreu antes mesmo da primeira curva. Luciano Burti superou Allam Khodair na largada e venceu de ponta a ponta. Marcos Gomes completou o pódio.
A próxima etapa da Stock Car, a sexta do campeonato, será disputada no dia 03 de julho, no Rio de Janeiro.
Veja como terminou a corrida no Mato Grosso do Sul:
1º) Luciano Burti - Itaipava Racing Team (Peugeot) - 31 voltas em 47min48s608
2º) Allam Khodair - Vogel - Renner Preparação (Chevrolet) - a 4s059
3º) Marcos Gomes - Medley FullTime (Peugeot) - a 15s448
4º) Thiago Camilo - RCM Motorsport (Chevrolet) - a 16s197
5º) Felipe Maluhy - Officer ProGP (Chevrolet) - a 17s491
6º) Ricardo Mauricio - RC Competições (Chevrolet) - a 17s564
7º) Popó Bueno - A.Matheis (Chevrolet) - a 20s309
8º) Valdeno Brito - Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) - a 21s984
9º) Max Wilson - RC Competições (Chevrolet) - a 24s216
10º) Xandinho Negrão - Medley FullTime (Peugeot) - a 25s013
11º) Duda Pamplona - Officer ProGP (Chevrolet) - a 28s401
12º) Giuliano Losacco - Hot Car Competições (Chevrolet) - a 33s010
13º) Cacá Bueno - Raposo 2007 Competições (Peugeot) - a 34s201
14º) Alceu Feldmann - A.Matheis (Chevrolet) - a 34s801
15º) Daniel Serra - Raposo 2007 Competições (Peugeot) - a 36s008
16º) Ricardo Zonta - Crystal Racing Team (Chevrolet) - a 40s472
17º) Eduardo Leite - Hot Car Competições (Chevrolet) - a 43s770
18º) Lico Kaesemodel - RCM Motorsport (Chevrolet) - a 1min07s770
19º) Tuka Rocha - Vogel - Renner Preparação (Chevrolet) - a 1min08s041
20º) Rodrigo Navarro - JF Racing (Peugeot) - a 1min10s128
21º) Nonô Figueiredo - Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) - a 1min15s777
22º) Sérgio Jimenez - Crystal Racing Team (Chevrolet) - a 1min18s617
23º) Diego Nunes - Bassani Racing (Peugeot) - a 1min30s064
24º) Alan Hellmeister - Scuderia 111 Competições (Peugeot) - a 3 voltas