Esporte & Cia

Monday, Apr 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Speraficos animados para os treinos da Stock Car

E-mail Imprimir PDF

Os treinos coletivos de pré-temporada da Stock Car, marcados para esta quarta (7) e quinta-feira (8) no Autódromo Internacional de Curitiba, estão sendo aguardados com grande ansiedade pela equipe Prati-Donaduzzi. O time estreia nova estrutura técnica na preparação dos carros da dupla Ricardo e Rodrigo Sperafico para esta temporada, e por esse motivo prevê dois dias de muito trabalho no circuito paranaense.

Entrosar e desenvolver são as palavras de ordem na Prati-Donaduzzi, que já definiu a estratégia de trabalho para o melhor aproveitamento das 70 voltas diárias concedidas pela organização da Stock Car a cada um de seus dois pilotos durante os treinos desta semana.

"Vamos focar o trabalho de desenvolvimento do carro e, como consequência, ganhar entrosamento com a equipe", disse Rodrigo Sperafico, vice-campeão da Stock Car em 2007. "Teremos dois jogos de pneus novos à disposição de cada piloto, além de mais três jogos usados, para um limite de 140 voltas. É pneu suficiente para que possamos trabalhar no carro tanto para o ritmo de classificação quanto para o ritmo de corrida", acrescentou.

A necessidade de encontrar um setup que permita extrair o máximo de performance dos carros, levando-se em conta o novo formato de disputas da Stock Car, é o ponto central da estratégia da equipe Prati-Donaduzzi para esta semana. A partir deste ano, as doze etapas da Stock terão apenas 40 minutos de duração, contra 45 minutos do regulamento do ano passado.

"Teremos corridas 10% mais curtas neste ano, o que pode não parecer, mas provoca grandes mudanças. Em princípio, dar menos voltas torna o trabalho da equipe mais simples, porque haverá menor desgaste dos pneus. Por outro lado, como não precisaremos economizar tanto pneu, será possível acelerar mais, então precisaremos encontrar um setup que resolva essa equação. O desafio será fazer um carro que aproveite a ‘sobra’ de pneus que teremos pela diminuição no tempo das corridas", analisou Ricardo Sperafico.

Novidades - A temporada de 2012 da Stock Car começa com significativas mudanças no regulamento, mas com somente uma alteração técnica que tem por objetivo adequar os carros às novas regras de paradas de box. Com o fim do reabastecimento obrigatório, os tanques de combustível dos Stock Car precisaram ser aumentados de 81 para 100 litros, volume suficiente para que os pilotos completem os 40 minutos de corrida sem o risco de sofrer pane seca. Em Curitiba, por exemplo, um Stock Car precisa de 3,1 litros de álcool para percorrer uma volta pelo circuito, o que significa um consumo aproximado de 86 litros por corrida neste novo formato.

"Temos uma temporada de mudanças somente no regulamento desportivo, e poucas novidades sob o ponto de vista técnico. O fim dos playoffs, na minha visão, é a novidade mais significativa. O título já começa a ser decidido na primeira corrida, e isso elimina a estratégia de entrar na pista com força total somente nas quatro corridas finais. A partir de agora, cada ponto será importante desde a primeira largada", encerrou Rodrigo Sperafico.

Veja a programação dos treinos desta semana em Curitiba:

Quarta-feira, dia 7 de março
9h às 12h - 1º treino livre
13h às 17h - 2º treino livre

Quinta-feira, dia 8 de março
9h às 12h - 3º treino livre
13h às 15h - 4º treino livre