Esporte & Cia

Sunday, Apr 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Meira estreia na Stock: "Ganhamos boa bagagem"

E-mail Imprimir PDF

A estreia de Vitor Meira na Stock Car foi encarada como uma "experiência valiosa" pelo piloto. O brasiliense de 35 anos voltou às competições no Brasil depois de dez anos disputando a Fórmula Indy, e em sua primeira corrida em Interlagos desde as Mil Milhas de 2002, o competidor da Officer ProGP concluiu a prova, apesar de ter enfrentado alguns percalços durante seus 40 minutos, que aconteceu na manhã do domingo (25/03) na capital paulista.

"Só o fato de largar atrás já é um complicador. Na sexta volta eu tomei uma batida que furou o pneu traseiro esquerdo do meu carro, o que me obrigou a fazer uma parada para a troca. Isso comprometeu um pouco do planejamento, e a partir daí a missão foi terminar a prova para acumular quilometragem e aprender mais sobre o carro. Foi valioso, e hoje me ensinou muito a incorporar a filosofia da Stock Car, a trabalhar com estratégias, e tudo mais", destacou Vitor, que largou da 23ª posição e concluiu a prova em 27º lugar.

Seu companheiro de equipe, Duda Pamplona, vinha constante em 11º e se encaminhava para somar 10 pontos no campeonato. Pouco antes da abertura da última volta, na Chicane do Café, o push rod, peça que compõe a suspensão traseira, quebrou, forçando o abandono do carioca. "Foi uma pena. Não tínhamos o ritmo ideal de corrida. Mas vínhamos em uma toada em que se não era possível atacar quem estava à frente, pelo menos não permitia a aproximação de quem vinha atrás", lembrou.

Para ambos, o final de semana trouxe uma boa bagagem para a equipe. "Tivemos muito trabalho durante todo o final de semana para acertar os dois carros. Conseguimos melhorar, então já sabemos em quais pontos trabalhar. Agora, com a próxima etapa em Curitiba, deveremos estar mais fortes, principalmente o Vitor, que já tem experiência guiando o Stock lá", explicou Pamplona.

A opinião dos pilotos é compartilhada pelo diretor-esportivo da Officer, Fabio Gaia. "Acumulamos experiência, e isso foi importante. O Vitor fez uma boa estreia e aprendeu bastante aqui em Interlagos. Uma pena que o pneu foi furado, o que forçou a equipe a substituir por um que já estava bastante usado, e isso mudou muito o comportamento do carro, já que era um pneu utilizado no treino de sexta-feira, quando ainda trabalhávamos para encontrar o melhor acerto. Então, era uma borracha com um desgaste alto e um pouco irregular", apontou.

"Agora vamos para Curitiba, onde ambos os pilotos acumularam boa quilometragem e conseguiram um ótimo acerto. Eles andaram rápido nos treinos coletivos de três semanas atrás, então eu acho que as expectativas são boas para nós", concluiu.

A próxima etapa da Stock Car acontece em Curitiba (PR), no dia 15 de abril.

Resultado da 1ª etapa
1) Cacá Bueno - Red Bull - 24 voltas em 43min29s406
2) Thiago Camilo - RCM - a 1s326
3) Ricardo Maurício - Eurofarma - a 9s777
4) Allam Khodair - Vogel - a 11s132
5) Átila Abreu - AMG - a 12s028
6) Daniel Serra - Red Bull - a 12s372
7) Nonô Figueiredo - AMG - a 12s761
8) Julio Campos - Carlos Alves - a 14s414
9) Valdeno Brito - Shell Racing - a 15s421
10) Lico Kaesemodel - RCM - a 15s846
11) Marcos Gomes - Medley - a 22s367
12) Felipe Maluhy - Bassani Racing - a 23s867
13) David Muffato - Itaipava - a 24s218
14) Luciano Burti - Itaipava - a 26s555
15) Denis Navarro- Vogel - a 30s899
16) Rodrigo Sperafico - Mico´s - a 34s294
17) Galid Osman - BMC - a 42s867
18) Giuliano Losacco - Bassani Racing - a 43s616
19) Pedro Boesel - JF Racing - a 43s906
20) Xandinho Negrão - Medley - a 47s453
21) Eduardo Leite - Hot Car - a 49s114
22) Diego Nunes - Hot Car - a 55s383
23) Tuka Rocha - BMC - a 59s399
24) Max Wilson - Eurofarma - a 59s705
25) Alceu Feldmann - Shell Racing - a 1min00s110
26) Ricardo Zonta - RZ - a 1min11s591
27) Vitor Meira - Officer ProGP - a 1min38s634
28) Ricardo Sperafico - Mico´s - 1min39s089
29) Duda Pamplona - Officer ProGP - a 1 volta
30) Antonio Pizzonia - JF Racing - a 4 voltas
Não completaram:
31) Rodrigo Navarro - Carlos Alves - a 9 voltas
32) Popó Bueno - RZ - a 20 voltas