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Gomes e Xandinho podem usar "push" no qualifying

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Praticamente desprezada pelos pilotos de ponta na abertura da temporada em Interlagos, a utilização do botão de ultrapassagem durante os treinos classificatórios da Stock Car não deverá ser descartada neste fim de semana em Curitiba. A previsão é de Maurício Ferreira, diretor-técnico da Medley-Full Time, um dos times que preferiu abrir mão da possibilidade em São Paulo e recorrer ao dispositivo que aumenta a potência do motor apenas na corrida. "Vamos conhecer o pacote do push-to-pass nesta quinta-feira e, a partir daí, começaremos a decidir sobre a conveniência do seu emprego nas tomadas de tempo. Dependendo do que estiver disponível, poderemos usá-lo, sim", admitiu o chefe de equipe dos paulistas Marcos Gomes e Xandinho Negrão.

A permissão do emprego do botão de ultrapassagem também no qualifying é uma das novidades do regulamento de 2012. No entanto, apenas seis pilotos optaram pelo recurso em Interlagos e somente um deles - Júlio Campos - conquistou uma vaga entre os 10 que decidiram a pole na segunda e última parte do treino. De acordo com a estimativa das equipes, o ganho de tempo de volta - em torno de dois décimos - não compensaria a "queima" de quatro tiros. Pelo regulamento particular da prova em Interlagos, quem usou o botão na classificação, com o limite de quatro acionamentos, teria a mesma quantidade na corrida. Quem economizou pôde usar o botão por oito vezes na prova.

Ferreira acredita que a baixa adesão ao "push-to-pass" na sessão classificatória em Interlagos poderá fazer com que a JL - empresa responsável pela criação e operação do sistema - chegue ao Paraná com uma proposta mais agressiva. O número e a duração dos acionamentos e o intervalo entre cada um deles são recalculados a cada etapa. A ideia é permitir que pilotos em tese sem tantas chances de sair nas primeiras filas consigam dar um salto à frente e possam embaralhar o grid. Numa pista onde a defesa da posição é mais fácil do que em Interlagos, a diminuição da utilização do botão de ultrapassagem na prova em nome de uma melhor posição de largada poderia ser considerada. "Será uma questão de saber com exatidão o que será oferecido, para que possamos fazer os cálculos e ver se compensa", reforça Ferreira.

Já de posse de todos os números, os carros entrarão na pista do Autódromo Internacional de Curitiba - Pinhais na sexta-feira para as duas primeiras sessões de ensaios livres da segunda etapa, ambas com duração de 40 minutos para cada um dos dois grupos. A primeira está marcada para as 10 horas e a segunda começará às 13 h, sempre com limite de 16 voltas por carro. As equipes são obrigadas a informar por escrito até às 17 horas do mesmo dia se pretendem usar o botão de ultrapassagem nos treinos classificatórios.