Esporte & Cia

Friday, Mar 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Valdeno Brito vence corrida sensacional em Cascavel

E-mail Imprimir PDF

Uma das melhores provas dos últimos anos. Assim pode ser definida a vitória de Valdeno Brito neste domingo pela manhã no retorno da Stock Car a Cascavel. Valdeno ganhou e quem recebeu o presente foram os 34 mil torcedores que esgotaram os ingressos na volta da principal categoria do automobilismo brasileiro à cidade do oeste paranaense. Na quinta vitória na carreira de Valdeno, a segunda na temporada, os fãs viram muitas ultrapassagens, vários líderes, muita emoção e um forte acidente, sem consequências para os pilotos. O resultado levou o paraibano Valdeno a se aproximar dos ponteiros do campeonato, pois o ainda líder Cacá Bueno abandonou, assim como o segundo colocado Ricardo Maurício. Eles se mantiveram, respectivamente, com 115 e 112 pontos contra 99 de Daniel Serra e 94 de Valdeno. Essa briga promete muito mais emoção até o final.

A segunda posição na corrida ficou com o paranaense Julio Campos, que fez seu terceiro pódio na categoria e o primeiro na temporada. Ele chegou 4,2 segundo atrás de Valdeno e cerca de dois segundos à frente de Allam Khodair. Este foi o terceiro pódio consecutivo do Japonês Voador, vencedor em Jacarepaguá e em Salvador. Quem também fez uma corrida sensacional foi Átila Abreu. Ele largou na pole e se manteve na dianteira até a décima volta, quando um pneu furou e o levou aos boxes. Numa comprovação de que seu carro estava muito bem acertado, Átila superou vários adversários para chegar na quarta colocação.

``No começo da corrida economizei pneus, pois o pessoal da Goodyear tinha dito que o momento mais crítico seria, justamente, no início. Meus pneus estavam tão bons que, de repente, faria até outra corrida. Estou feliz com a vitória, mas não penso em brigar pelo título. Quero ir prova a prova e agora meu alvo é Tarumã, uma pista bem parecida com essa de Cascavel, pois também é de alta velocidade``, disse Valdeno, o primeiro ganhador da Corrida do Milhão, que neste ano será em Interlagos no dia 9 de dezembro.

Julio Campos se disse feliz por ter chegado ao pódio no seu Estado de origem. Antes desse segundo lugar em Cascavel ele tinha feito dois terceiros, um no Velopark e outro em Curitiba, ambos em 2010. Julio tem 87 pontos e ocupa a oitava colocação na classificação geral.

``É muito difícil para a gente chegar no nível de uma equipe que tem quatro carros. Temos sido competitivos ano inteiro, menos nas duas últimas provas quando tivemos problemas. Temos andado entre os dez e isso é muito importante. A nossa ideia neste primeiro ano da equipe é chegar entre o quinto e o décimo. Claro que se der, brigaremos pelo campeonato!``, disse Julio Campos.

Allam Khodair também mostrava alegria, pois todos na categoria sabem da dificuldade de se fazer um pódio, quanto mais três seguidos. Khodair, que largou em 13º., abandonou três corridas na temporada e ainda assim tem 82 pontos na 10ª. posição na tabela do campeonato.

``Tenho de agradecer esta fase. No sábado bati forte e fiquei com dores no pescoço. Fiquei feliz com esse pódio, que tem três batalhadores. Nosso carro aguentou seguindo os conselhos da Goodyear. Queremos continuar a chegar no pódio para brigar pelo título. Com a última prova valendo pontos em dobro, imagine se acontecer algo como hoje. Alguém pode estar 43 pontos atrás e sair campeão``, disse Khodair.

Resultado da oitava etapa da  Stock Car 2012:

1) Valdeno Brito (Shell Racing), 41min57s669
2) Julio Campos (Carlos Alves Competições), 42min01s939
3) Allam Khodair (Vogel Motorsport), 42min03s771
4) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing), 42min10s627
5) Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing), 42min12s264
6) Max Wilson (Eurofarma RC), 42min12s962
7) Galid Osman (BMC Racing), 42min14s547
8) Duda Pamplona (Officer ProGP), 42min17s676
9) Vitor Meira (Officer ProGP), 42min17s676
10) Lico Kaesemodel (RCM Motorsport), 42min19s628
11) Diego Nunes (Hot Car Competições), 42min20s508
12) Felipe Maluhy (Medley Fulltime), 42min25s648
13) Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi Racing), 42min26s821
14) Pedro Boesel (Comprafacil Nascar JF), 42min27s856
15) Tuka Rocha (BMC Racing), 42min29s033
16) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM Motorsport), a 1 volta
17) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 1 volta
18) Patrick Gonçalves (Carlos Alves Competições ), a 1 volta
19) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), a 1 volta
20) David Muffato (Itaipava Racing Team), a 1 volta
21) Xandinho Negrão (Medley Fulltime), a 1 volta
22) Ricardo Zonta (Linea Sucralose), a 2 voltas
23) Popó Bueno (Linea Sucralose), a 3 voltas
24) Luciano Burti (Itaipava Racing Team), a 4 voltas
25) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 4 voltas
26) Antonio Pizzonia (Comprafacil/Nascar), a 8 voltas
27) Denis Navarro (Vogel Motorsport), a 16 voltas
28) Giuliano Losacco (Shell Racing), a 27 voltas
29) Eduardo Leite (Hot Car Competições), a 27 voltas
30) Ricardo Sperafico (Prati-Donaduzzi Racing), a 31 voltas
31) Diogo Pachenki (Bassani Racing), sem tempo
32) Claudio Ricci (Bassani Racing), sem tempo