Os vinte e um dias que separam a nona e a décima etapas da Stock Car - a próxima corrida do calendário está marcada para o dia 21 de outubro, em Curitiba (PR) -, serão vividos, de certa forma, em clima de expectativa positiva para os integrantes da equipe paranaense Prati-Donaduzzi.
Apesar da frustração por perder a maior chance de pódio do ano em uma prova que teve Ricardo Sperafico na terceira posição do grid, o time espera com ansiedade pelo décimo desafio do campeonato em uma pista que foi palco do primeiro bom momento da Prati-Donaduzzi na temporada.
No domingo (30/09), Ricardo viu suas chances de pontuar entre os primeiro colocados se extinguir já no início da corrida, quando fez seu primeiro pit stop para a troca de um pneu furado. O paranaense ainda voltaria aos boxes ao longo da corrida para nova troca de pneus, e terminou por abandonar a disputa a poucos giros do final em razão de um problema de suspensão.
"Naturalmente estamos um pouco frustrados pelo abandono, mas o que fica de positivo após esta corrida é o nosso ótimo resultado no treino de classificação. Ficamos a 0s119 da pole position nesta etapa, e durante a corrida tivemos um ritmo muito forte enquanto os nossos pneus aguentaram. Isso mostra que estamos no caminho certo e só precisamos de um pouco mais de tempo", declarou o piloto.
Nono colocado no grid, Rodrigo Sperafico também precisou parar nos boxes para troca de pneus, mas teve um ritmo de corrida ainda mais rápido que o de Ricardo na corrida deste domingo. Com voltas entre as mais rápidas da prova, ele compartilhou da opinião do irmão depois de encerrada a nona etapa do campeonato.
"Acertamos a previsão de que os tempos de volta durante essa corrida seriam cerca de três segundos superiores aos do treino de classificação, por causa do grande consumo de pneus. Só não previmos que nossos compostos se degradariam tão rápido em razão do asfalto abrasivo de Tarumã", declarou Rodrigo. "Tanto eu quanto o Ricardo tivemos pneus furados já no início da corrida, e nas últimas voltas meu ritmo subiu muito porque meus pneus acabaram novamente. Foi uma pena, mas também acredito que estejamos no caminho certo", acrescentou.
Os gêmeos Sperafico não foram as únicas vítimas de problemas de pneu em Tarumã. Embora a etapa deste domingo tenha sido menos agressiva aos compostos do que fora a corrida passada, em Cascavel, até mesmo o pole position e líder até a metade da prova, Allam Khodair, perdeu o pódio em razão de um estouro de pneu. Outros sete pilotos fizeram pit stops forçados ao longo da corrida.
"Por ser muito rápida e ter um asfalto antigo, a pista de Tarumã apresenta um consumo de pneus muito elevado. Em Curitiba não teremos o mesmo problema, e já fizemos bons treinos por lá. Por isso a expectativa é boa e o clima na equipe, apesar do abandono, é positivo", encerrou Ricardo Sperafico.
A vitória na nona etapa da Stock Car foi de Thiago Camilo, que conquistou sua primeira vitória na temporada. Atila Abreu e Daniel Serra completaram o pódio.
Veja o resultado completo da prova:
1 - Thiago Camilo - RCM Motorsport - Chevrolet - 37 voltas em 41min48s299
2 - Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 0s947
3 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 5s206
4 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 7s888
5 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 8s153
6 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 12s832
7 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 18s170
8 - Denis Navarro - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 19s680
9 - Nono Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 24s277
10 - Ricardo Zonta - Linea Sucralose - Chevrolet - a 30s138
11 - Allam Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 33s346
12 - Giuliano Losacco - Shell Racing - Peugeot - a 34s662
13 - Luciano Burti - Itaipava Racing Team - Peugeot - a 37s412
14 - Eduardo Leite - Hot Car Competições - Chevrolet - a 38s063
15 - Galid Osman - BMC Racing - Chevrolet - a 44s989
16 - Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 45s900
17 - Popó Bueno - Linea Sucralose - Chevrolet - a 49s480
18 - Antonio Pizzonia - Comprafacil Nascar JF - Peugeot - a 52s819
19 - Diego Nunes - Hot Car Competições - Chevrolet - a 56s446
20 - Vitor Meira - Officer ProGP - Chevrolet - a 57s725
21 - Rodrigo Sperafico - Prati-Donaduzzi Racing - Peugeot - a 1min03s702
22 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a 1min13s535
23 - David Muffato - Itaipava Racing Team - Peugeot - a 1 volta
24 - Julio Campos - Carlos Alves Comp. - Peugeot - a 1 volta
25 - Pedro Boesel - Comprafacil Nascar JF - Peugeot - a 1 volta
26 - Claudio Ricci - Bassani Racing - Peugeot - a 1 volta
27 - Patrick Gonçalves - Carlos Alves Comp. - Peugeot - a 1 volta
28 - Matheus Stumpf - Bassani Racing - Peugeot - a 2 voltas
Não completaram:
Ricardo Sperafico
Felipe Maluhy
Lico Kaesemodel
Xandinho Negrão