A Equipe Mobil Super Pioneer tem imagens que, segundo eles, podem provar que o piloto Nonô Figueiredo fez o reabastecimento da forma correta, na manhã do domingo (20/10), e buscará, na Justiça Desportiva, reverter a decisão dos comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que o excluíram da décima etapa da Stock Car. De acordo com Thiago Meneghel, chefe da escuderia, todos os prazos iniciais de apelação foram cumpridos no próprio domingo, no Autódromo de Curitiba, e agora eles vão esperar para apresentar as provas no julgamento.
``A CBA nos puniu dizendo que não fizemos a parada conforme o regulamento prevê. Eles alegaram que o tanque de abastecimento não foi acoplado ao carro. Nós questionamos, pois nossos mecânicos foram seguros e garantiram que o bocal entrou. Fomos buscar imagens, pegamos a da câmera on board do carro do Nonô, que dá para ver pelo retrovisor que entrou, sim. Pegamos também as do carro do Valdeno Brito, cujo box era atrás do nosso, e também pegamos de uma equipe de filmagem que estava com a câmera fixa dentro dos boxes e essa dá para ver claramente o mecânico acoplando e tirando o tanque``, disse Meneghel na manhã desta segunda-feira.
A Equipe Mobil Super Pioneer reuniu todas as provas e as apresentará ao tribunal da CBA para o julgamento, que deve acontecer o mais rapidamente possível, pois a temporada da Stock Car se encerra dia 15 de dezembro em Interlagos. Nonô Figueiredo, o piloto em atividade com maior número de corridas na categoria, largou em 27º lugar e terminou numa excelente oitava posição, que foi retirada pela CBA. Meneghel continua a falar sobre a punição que considera indevida.
``No nosso entendimento o reabastecimento foi correto, pois o regulamento diz que o carro tem de estar parado, e estava, e que o tanque tem de ser acoplado ao bocal, o que também aconteceu. Não especifica nada sobre a quantidade de combustível que tem de entrar. Parece que o fiscal que estava no nosso box é um contratado somente para o final de semana. Em nenhum momento a CBA nos procurou e estamos recorrendo da decisão, pois uma imagem vale mais do que tudo. Respeitamos os comissários e esperamos que esse erro seja corrigido o quanto antes``, analisa o chefe da Mobil Super Pioneer.
Meneghel e toda a equipe ficaram chateados com a punicão a Nonô, mas festejaram muito a primeira vitória de Átila Abreu na temporada. Depois de largar duas vezes na pole e ter problemas, a quinta conquista na carreira do piloto deu muita alegria a todos na escuderia e elevou o moral do grupo, que busca mais vitórias até o final de 2013. Átila Abreu é o único piloto entre os 34 no grid a ter feito três poles positions na temporada.