Fechando o verão e abrindo o outono, as águas de março encerraram prematuramente os treinos livres da etapa inaugural da temporada 2014 da Stock Car nesta sexta-feira em Interlagos. Tímida a princípio no meio da tarde, a chuva se transformou num temporal que provocou o fechamento da pista por motivo de segurança. Ainda com o asfalto seco, no primeiro dos dois grupos, Rubens Barrichello (Full Time) estabeleceu a melhor marca dos ensaios coletivos. Antonio Pizzonia, parceiro de Bruno Senna na Prati-Mico's Racing na primeira corrida em dupla da história da categoria, ficou em 12º. A comparação dos tempos, no entanto, ficou prejudicada pelas diferentes condições de pneus e pelo estado mais ou menos favorável do asfalto que cada um encontrou.
A verdade sobre as chances de cada dupla virá nos treinos classificatórios também inéditos deste sábado - o piloto titular sairá com pneus novos e depois dará lugar ao astro convidado com o mesmo jogo. Com a previsão de chuva e o maior ou menor grau de intimidade de cada piloto com o asfalto molhado, a briga pela pole não deverá ter favoritos e nada pode ser descartado. Em condições normais, no entanto, Pizzonia e Bruno acreditam que têm chances de garantir uma boa posição no grid. "O carro está bom", concordaram. "Apenas os freios traseiros estão bloqueando um pouco, o que compromete as curvas, aumenta a temperatura e o desgaste dos pneus", disse Pizzonia. "Com pneus novos, não se sente tanto esse problema porque a aderência é maior. Mas, depois de três voltas, os freios voltam a travar", completou Bruno.
Bruno impressionou pela rapidez - foi o mais veloz do quarteto da equipe, complementado por Júlio Campos e Fábio Carbone. Mas coube a Pizzonia, com maior experiência na categoria, a incumbência de acertar o carro nos treinos da tarde. "Preferimos deixar nossos pneus novos para amanhã. Além disso, ainda preciso de mais tempo para me readaptar ao carro e ao circuito porque não ando aqui desde 2012", lembrou. "Mas, no geral, o carro está competitivo e me deixou animado. Vamos torcer para o tempo firmar e eu poder andar mais nos treinos livres de amanhã", afirmou o piloto amazonense.
Se Bruno e Pizzonia enfrentaram um dia praticamente livre de dificuldades, Campos e Carbone voltaram a sofrer com a pane no novo câmbio acionado por borboleta. "Ainda não andei, desde os treinos de pré-temporada em Curitiba", lamentou Campos, decepcionado com um drama que parecia longe de solução. A luz no fim do túnel, no entanto, veio no fim do dia. Debaixo de chuva, mas antes que o asfalto ficasse impraticável, Carbone conseguiu completar diversas voltas sem o travamento da quarta marcha. "Parece que agora ficou legal", comemorou o piloto convidado de Campos.
Já praticamente sem luz natural e com a água praticamente invadindo os boxes, a equipe deveria treinar a troca de pilotos, pneus e reabastecimento. De acordo com o diretor-técnico Juan Carlos Lopez, o pit stop poderá ser fundamental no domingo. "A parada nos boxes decide uma corrida. Quem perder dois ou três segundos vai ficar com a vida complicada", garantiu.
Os melhores tempos da sexta-feira:
1 - Rubens Barrichello-Augusto Farfus (Full Time), 1min39s612
2 - Ricardo Zonta-Diego Aventin (RZ), 1min39s680
3 - Denis Navarro-Álvaro Parente (Voxx), 1min39s792
4 - Cacá Bueno-Juan Manuel Silva (Red Bull), 1min39s882
5 - Átila Abreu-Nelsinho Piquet (Mobil Super), 1min40s152
6 - Gabriel Casagrande-Enrique Bernoldi (C2), 1min40s152
7 - Popó Bueno-Gabriel Ponce de León (Shell), 1min40s238
8 - Felipe Lapenna-Chico Serra (Hot Car), 1min40s358
9 - Thiago Camilo-Lucas di Grassi (RCM), 1min40s483
10 - Ricardo Maurício-Osvaldo Negri (RC), 1min40s612
11 - Luciano Burti-Ricardo Rosset (Vogel), 1min40s853
12 - Antonio Pizzonia-Bruno Senna (Prati-Mico's Racing), 1min41s209
13 -Fábio Fogaça-David Muffato (Carlos Alves),1min41s328
14 -Lucas Foresti-Antonio Jorge Neto (Bassani), 1min41s380
15 - Rafael Suzuki-Giuliano Losacco (Pro GP), 1min41s399