Esporte & Cia

Saturday, Apr 20th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Quarteto Red Bull Racing tem prova complicada na Stock Car

E-mail Imprimir PDF

O fim de semana que começou positivo para a Red Bull Racing em Interlagos, com Cacá Bueno e Juan Manuel "Pato" Silva na pole position e Daniel Serra e Alessandro Pier Guidi em terceiro lugar, não terminou tão bem, assim. Uma corrida inédita, conturbada, com chuva, acidentes e várias trocas de posição marcou a abertura da temporada 2014 da Stock Car, com Serrinha e Alessandro em quarto lugar, duas posições à frente de Cacá e Pato.

A prova teve início com safety car, em virtude da chuva que caia em Interlagos no momento da largada, que fez os pilotos percorrerem três voltas atrás do carro de segurança até a autorização da direção de prova para pisarem fundo. Quer dizer, nem tanto.

Com o asfalto bem molhado, a freada para o "S" do Senna foi contornada com extremo cuidado. Enquanto Cacá manteve a ponta, Serrinha conseguiu superar Felipe Fraga para assumir a segunda colocação, que durou pouco, pois, na freada para a Curva do Lago, Valdeno Brito o ultrapassou.

Enquanto Cacá, Valdeno, Serrinha e Fraga lutavam pela liderança, pouco mais atrás Rubens Barrichello tentou ultrapassar Denis Navarro na segunda perna do "S" do Senna, os dois se tocaram, fazendo com que este rodasse e fosse atingido por Vitor Genz e Allam Khodair, provocando a entrada do safety car. Na relargada o pentacampeão manteve a ponta até entrar para a troca de pilotos e pneus. Foi aí que a corrida se complicou.

Cacá saiu do carro, dando lugar a Pato Silva, mas a parada demorou um pouco mais que o programado, fazendo com que o argentino perdesse posições para os carros de Valdeno, Fraga e Marcos Gomes, que, a esta altura, eram pilotados pelo holandês Jeroen Bleekemolen; Rodrigo Sperafico; e Mauro Giallombardo, da Argentina.

O pit stop de Serrinha também não foi dos melhores. Ao assumir o Red Bull Racing #29, o volante não foi encaixado direito, fazendo com que o italiano Alessandro Pier Guidi não conseguisse sair ao ser liberado pela equipe, perdendo posição para o carro de Sérgio Jimenez sob o comando do australiano Mark Winterbottom.

Com os pilotos convidados na pista, e a chuva bem mais fraca em relação ao início da corrida, os competidores ficaram mais espalhados. Mas ainda teve tempo para um toque entre os dois pilotos a bordo dos carros da Red Bull Racing.

Pier Guidi ultrapassou Pato Silva no fim da reta dos boxes e acabou perdendo o ponto da freada, fazendo com que o italiano saísse do traçado. Pato achou que piloto do carro #29 não fosse conseguir parar para contornar a primeira perna do "S" do Senna no traçado e colocou por dentro, mas não foi o que aconteceu. Resultado: os dois se tocaram, prejudicando ambos.

Enquanto a dupla Fraga/Sperafico rumava para a vitória, as demais posições também não sofreram grandes alterações. Melhor para o tocantinense de 18 anos que venceu em sua estreia na Stock Car e, de quebra, se tornou o mais jovem vencedor da principal categoria do automobilismo brasileiro.

Após o fim da prova, a dupla Marcos Gomes e Mauro Giallombardo foi penalizada com o acréscimo de 20 segundos por fazer a parada fora da janela permitida por regulamento, entre as voltas 13 e 16.

A próxima parada da Stock Car será no dia 13 de abril, na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, que volta a fazer parte do calendário da categoria após ficar duas temporadas de fora.

ABRE ASPAS:

DANIEL SERRA,
Red Bull Racing, Chevrolet Sonic #29 - P4 "O começo foi bem complicado. Tinha um carro muito bom no S do Senna e na chicane, mas no miolo perdia muito tempo para os outros pilotos. Consegui chegar na parada em quarto, mas o pit (stop) acabou demorando um pouco mais que a gente esperava e perdemos algumas posições. No fim, o quinto lugar não foi ruim, pois somamos oito pontos, que podem ser importantes na luta pelo título no fim da temporada. O Alessandro (Pier Guidi) fez uma corrida muito boa, com um ritmo forte e muito constante. Claro que não existe ‘se’, mas sem o problema na parada e o toque com o Pato (Silva), poderíamos ter terminando mais para frente"

ALESSANDRO PIER GUIDI (ITA), Red Bull Racing, Chevrolet Sonic #29 - P4 "Foi mais fácil pilotar o carro na chuva do que eu esperava. Estava mais confortável e achei um bom ritmo, pena que já foi no fim da prova. O fim de semana foi muito positivo e é sempre bom conhecer novas categorias. Gostei do ambiente da Stock Car, é uma categoria interessante. Já tinha ouvido falar e, com certeza, foi bom estar aqui"

CACÁ BUENO, Red Bull Racing, Chevrolet Sonic #0 - P6 "Perdemos cerca de seis segundos no pit stop, pois tivemos um problema durante o reabastecimento. Infelizmente, não é a primeira vez que isso acontece. Em outras corridas já aconteceu de perder posições na parada de box e isso não pode acontecer. Tínhamos condições de terminar no pódio, que seriam quatro ou cinco pontos a mais, que, lá na frente, podem ser decisivos na luta pelo título. O Pato (Silva) foi muito bem, ontem (sábado) garantiu a pole para a gente e, depois de duas ou três voltas, até se entender com o carro na chuva, conseguiu manter um bom ritmo durante a corrida. O toque com o italiano e a parada nos custaram alguns segundos valiosos, pois poderíamos ter terminado mais bem posicionados"

PATO SILVA (ARG), Red Bull Racing, Chevrolet Sonic #0 - P6 "No geral, foi um fim de semana muito divertido. Só fico triste por não termos conseguido uma melhor posição para ajudar mais o Cacá, mas fiz o que podia. É difícil encarar uma situação totalmente nova, como aconteceu hoje por causa da chuva, justamente no momento que é mais importante. Ainda bem que não teve nenhum grande problema no toque com o Alessandro (Pier Guidi), pois se isso tivesse prejudicado o Cacá (Bueno) ou o Daniel (Serra) ficaria muito mal"

Confira o resultado da etapa de abertura da temporada 2014 da Stock Car:

1º) Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico - 25 voltas
2º) Valdeno Brito/Jeroen Bleekemolen a 5s903
3º) Sérgio Jimenez/Mark Winterbottom a 11s059
4º) DANIEL SERRA/ALESSANDRO PIER GUIDI a 17s949
5º) Átila Abreu/Nelsinho Piquet a 18s710
6º) CACÁ BUENO/PATO SILVA a 18s935
7º) Tuka Rocha/Craig Dolby a 22s089
8º) Rubens Barrichello/Augusto Farfus Jr a 25s274
9º) Popó Bueno/Ponce de Léon a 27s932
10º) Marcos Gomes/Mauro Giallombardo a 30s804

Veja os dez primeiros na classificação do campeonato após uma etapa:

1º) Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico - 12 pontos
2º) Valdeno Brito/Jeroen Bleekemolen - 11
3º) Sérgio Jimenez/Mark Winterbottom - 10
4º) DANIEL SERRA/ALESSANDRO PIER GUIDI - 9
5º) Átila Abreu/Nelsinho Piquet - 8
6º) CACÁ BUENO/PATO SILVA - 7
7º) Tuka Rocha/Craig Dolby - 6
8º) Rubens Barrichello/Augusto Farfus Jr - 5
9º) Popó Bueno/Ponce de Léon - 4
10º) Marcos Gomes/Mauro Giallombardo - 3