Esporte & Cia

Thursday, Apr 18th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Átila Abreu pronto para rodada dupla na Stock Car

E-mail Imprimir PDF

Assimilada a novidade da rodada dupla na Stock Car, o desafio agora é traçar a melhor estratégia visando a pontuação máxima no domingo. É com este espírito que Átila Abreu desembarcou nesta quinta-feira na capital federal para a terceira etapa da temporada.

"Nas duas etapas passadas ninguém sabia direito como seria. Tudo era novidade: mudanças no regulamento, pilotos convidados, rodada dupla... Agora o cenário está mais claro e tivemos uma base mais sólida para trabalhar", disse o dono do carro #51. Átila lembrou que a prova de abertura da temporada valeu menos pontos em virtude do inédito formato com os pilotos convidados e que a etapa de duas semanas atrás em Santa Cruz do Sul foi a primeira com duas baterias.

A corrida de Brasília repetirá o formado da prova passada, com uma bateria inicial de 40 minutos e outra de 20, com as dez primeiras posições do grid invertidas.

O competidor sorocabano destaca dois pontos que ganham mais importância neste modelo de disputa: regularidade e sobrevivência na pista.

"Na segunda corrida, mesmo com o carro longe do acerto ideal, saímos de 26º para terminar em sétimo em Santa Cruz do Sul. Foram diversas panes secas e algumas quebras dos adversários na segunda prova, o que mostra que não dá para desistir nunca", explicou o piloto, décimo colocado na temporada 2014 com 15 pontos.

Átila chama atenção também para a performance de Sergio Jimenez na prova passada, para ilustrar que eventualmente a vitória em uma das corridas pode não ser a melhor estratégia se isso implicar sacrificar a segunda prova. "O Jimenez lidera o campeonato sem ter vencido nenhuma prova, o que ressalta a importância da regularidade neste ano. Entendo que será muito importante trabalhar para ficar entre os cinco primeiros nas duas provas, isso certamente nos dará pontos importantes no campeonato", acrescentou o piloto.

Thiago Meneghel, chefe da equipe Mobil Super, lembra ainda que o piso de Brasília historicamente proporciona muito desgaste de pneus e que isso pode obrigar as equipes a paradas de box mais longas que as realizadas em Santa Cruz do Sul. "Além disso, é uma pista de alta velocidade onde os carros andam sempre muito próximos. Por isso é importante também preservar o equipamento e evitar os constantes toques que acontecem na pista", acrescentou o engenheiro.

As atividades de pista para a terceira etapa da Stock Car começam nesta sexta-feira às 15h40 com um shakedown seguido do primeiro treino livre. A tomada está marcada para as 14h de sábado, e a largada da primeira bateria para 12h30 de domingo.

Classificacao no campeonato apos duas etapas:

1. Valdeno Brito 37 pontos
    Sergio Jimenez 37
3. Marcos Gomes 36
4. Cacá Bueno 31
5. Antonio Pizzonia 26
6. Daniel Serra 23
7. Tuka Rocha 22
8. Galid Osman 19
9. Ricardo Mauricio 17
10. Átila Abreu 15