Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Camilo não ganha o 3º milhão por 0,186 segundo

E-mail Imprimir PDF

A terceira vitória de Thiago Camilo na Corrida do Milhão – que ele vencera em 2011 e 2012, em Interlagos (SP) – escapou hoje em Goiânia por 186 milésimos de segundo. O piloto da Ipiranga RCM largou em quarto, ficou espremido e caiu para sétimo na primeira volta. Com um ritmo fortíssimo de corrida, Camilo passou o companheiro de Ipiranga RCM, Galid Osman, na segunda volta, e na oitava superou em uma única investida Julio Campos e Valdeno Brito, assumindo o quarto lugar.

Enquanto isso, Rubens Barrichello, que largou na pole position, se manteve na ponta, poupando a utilização do botão de ultrapassagem – cada piloto tinha direito a usar 16 vezes em 50 minutos. Camilo passou Allam Khodair na décima volta. Quando Átila Abreu fez o primeiro pit stop, onde a troca de pelo menos um pneu era obrigatória, Camilo assumiu o segundo lugar. Na passagem seguinte, Rubinho e Camilo entraram juntos no pit, e na volta Barrichello era o primeiro, Átila o segundo e Camilo o terceiro. Mas na 18ª das 36 voltas, na metade da corrida, Thiago Camilo ultrapassou Átila Abreu e partiu na caça de Barrichello.

Ainda houve mais uma rodada de pit stops, no fim da qual as posições de Camilo e Barrichello não se alteraram. As últimas voltas foram algumas das mais eletrizantes da história recente da Stock Car. Thiago Camilo e Rubens Barrichello trocaram de posições meia dúzia de vezes, mas no fim, o ex-piloto de Fórmula 1 tinha mais botões de ultrapassagem para acionar e conseguiu cruzar a linha de chegada alguns metros à  frente. 

“Eu queria muito ganhar a Corrida do Milhão pela terceira vez, mas não me sinto frustrado. Sei que fiz o meu melhor, minha equipe me deu um carro muito rápido, provavelmente o melhor de todos, e a gente proporcionou uma bela disputa para quem veio aqui ou viu pela TV. O Rubinho e a equipe Full Time mereceram, eles conquistaram a pole position no sábado e isso foi um diferencial. Eu larguei em quarto, uma boa posição, mas fiquei encaixotado, tomei um toque e fui muito para trás. Tive que usar muitas vezes o botão de ultrapassagem no início e no fim o Rubinho tinha um a mais, e soube se defender bem. De qualquer forma, estou dividindo um pódio com meu companheiro de equipe pela primeira vez, subimos no campeonato, e o objetivo maior, que é a conquista do título, ficou mais próximo”, disse Camilo, que com os 20 pontos do segundo lugar agora soma 72 e sobe de sexto para segundo no campeonato, que tem Átila Abreu como líder, com 76.

Galid Osman conquistou seu segundo pódio na temporada – o primeiro foi com o terceiro lugar em Santa Cruz do Sul - , e ganhou pontos preciosos no campeonato.  Mais que isso, o piloto da Ipiranga RCM estava aliviado por terminar uma corrida sem problemas e poder mostrar seu potencial. “Venho tendo um carro bom durante toda a temporada, e cheguei aqui em 24º lugar na tabela de pontos, o que não reflete nosso potencial. Tive quebras nas duas rodadas duplas que antecederam a Corrida do Milhão. Hoje consegui fazer uma boa corrida, fiz duas ultrapassagens na pista e outras duas graças ao bom trabalho de pit stops da equipe. A negociação das ultrapassagens me fez perder muito tempo, e fiquei distante do Thiago e do Rubinho. Não posso mentir, torci pra que eles se enroscassem um pouco mais para eu chegar e vencer, mas esse resultado, meu e da equipe, foi muito bom”.  Galid subiu para 17º no campeonato, com 37 pontos.

A próxima corrida da Stock Car acontece dia 17, em Cascavel (PR), com a volta do sistema de rodadas duplas.