Esporte & Cia

Wednesday, Apr 24th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Átila estabelece recorde de pontos na Stock Car 2014

E-mail Imprimir PDF

Átila Abreu não atingiu o degrau mais alto do pódio em nenhuma das duas baterias da etapa da Stock Car em Cascavel. Mas o dono do carro #51 foi o grande vencedor do final de semana: com o terceiro lugar na prova longa e o quinto na corrida complementar, o competidor leva para Sorocaba 28 pontos e amplia a vantagem na liderança do campeonato de quatro para 11 pontos.

A pontuação conquistada por Átila no Autódromo Zilmar Beux representa o recorde na atual temporada, marcada pela introdução das rodadas duplas na principal categoria do automobilismo nacional.

"É esquisito falar que foi meu melhor final de semana do ano, porque não venci nenhuma das duas corridas. Mas no atual regulamento nem sempre o mais importante é ganhar e sim permanecer entre os ponteiros e trabalhar pensando nos pontos. Esta foi a primeira etapa do ano que projetamos a estratégia pensando nas duas provas da rodada dupla e o resultado foi positivo", comentou o piloto.

Após seis das 12 etapas do ano, é a primeira vez que um piloto que chega a uma corrida da Stock Car no topo da tabela consegue manter a liderança no campeonato. Os 11 pontos de vantagem para o vice-líder também representam a maior margem que o primeiro colocado impôs aos demais concorrentes em 2014.

"São elementos positivos, que nos animam para a segunda metade da temporada. Mas numa categoria tão disputada como a Stock Car neste ano, teremos que trabalhar em dobro para sustentar a ponta. É fundamental terminar todas as corridas e pontuar sempre", frisou Átila.

Ele destacou que o momento mais incisivo do final de semana foi o duelo com Cacá Bueno na parte final da primeira corrida. O carro #0 e o bólido da equipe Mobil Super Racing se revezaram na terceira e quarta posições em intenso duelo turbinado pelo botão de ultrapassagem.

"É sempre difícil disputar com o Cacá. Procurei manter a concentração porque sei que se tivesse o mínimo erro ele não iria perdoar. Passamos seis ou sete voltas trocando push-to-pass. Foi um duelo limpo e acho que é isso que o torcedor espera na Stock Car. Sabia que iam fazer falta na segunda corrida, mas compensava usar mais o botão de ultrapassagem porque valia uma posição no pódio", afirmou Átila, que acabou levando a melhor e conquistou o terceiro lugar na prova de 40 minutos.

Foi seu terceiro pódio em 10 corridas na temporada e o vigésimo na carreira na Stock Car.

Na corrida de 20 minutos, Átila largou em oitavo e conseguiu avançar até o quinto lugar. De quebra, ele foi favorecido pelo abandono de alguns dos concorrentes mais próximos na tabela de classificação.

"O time me passou pelo rádio a situação dos pontos, então tratei de trazer o carro para casa. Agradeço a todos os integrantes da Mobil Super Racing pelo trabalho em Cascavel. A primeira metade da temporada já foi e agora vamos mais motivados ainda buscar o título que este time tanto merece."

A próxima etapa da Stock Car acontece em duas semanas em Curitiba, pista de retrospecto favorável para o carro #51, vencedor na capital paranaense em 2012 e 2013.

Bateria 1 - Cascavel (top5):
1. Rubens Barrichello
2. Julio Campos
3. Átila Abreu
4. Cacá Bueno
5. Gabriel Casagrande

Bateria 2 - Cascavel (top5):
1. Marcos Gomes
2. Valdeno Brito
3. Max Wilson
4. Sergio Jimenez
5. Átila Abreu

Campeonato (top10):
1. Atila Abreu 104 pontos
2. Rubens Barrichello 93
3. Sergio Jimenez 93
4. Marcos Gomes 91
5. Julio Campos 91
6. Valdeno Brito 88
7. Thiago Camilo 82
8. Cacá Bueno 81
9. Antonio Pizzonia 74
10. Max Wilson 58