Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Stock Car: Felipe Lapenna é sétimo na etapa de Curitiba

E-mail Imprimir PDF

Chega ao fim a temporada 2014 da Stock Car com um novo campeão. Ex-piloto de Fórmula 1, Rubens Barrichello foi o terceiro colocado neste domingo (dia 30) no autódromo internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), e garantiu seu primeiro título na principal categoria do país. O paulista Daniel Serra foi o vencedor da 12ª etapa, seguido por Átila Abreu, que ficou com o vice-campeonato.

Na equipe Hot Car Competições (Bardahl), Felipe Lapenna conquistou mais um Top-10 para o time de Amadeu Rodrigues e foi o sétimo colocado. Já o companheiro Rafa Matos acabou se envolvendo em um acidente na largada e não completou a prova paranaense.

Matos, que conquistou três pódios ao longo do ano, sendo uma vitória, encerra a temporada em 16º lugar e Lapenna em 18º. A equipe Hot Car Competições ficou entre as 10 melhores, empatada com a Shell Racing com 201 pontos na oitava posição.

"Foi uma temporada muito positiva. Nosso trabalho foi muito bom e terminamos entre as 10 melhores equipes. Tivemos vitória, segundos lugares, andamos bem na maioria das provas. Acho que evoluímos muito. Os pilotos estão de saída para outro time, mas eu tenho certeza que nosso trabalho, como sempre, vai continuar bom. Já anunciamos o Raphael Abbate, vice-campeão do Brasileiro de Turismo, e em breve teremos o outro piloto da equipe. No ano que vem, com certeza, vamos estar bem mais fortes do que este ano", analisou Amadeu Rodrigues, que já teve nos boxes a presença de Abbate, que fará sua estreia no ano que vem na principal categoria do Brasil.

Lapenna, que largou em 10º neste domingo, chegou a cair posições, após levar uma batida, mas conseguiu terminar mais uma prova entre os 10 primeiros. "A corrida começou meio tumultuada na largada. Estava todo mundo querendo dar o máximo na primeira curva, achando que ia acabar a corrida ali. Então, me deram um toque muito forte na traseira. Eu fui pra grama e perdi umas cinco posições. E, na segunda volta, teve um acidente com vários carros, e consegui me posicionar muito bem, achei uma brecha e passei todo mundo e fui pra sexto. O carro ficou estranho após a batida, estava vibrando e um pouco torto, mas fui mantendo o ritmo. No final, acabei perdendo uma posição por besteira, mas estou feliz. A equipe merece muito terminar entre as melhores do campeonato e gostaria de agradecer ao Amadeu e a todos os mecânicos da Hot Car", declarou o piloto do Stock #110.

O paulista também avaliou sua temporada. "Do meio do ano pra frente a equipe e eu evoluímos muito. Aprendi muito, o carro do Amadeu nunca quebrou na minha mão, consegui terminar praticamente todas as corridas e foi um aprendizado muito bom", completou.

Matos também fez uma avaliação positiva no geral do ano e relatou os problemas que enfrentou neste domingo, logo após a largada. "Fiz uma largada muito boa, consegui ganhar três ou quatro posições e já estava com o pensamento de ir pra cima. Mas, quando eu freei, o pelotão da frente simplesmente parou na minha frente, estavam se batendo e não consegui parar o carro e bati. Isso danificou muito o meu carro, quebrou o radiador e não deu para continuar", lamentou o mineiro do Stock #2.

"Com relação à temporada, foi uma montanha russa de emoções. Mas, sem dúvida, olhando o ano como um todo foi muito positivo. A equipe conseguiu sua primeira vitória na Stock Car, tivemos dois segundos lugares, três pódios muito importantes e eu também consegui provar que tenho condições de vencer. E devemos esses bons resultados aos mecânicos, que trabalham muito duro no carro, sem parar e, claro, ao Amadeu e ao Roberto (Galvão, presidente da Bardahl) pelo apoio que sempre nos deram. Sou muito grato à equipe e esses momentos bons eu nunca vou esquecer", finalizou.

A temporada 2015 da Stock Car terá seu início no dia 22 de março, em Goiânia (GO). No dia 8 de fevereiro, as equipes terão um treino coletivo, justamente em Curitiba.

Veja o resultado da etapa de Curitiba:
1 Daniel Serra Red Bull Racing Chevrolet 29 voltas em 41min28s103
2 Átila Abreu Mobil Super Racing Chevrolet a 0.482
3 Rubens Barrichello Full Time Competições Chevrolet a 1.782
4 Cacá Bueno Red Bull Racing Chevrolet a 4.344
5 Allam Khodair Full Time Competições Chevrolet a 8.045
6 Nonô Figueiredo Mobil Super Racing Chevrolet a 20.903
7 Felipe Lapenna Hot Car Competições Chevrolet a 20.961
8 Rafael Suzuki ProGP Chevrolet a 28.465
9 Fabio Fogaça Schin Racing Team Peugeot a 32.258
10 Tuka Rocha RZ Motorsport Chevrolet a 32.808
11 Popó Bueno Shell Racing Chevrolet a 33.068
12 Diego Nunes C2 Team Chevrolet a 33.095
13 Sergio Jimenez Voxx Racing Team Peugeot a 40.052
14 Ricardo Mauricio Eurofarma RC Chevrolet a 40.991
15 Galid Osman Ipiranga-RCM Chevrolet a 44.255
16 Felipe Tozzo Boettger Competições Peugeot a 47.846
17 Alceu Feldmann Hanier Racing Peugeot a uma volta
18 Luciano Burti Vogel Motorsport Chevrolet a uma volta
19 Valdeno Brito Shell Racing Chevrolet a uma volta
20 Denis Navarro Voxx Racing Team Peugeot a uma volta
21 Max Wilson Eurofarma RC Chevrolet a uma volta
22 Beto Cavaleiro Hanier Racing Peugeot a uma volta
23 Antonio Pizzonia Prati-Mico's Racing Peugeot a seis voltas
24 Julio Campos Prati-Mico's Racing Peugeot a oito voltas
Não completaram 75% da prova:
25 Bia Figueiredo ProGP Chevrolet
26 Gabriel Casagrande C2 Team Chevrolet
27 Lucas Foresti RC3 Bassani Peugeot
28 Thiago Camilo Ipiranga-RCM Chevrolet
29 Ricardo Zonta RZ Motorsport Chevrolet
30 Marcos Gomes Schin Racing Team Peugeot
31 Felipe Fraga Vogel Motorsport Chevrolet
32 Raphael Matos Hot Car Competições Chevrolet
33 Vitor Genz Boettger Competições Peugeot

Classificação final do campeonato:
1. Rubens Barrichello 234 pontos
2. Átila Abreu 223,5
3. Cacá Bueno 191
4. Allam Khodair 185
5. Daniel Serra 182
6. Thiago Camilo 174,5
7. Sergio Jimenez 174
8. Julio Campos 167,5
9. Antonio Pizzonia 158,5
10. Ricardo Mauricio 144,5
16. Rafa Matos, 104
18. Felipe Lapenna, 97