Esporte & Cia

Thursday, Apr 25th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Stock Car: Gomes assume ponta e Campos sobe para 2º

E-mail Imprimir PDF

O paulista Marcos Gomes aproveitou bem a ausência do então líder Cacá Bueno, punido com uma etapa de suspensão por ofensas à Confederação Brasileira de Automobilismo na etapa de Ribeirão Preto em abril, e assumiu a ponta da Stock Car depois da rodada dupla de hoje no Autódromo Internacional de Curitiba. Gomes, da Voxx Racing, saiu na frente e ganhou a conturbada primeira bateria, enquanto Sérgio Jimenez, da C2 Motorsport, pole da segunda graças ao sistema de grid invertido dos 10 melhores da corrida 1, levou a melhor na prova de complemento. Se Cacá foi o grande perdedor da 6ª etapa, outro grande destaque foi o paranaense Júlio Campos, que conquistou um sexto e um segundo lugares e subiu de 4º para 2º na tabela de pontos.

O dia de sol forte indicava um domingo tranquilo na pista, mas não foi o que aconteceu na corrida inicial. Na 11ª volta, um acidente forte envolvendo Thiago Camilo (RCM), Felipe Fraga (Voxx Racing), Rafa Matos e Felipe Lapenna (ambos da Nova Schin) provocou a interrupção da prova com bandeira vermelha. Na relargada, depois de meia hora de trabalhos para atendimento aos pilotos e remoção dos pedaços dos carros batidos, Gomes recuperou o comando na volta da parada no pit stop obrigatório. A parada de Campos, que avançara do 13º no grid para o 4º, foi desastrosa por causa de um problema na roda dianteira esquerda que devolveu o piloto ao fim do pelotão. Mas a sorte não abandonou o vencedor da etapa anterior: pouco depois, o carro de segurança entrou em ação depois que crianças atravessaram a pista para pegar uma pipa. Como o resultado levou em conta a soma dos tempos das duas partes da prova, o prejuízo foi reduzido e Gomes acabou terminando em 6º, posição que lhe deu o 5º na ordem de largada da segunda.

Depois de tantos incidentes, a segunda bateria transcorreu sem paralisações. Jimenez largou bem e jamais foi ameaçado, enquanto a segunda colocação foi disputada por Átila Abreu (AMG), Diego Nunes (Vogel Motorsport) e Campos, que ganhou a disputa na última volta. Nesse momento, Átila havia abandonado com um pneu furado e o motor de Nunes passou a apresentar falhação por falta de combustível. Mesmo assim, Daniel Serra (Red Bull) não conseguiu a ultrapassagem que lhe garantiria a última vaga do pódio e a terceira colocação isolada no campeonato.

Como era fácil prever, os resultados foram recebidos com festa nos boxes da Equipe Prati Donaduzzi. O fim de semana começou difícil, por causa do rendimento dos carros abaixo do potencial do time dirigido por Mico Lopez, e o problema no pit stop de Campos parecia ser a gota dágua para um dia a ser esquecido. "Santa pipa", brincou Mico, aliviado com a recuperação dos pontos que por um momento pareceram improváveis. Mico fez questão de exaltar também a corrida no sacrifício de Antonio Pizzonia, que marcou pontos importante para o campeonato de equipes com um 14º e um 10º depois de sair apenas em 25º na primeira prova e levar uma forte batida de Rafa Matos que desequilibrou irremediavelmente o carro.

Foi o segundo grande resultado seguido de Campos em Curitiba, onde em maio se transformou no primeiro local a ganhar uma etapa da Stock Car na capital paranaense. "É muito legal correr aqui na presença da minha família, amigos e torcedores e ver que tudo está dando certo", comentou. Ele "agradeceu" ao safety car que o ajudou escalar a tabela de pontos. "Se não fosse ele, eu não teria conseguido", admitiu. Campos ficou surpreso ao tomar conhecimento da causa da intervenção do carro de segurança. "Isso não pode acontecer", resumiu. "Mas o mais importante hoje é saber que os pilotos envolvidos no acidente estão bem e voltarão com tudo daqui a duas semanas na Corrida do Milhão em Goiânia."

A nova classificação do campeonato:

1 - Marcos Gomes, 140 pontos
2 - Julio Campos, 115
3 - Daniel Serra e Cacá Bueno, 115
5 - Rubens Barrichello, 113