Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Stock Car: Cacá vence pela primeira vez em Cascavel

E-mail Imprimir PDF

Pronto. Podem arrumar outro tabu, porque este a gente já quebrou. Cascavel era uma das poucas pistas da Stock Car onde Cacá Bueno jamais havia vencido (ao lado de Goiânia e Curvelo, que ainda nem saiu do papel). Mas ele tratou de resolver a questão neste domingo, na sexta etapa da temporada.

Largando da pole position, Cacá teve um duelo espetacular com o atual campeão Marcos Gomes. Os dois trocam de posição cinco vezes entre as voltas 25 e 30 (de um total de 43 completadas) e Cacá acabou levando a melhor.

Foi a segunda vitória dele na temporada, 36ª na carreira. Daniel Serra lutou contra o rolamento traseiro esquerdo quebrado para terminar em décimo, somando pontos importantes para o campeonato.

Na segunda corrida do dia, mais curta e valendo menos pontos, esse problema acabou tirando Serrinha da disputa. Cacá terminou em 13º lugar.
Vamos ao resumo.
 
Corrida 1

O circuito de Cascavel tem uma primeira curva bem peculiar: o Bacião. É uma curva de raio longo, cerca de 300 metros de extensão, contornada em alta velocidade. É uma das mais famosas e desafiadoras do campeonato.
E os pilotos da Red Bull Racing souberam lidar muito bem com ela. Cacá se manteve na frente, enquanto Serrinha pulou de décimo para sexto.
Nem a intervenção do safety car na quarta volta foi capaz de atrapalhar os planos. Foi só na 17ª volta que Cacá teve alguma dor de cabeça na corrida. Marquinhos ultrapassou Ricardo Zonta, assumiu o segundo lugar e foi pra cima dele.
Esse duelo teve um momento sensacional, quando Marquinhos espremeu o piloto da Red Bull Racing contra o lado interno da pista, mas Cacá não afinou. Os dois se tocaram de leve no Bacião e Cacá saiu na frente. Tudo no limite da esportividade. O adversário, no entanto, não foi longe. Um problema na suspensão tirou Marquinhos da briga.
Cacá não teve mais nenhuma ameaça mais séria e conquistou a vitória, à frente de Zonta.
Apesar da excelente largada, Serrinha percebeu que havia algo de errado com o carro ainda nas primeiras voltas. Ele se segurou como dava, perdeu posições, mas ainda conseguiu terminar em décimo, marcando pontos que podem ser decisivos na disputa pelo título.
O décimo lugar rendeu ainda a pole position para a Corrida 2, graças ao grid invertido. Mas o destino dele já estava traçado.
 
Corrida 2

Serrinha largou bem, se manteve na frente e mesmo depois do pit stop para reabastecimento ainda estava na briga para marcar pontos.
Mas o rolamento quebrado acabou forçando o abandono dele no final da segunda prova.
Cacá também teve de parar nos boxes, o que é normal para quem prioriza a disputa pela vitória na primeira corrida, e foi recuperando posições aos poucos. Cruzou a linha de chegada dentro da zona de pontuação, em 13º lugar.
Quer dizer, há controvérsias.
No resultado de pista, ele foi o 11º colocado, mas a cronometragem não computou as ultrapassagens que ele fez sobre os pilotos que tiveram pane seca na última volta.
Isso aconteceu porque Cacá recebeu a bandeira quadriculada indevidamente, ao abrir a última volta (é que ele estava imediatamente à frente do vencedor Rubens Barrichello, para levar uma volta). Um rolo desgraçado.
Como o piloto precisa obedecer a sinalização, Cacá recolheu aos boxes e não teve seu resultado real creditado. Quando se deu conta, ainda tentou voltar para pista e completar a volta final, mas foi impedido. A Red Bull Racing pediu revisão do resultado.
 
ABRE ASPAS

Cacá Bueno, Red Bull Racing #0, P1 & P13: Hoje foi uma linda corrida. Eu tinha um carro melhor que o do Marquinhos, só que quando ele acionava o botão de ultrapassagem, me passava muito fácil. E eu, quando acionava, tinha de lutar pra conseguir passar! Pena que aconteceu alguma coisa com ele porque a corrida ia ser assim até a última volta. Mas fico feliz por ganhar e começar uma boa reação no campeonato. Na segunda corrida, eu recebi a bandeirada por um erro de sinalização e recolhi para o box. Mas depois descobri que ainda estava na volta final, que precisava completar e não me deixaram. Isso acabou me tirando duas posições e reuni a equipe para ir atrás do resultado.

Daniel Serra, Red Bull Racing #29, P10 & P21: Pra nós, foi uma corrida difícil desde o começo, porque o carro não tinha equilíbrio e só foi piorando. Estava claro que tinha alguma coisa quebrada. Ainda conseguimos terminar a primeira corrida marcando pontos, o que foi importante. Mas na segunda prova não tinha jeito.

Os dez melhores na Corrida 1:

1) CACÁ BUENO
2) Ricardo Zonta
3) Diego Nunes
4) Vitor Genz
5) Max Wilson
6) Valdeno Brito
7) Rafael Suzuki
8) Felipe Fraga
9) Sergio Jimenez
10) DANIEL SERRA
 
Os dez melhores na Corrida 2:

1) Rubens Barrichello
2) Allam Khodair
3) Julio Campos
4) Marcos Gomes
5) Felipe Guimarães
6) Galid Osman
7) Valdeno Brito
8) Max Wilson
9) Felipe Fraga
10) Ricardo Zonta
13) CACA BUENO
21) DANIEL SERRA
 
Classificação do campeonato (após 6 de 12 etapas):

1) Felipe Fraga, 133
2) Marcos Gomes, 112
3) Max Wilson, 110
4) DANIEL SERRA, 101
5) CACÁ BUENO, 100
6) Valdeno Brito, 100
7) Rubens Barrichello, 99
8) Diego Nunes, 90
9) Ricardo Zonta, 88
10) Átila Abreu, 85