Esporte & Cia

Sunday, Nov 19th

Last update:08:32:06 PM GMT

You are here:

Camilo vence em Londrina (PR) e se aproxima do líder

E-mail Imprimir PDF

Thiago Camilo venceu de ponta a ponta a corrida de abertura da rodada dupla da Stock Car em Londrina, oitava etapa da temporada 2017. O piloto da Ipiranga Mattheis fez sua terceira pole position e conquistou terceira vitória no autódromo do norte do Paraná – as duas anteriores haviam sido em 2007 e 2008. O líder do campeonato, Daniel Serra, largou em segundo e chegou em segundo. Na segunda corrida, Camilo e Serra bateram na largada e abandonaram. Assim, a diferença do piloto do Chevrolet número 21 para o líder Serrinha caiu de 17 para 12 pontos. Rubens Barrichello, que foi terceiro colocado nas duas corridas, foi o maior pontuador da etapa, com 39 pontos. Ricardo Zonta venceu a Corrida 2, de menor pontuação.
 
Na primeira corrida, Thiago Camilo se manteve na ponta na largada e foi pressionado nas primeiras voltas por Felipe Fraga, que ultrapassara Serrinha. A disputa entre o líder do campeonato e Fraga pela segunda posição deu tranquilidade para Thiago Camilo abrir uma boa vantagem. Quando entrou no pit para o reabastecimento obrigatório, Camilo já estava mais de três segundos à frente de Fraga. Quando acabou a janela de pits, estava quase cinco segundos à frente do segundo colocado. A boa vantagem fez Thiago Camilo economizar o uso do botão de ultrapassagem, enquanto Fraga e Serrinha usavam os seus brigando pela segunda posição. 
 
Thiago Camilo largou para a segunda prova com doze tiros do botão de ultrapassagem, mas um toque na largada fez com que atravessasse a pista e atingisse Serrinha. “Vinha sendo um fim de semana excepcional. Começamos com certas dificuldades de acerto nos treinos livres, a equipe me deu um carro para fazer a pole position e na corrida consegui administrar a ponta e economizar o botão de ultrapassagem. É lamentável o que aconteceu na segunda corrida porque com esse sistema de largada numa pista apertada como Londrina os acidentes são previsíveis. O carro de segurança anda muito devagar e provoca um efeito sanfona, e quando as luzes apagam e os carros reaceleram a chance de dar confusão é enorme. Mas o objetivo principal, que era chegar mais perto do Serrinha, foi atingido. Vamos para Buenos Aires dar mais um passo na direção da liderança”, disse Camilo, que conquistou sua 23ª vitória na Stock Car.
 
Galid Osman, companheiro de Camilo na Ipiranga Mattheis, largou em 19º na primeira corrida e fez uma estratégia para pontuar na segunda. Largou com pneus velhos, não usou o botão de ultrapassagem para se defender e nem para ganhar posições e no pit stop fez um reabastecimento completo e botou quatro pneus novos. A estratégia foi por água abaixo porque motor do Chevrolet número 28 superaqueceu e Galid, que ficou em  21º na primeira, não completou a segunda corrida. A próxima etapa da Stock Car acontece em Buenos Aires, Argentina, no dia 1 de outubro.
 
Corrida 1
1 – Thiago Camilo
2 – Daniel Serra
3 – Rubens Barrichello
 
Corrida 2
1 – Ricardo Zonta
2 – Marcos Gomes
3 – Rubens Barrichello
 
Campeonato
 
1 – Daniel Serra – 235 pontos
2 - Thiago Camilo – 222
3 – Átila Abreu - 190