Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Circuito BB chega ao Guarujá pela segunda vez

E-mail Imprimir PDF

Depois de 14 anos, o Guarujá (SP) está de volta ao Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. A cidade do litoral paulista receberá, entre QUINTA-FEIRA (10.02) e DOMINGO (13.02), a terceira etapa da temporada 2011 da competição. Campeões olímpicos, mundiais e nacionais jogarão na arena montada na Praça Horacio Lafer, em evento que tem entrada gratuita nos quatro dias de competição.

A programação de jogos no Guarujá começará na quinta, onde duplas femininas e masculinas disputarão as últimas seis vagas no torneio principal, através das disputas eliminatórias do qualifying.

Os times classificados se juntarão a outros 12 em cada naipe, previamente classificados, para a disputa do torneio principal. Na SEXTA-FEIRA (11.02), as 18 duplas femininas e masculinas serão divididas em seis chaves, de onde avançarão as duas melhores.

Das 12 parcerias classificadas na primeira fase, as quatro de melhor campanha iniciarão o SÁBADO (12.02) nas quartas-de-final. As oito restantes terão que passar pelas oitavas, que serão realizadas no mesmo dia. A programação de sábado será finalizada com as semifinais.

No domingo, último dia de competições no litoral paulista, acontecerão as finais e disputas de terceiro lugar.

Histórico

O Guarujá recebeu o Circuito Banco do Brasil em uma única ocasião. Foi em 1997, quando as duplas medalhistas olímpicas Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA) subiram no lugar mais alto do pódio.

A vizinha Santos foi palco da competição em cinco oportunidades. Em 1992, os campeões foram Isabel/Jacqueline (RJ) e Moreira/Garrido (PE). Dois anos depois, os pernambucanos venceram novamente, enquanto Isabel foi campeã formando parceria com Roseli (RJ).

As disputas retornaram à cidade em 1997, quando Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Franco/Roberto Lopes (CE) conquistaram os títulos. Dois anos depois, as medalhistas olímpicas tiveram a companhia dos ex-jogadores da seleção brasileira Tande e Giovane (RJ/MG) no lugar mais alto do pódio.

Depois de oito anos de ausência, Santos voltou ao calendário da competição em 2007, quando as irmãs Maria Clara e Carolina (RJ) e os medalhistas olímpicos Márcio e Fábio Luiz (CE/ES) foram os campeões.

Levando em conta todas as etapas já realizadas no Estado de São Paulo, os campeões olímpicos Emanuel (PR) e Sandra Pires (RJ) são os recordistas de conquistas.

O paranaense, que tem no ex-parceiro Ricardo, com cinco títulos, o rival mais próximo, venceu em 1994 (Santos), 1995 (Campinas e Ribeirão Preto), 1996 (Campinas), 2003 (São José dos Campos), 2004 (Ribeirão Preto) e 2006 (Guarulhos).

Sandra, por outro lado, foi campeã em 1994 (Santos), 1995 (Campinas), 1996 (Campinas), 2003 (São José dos Campos) e 2004 (Ribeirão Preto).

As medalhistas olímpicas Adriana Behar, Shelda e Jacqueline somam quatro conquistas e poderão ser alcançadas por Juliana e Larissa (CE/PA), tricampeãs da etapa paulista.

TODOS OS CAMPEÕES DA ETAPA PAULISTA

1992 – Santos - Isabel/Jacqueline (RJ) e Moreira/Garrido (PE)

1993 – Campinas – Mônica/Adriana (RJ) e Lula/Adriano (PE)

1993 – São Paulo – Franco/Roberto Lopes (CE)

1994 – Campinas – Isabel/Roseli (RJ) e Moreira/Garrido (PE)

1994 – Santos – Jacqueline/Sandra (RJ) e Zé Marco/Emanuel (PB/PR)

1995 – Campinas – Jacqueline/Sandra (RJ) e Zé Marco/Emanuel (PB/PR)

1995 – Ribeirão Preto – Karina/Renata (RJ) e Zé Marco/Emanuel (PB/PR)

1996 – Campinas – Jacqueline/Sandra (RJ) e Zé Marco/Emanuel (PB/PR)

1997 – Santos – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Franco/Roberto Lopes (CE)

1997 – Guarujá - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA)

1999 – Santos - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Tande/Giovane (RJ)

2001 – São José do Rio Preto – Mônica/Gerusa (RS/RJ) e Fred/Paulo Emílio (RJ/BA)

2002 – São Paulo – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Jorge (BA/PB)

2003 – São José dos Campos – Sandra/Leila (RJ/DF) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)

2004 – Ribeirão Preto – Sandra/Ana Paula (RJ/MG) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)

2005 – Campinas – Juliana/Larissa (CE/PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES) 2006 – Guarulhos – Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)

2007 – Santos – Maria Clara/Carolina (RJ) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)

2009 – São José dos Campos – Renata/Val (RJ) e Billy/Bruno Schmidt (ES/DF)

2010 – São José dos Campos – Juliana/Larissa (CE/PA) e Alison/Ferramenta (ES/RJ)