O ano de 2011 promete ser de muito trabalho para as seleções de base do voleibol brasileiro. Ao longo da temporada, serão disputados os campeonatos mundiais das quatro categorias. E a seleção infanto-juvenil feminina tem uma novidade no comando da equipe. Maurício Thomas é o novo técnico da equipe, que no ano passado foi campeã sul-americana. O treinador substitui Antonio Rizola, que assumiu o cargo de gerente da Unidade de Seleções da Confederação Brasileira de Voleibol.
Durante sete anos, Maurício Thomas foi assistente-técnico de Luizomar de Moura nas equipes femininas de base. No currículo da dupla estão o bicampeonato do Mundial infanto-juvenil (2005 e 2009) e o campeonato do Mundial juvenil (2007). Maurício também ocupa o mesmo cargo na equipe atual campeã da Superliga Feminina, o Sollys/Osasco (SP), também dirigido por Luizomar.
“Essa é uma grande oportunidade. Vou dirigir um grupo vencedor que teve um grande ano em 2010. O objetivo é o título mundial. Aprendi muito com o Luizomar e o Rizola”, diz Maurício.
Começo de trabalho
E o trabalho da equipe está próximo de começar. No dia 25 de fevereiro, um grupo de 21 meninas chegará para uma avaliação no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). A comissão técnica observará os novos talentos para possíveis convocações visando à disputa do Mundial da categoria, que será realizado entre os dias 12 e 21 de agosto, na Turquia.
“Esse grupo será observado visando uma possível convocação para o time que disputará o Mundial. Queremos selecionar cerca de seis meninas para se unirem às doze campeãs sul-americanas no ano passado”, explica Maurício.
O Brasil tem uma história de vitórias nas categorias de base do voleibol mundial. A seleção brasileira infanto-juvenil feminina é a atual campeã mundial e sul- americana. Com três títulos mundiais infanto-juvenis na bagagem (1997, 2005 e 2009), o Brasil lutará para manter a hegemonia em 2011. Na América do Sul, o Brasil tem um domínio ainda maior: são 14 títulos em 18 campeonatos sul-americanos disputados.
A rota das seleções de base em 2011
Depois da seleção feminina, a equipe infanto-juvenil masculina, comandada pelo técnico Percy Oncken disputará o Campeonato Mundial entre os dias dois e 11 de setembro, na Argentina. O time lutará pelo sétimo título mundial (89,91,93,95,01 e 03).
A primeira seleção que entrará em quadra para disputar um título mundial será a juvenil feminina. O time comandado pelo técnico Luizomar de Moura disputará o Mundial entre os dias 22 e 31 de julho, no Peru, e tentará o sétimo título da história (87,89,01,03,05 e 07).
O Mundial juvenil masculino será disputado no Brasil. Entre os dias 1º e 10 de agosto, a cidade do Rio de Janeiro será a sede da competição. A seleção brasileira será dirigida por Percy Oncken e lutará pelo penta campeonato (93,01,07 e 09).