Esporte & Cia

Saturday, Apr 27th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Rússia adia deca do Brasil na Liga Mundial de Vôlei

E-mail Imprimir PDF

A Rússia adiou o sonho brasileiro do decampeonato da Liga Mundial de Vôlei. o domingo (10.07), em Gdansk, os europeus fizeram 3 sets a 2 (23/25, 27/25, 25/23, 22/25 e 15/11) sobre o Brasil e ficaram com a medalha de ouro da 22ª edição da competição anual, que teve sua Fase Final realizada no ginásio Ergo Arena. O terceiro lugar ficou com a Polônia, que venceu a Argentina por 3 sets a 0 (25/18, 25/23 e 25/22).

Este é o segundo título dos russos na Liga Mundial. Eles foram campões também em 2002, quando a Fase Final foi realizada em Belo Horizonte, ganhando do Brasil na decisão.

O oposto russo Mikhaylov foi o maior pontuador do confronto, com 27 pontos. Pelo Brasil, o capitão Giba, com 16, foi o principal destaque.

O JOGO

O início do jogo teve muitas alternâncias na liderança, mas quem foi para o primeiro tempo técnico em vantagem foi o Brasil, que aproveitou um ponto de saque de Lucas para fazer 8/6. Com muito volume de jogo, o Brasil aumentou a diferença para quatro pontos, mas o bloqueio russo começou a funcionar e, com o oposto Mikhaylov, os europeus passaram a frente em 17/16. O Brasil recuperou-se, virou novamente com Giba no bloqueio (22/21) e contou com Lucas para fazer os dois últimos pontos da parcial, de ataque e saque, e fechar o set em 25/23.

No segundo set, foi o bloqueio brasileiro que começou melhor e ajudou a seleção a fazer 3/0. A Rússia empatou no quinto ponto e, pouco depois, abriu três de vantagem com Mikhaylov: 10/7. Mantendo a tranquilidade, o Brasil marcou cinco pontos seguidos, mas a Rússia logo reagiu e retomou a ponta em 13/12. O Brasil virou perto do fim com um contra-ataque de Murilo (21/20), teve chances de fechar o set, mas quem venceu foi a Rússia, com um ataque do fundo de Biriukov: 27/25.

O bom momento russo prosseguiu no começo do primeiro russo e a equipe de Vladimir Alekno marcou os quatro primeiros do terceiro set, antes de abrir 13/7, com um bloqueio de Ilinykh. O Brasil correu atrás do placar e diminuiu a diferença para apenas um ponto com um saque de Marlon: 14/13. Perto do fim, um bloqueio sobre Murilo deu aos russos três pontos de frente e Mikhaylov explorou o bloqueio para marcar 25/23 e colocar a Rússia à frente.

A derrota no fim do set anterior mexeu com o Brasil, que veio para a quarta parcial com força e logo marcou 3/0 com Giba no saque. A Rússia empatou no sexto ponto, mas devolveu a vantagem ao Brasil ao cometer um erro em 8/6. O Brasil controlou o placar, recuperou o ritmo do início da partida e ficou perto de fechar quando o bloqueio triplo funcionou e fez 23/19. No fim, Ilinykh sacou para fora e o Brasil venceu por 25/22.

O início do quinto set foi equilibrado e uma decisão errada da arbitragem, que considerou fora um bloqueio do Brasil favoreceu a Rússia quando o placar marcava 2/2. Os russos aproveitaram o momento e fizeram 7/5 com um ataque de Biriukov. Um ataque errado do Brasil deu aos europeus a vantagem de 9/6 no placar. O Brasil marcou dois pontos seguidos e voltou a pressionar os russos, mas um ataque de Murilo para fora devolveu o comando aos europeus em 11/8. Administrando a vantagem, a Rússia fechou em 15/11 com um ataque de Mikhaylov.

EQUIPES

BRASIL
Bruno, Theo, Giba, Murilo, Sidão e Lucas. Líbero – Serginho
Entraram – Marlon, Leandro Vissotto e Rodrigão
Técnico – Bernardo de Rezende

RÚSSIA
Grankin, Mikhaylov, Khtey, Biriukov, Volkov e Muserskiy. Líbero – Sokolov
Entraram – Stepanyan, Butko, Ilinykh e Apalikov
Técnico – Vladimir Alekno