Esporte & Cia

Sunday, Apr 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Amanda completa 23 anos do outro lado do mundo

E-mail Imprimir PDF

Prestes a completar 23 anos - faz aniversário no dia 16 de agosto -, a ponteira Amanda já é veterana. Pelo menos na seleção brasileira universitária de vôlei, que embarca neste sábado (6/8) para a China, onde disputará a Universíade, de 12 a 23 de agosto, na cidade de Shenzhen. A jogadora da Unilever participa da competição pela segunda vez. A estreia foi em 2009, quando o Brasil terminou em 10º lugar. Nesta edição, Amandinha, como é carinhosamente chamada, terá a seu lado outras três companheiras de clube, todas estreantes na competição: a levantadora Roberta, a ponteira Régis e a meio-de-rede Ana Carolina.

"Não sabemos como estarão nossas adversárias, mas, certamente, teremos jogos difíceis pela frente. A Itália, atual campeã, levou sua seleção B na última edição. A Sérvia e a Polônia jogaram com as seleções principais", diz Amanda, mostrando que entende do assunto. Segundo ela, as jogadoras estreantes têm lhe perguntado sobre a qualidade técnica da Universíade. "E eu digo que é um evento muito sério, que somente agora está começando a ganhar importância no Brasil. Mas em outros países, como os Estados Unidos, tem grande destaque."

Embora o grupo brasileiro tenha começado a treinar em conjunto apenas esta semana, sob o comando do técnico Helio Griner, assistente de Bernardinho na equipe Unilever, Amanda aposta em um bom desempenho. "Temos pouco tempo para nos entrosar, é verdade. Mas, por outro lado, muitas jogadoras, como a Régis, disputaram os Jogos Mundiais Militares e estão em ritmo de competição", comenta a jogadora, que cursa o 3º ano de Administração de Empresas.

"Na Universíade, todos vivem a mesma experiência de conciliar estudo, treinamento e competição. É inevitável, acabamos trocando figurinhas. O bom é que quem já está quase se formando, como eu, serve de incentivo para quem está começando a fazer faculdade", diz Amandinha, que pretende fazer sua monografia sobre um tema relacionado à marketing esportivo.

E como vai ser comemorar o aniversário do outro lado do mundo? "A Régis foi quem me lembrou desse fato. Acho que vai rolar um bolinho chinês", brinca. "Espero que o meu presente seja uma medalha."

Já a levantadora Roberta, de 21 anos, reserva de Fernanda Venturini na Unilever e estreante na Universíade, vibra com a possibilidade de começar a temporada jogando como titular. "Será um dos primeiros eventos internacionais de minha carreira na categoria adulta. Estou muito feliz por ter sido convocada e espero corresponder às expectativas", afirma a atleta, medalha de bronze no Campeonato Mundial Juvenil de 2009, no México, e bolsista da Unip.

De volta à Unilever

A oposta Juliana Nogueira, que integrou a seleção brasileira principal e foi campeã da Copa Pan-Americana, no México, e da Copa Internacional, em Brasília, está de volta aos treinamentos na Unilever. A jogadora se apresentou aos assistentes técnicos Helio Griner e Ricardo Tabach na última segunda-feira (1/8). "Aprendi muito nesse período na seleção", diz Juliana, campeã nacional pela Unilever em abril, em sua segunda Superliga. "Nesta temporada espero corresponder novamente sempre que o Bernardinho precisar der mim."