Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

As semifinais do Mundial de Vôlei de Praia no DF

E-mail Imprimir PDF

Com vitória inédita, Talita e Maria Elisa passaram pelas bicampeãs olímpicas May-Treanor/Walsh e garantiram lugar na semifinais da primeira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB SWATCH World Tour 2012), que acontecem nesta quinta-feira, a partir das 15h. As hexacampeãs do Circuito, Juliana e Larissa também seguem na competição, mas na chave dos perdedores. No masculino, esta quarta-feira foi de qualificatório: Moisés e Vitor Felipe foram os únicos representantes do país a se classificar para a chave principal masculina, que já conta com os brasileiros Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Márcio Araújo/Pedro Solberg e Harley/Evandro, além dos norte-americanos Rogers/Dalhausser (EUA), campeões olímpicos em Pequim 2008.

A parceria de Talita e Maria Elisa lavou a alma do público brasiliense nesta quarta-feira de sol no Distrito Federal: duas vitórias contra as principais duplas norte-americanas. No primeiro desafio do dia, bateram Kessy/Ross por 2x1 (18-21, 21-19, 15-11), para depois fecharem o dia com chave de ouro contra May-Treanor/Walsh, por 2x0 (21-18, 21-17), na primeira verdadeira vitória das brasileiras contra as bicampeãs olímpicas em cinco encontros (no ano passado, na China, Talita/Maria Elisa ganharam o bronze da etapa sem entrar em quadra por desistência da dupla norte-americana).

"Entramos muito concentradas e focadas para conseguir neutralizar os pontos positivos delas, principalmente na recepção. E foi isso o que aconteceu. Estou muito feliz com o nosso desempenho", resumiu Maria Elisa, que não se deixa levar pela empolgação da vitória. "Este é um torneio muito perigoso, porque existe um nível de cobrança muito alto. Mesmo sendo a primeira etapa da temporada internacional, em que ainda não estamos no melhor nível, jogar em casa traz essa pressão a mais", lembra a carioca de 28 anos, que espera pela definição da partida entre Keizer/Van Iersel (NED) e Goller/Ludwig (GER) para saber a adversária da semifinal (quinta-feira, às 15h).

Já as líderes do ranking mundial, Juliana e Larissa, perderam a invencibilidade no torneio ao serem derrotadas pela italianas Cicolari/Menegatti (2x0 - 21-17, 21-18), mas se recuperaram na chave dos perdedores no segundo jogo do dia e eliminaram as suíças Kuhn/Zumkehr por 2x0 (21-17, 21-17). Nesta quinta, às 9h, elas terão que passar pelo time holandês formado por Meppelink/van Gestel e depois por May-Treanor/May para sonhar com uma semifinal contra as chinesas Xue-Zhang Xi. "Vencemos as holandesas na estreia do evento, mesmo jogando mal, por isso acho que vai ser um jogo bom para nós", afirmou Juliana. "Aprendemos a lição e agora temos que dar o máximo para seguir avançando. O Circuito é um torneio muito importante para nós, ainda mais neste ano em que queremos chegar nas Olimpíadas no nível máximo", acrescentou Larissa, tricampeã em Brasília.

Fora da disputa

As duplas brasileiras Maria Clara/Raquel, Ângela/Lili e Taiana/Vivian estão fora da disputa em Brasília. As primeiras perderam no primeiro compromisso do dia, frente às belgas Mouha/Gielen, por 2x0 (16-21, 17-21).

Já a parceria formada pela brasiliense Ângela e a capixaba Lili não conseguiu superar a forte dupla holandesa Keizer/Van Iersel - 2x1 (22-24, 21-18 13-15), num jogo bastante disputado. "As holandesas são um time constante e sacam muito bem. Elas conseguiram dar sequência às jogadas e nós perdemos pontos importantes. Além disso, faltou calma para fechar a partida no tie-brake", descreve Ângela. "O importante é que estamos evoluindo como dupla. Esta foi apenas a primeira etapa da competição. Queremos correr todo o Circuito Mundial este ano e adquirir rodagem e experiência, como as parcerias estrangeiras", finaliza.

O fim da participação de Taiana e Vivian na etapa brasiliense ganhou contornos dramáticos. Apesar da lesão de Vivian no jogo de terça, a atleta de 31 anos foi para o sacrifício nesta quarta. A dupla perdeu a primeira partida contra as chinesas Xue-Zhang Xi e, na sequência, após cogitar a desistência, entrou novamente em quadra, para ser eliminada pelas holandesas Meppelink/van Gestel no tie-break (2x1 - 14-21, 21-16, 15-10).

Quali masculino

Oito duplas masculinas conquistaram, nesta quarta-feira, vaga para as disputas da chave principal da etapa brasileira do Circuito Mundial. Foram realizados vinte e sete jogos pelo torneio qualificatório e, ao final, festa de Moisés/Vitor Felipe (BRA), Keenan/Mayer (USA), Prokopiev/Likholetov (RUS), Kunert/Petutschnig (AUT), Saxton/Redmann (CAN), Mercer/Slack (AUS), Huber/Seidl (AUT) e Mesa/Lario (ESP).

Moisés e Vitor Felipe, estreantes no Circuito Mundial, foram os únicos brasileiros a garantir presença na chave principal, após vitórias contra os japoneses Imai/Aoki, por 2x0 (21/12, 21/17), e contra os gêmeos italianos Matteo e Paolo Ingrosso (2x0 - 22/20, 21/18). Já Luciano/Gilmário (BRA) e Pitta/Lipe (BRA) perderam e estão fora da competição em Brasília.

"Conseguir passar para o torneio principal no meu primeiro Mundial é uma felicidade muito grande e uma surpresa. Quando cheguei me impressionei com o tamanho da arena, com a música. É muita euforia. Mas conseguimos usar esta ansiedade pelo lado bom. Agora preciso mudar minha passagem, pois marquei para amanhã (quinta) achando que não iria avançar", comemorou Vitor, duas vezes vice-campeão mundial júnior (2009/2010).

Programação

19/04 - 5ª feira
9h - Chave Principal feminina e Chave Principal masculina
15h - Semifinal feminina 1
A seguir - Semifinal feminina 2

20/04 - 6ª feira
8h - Chave principal masculina
9h30 - Disputa de 3º lugar feminino
10h45 - Final Feminina
A seguir - Cerimônia de premiação
12h - Chave Principal masculina

21/04 - Sábado
9h - Chave Principal masculina
15h - Semifinal masculina 1
A seguir - Semifinal masculina 2

22/04 - Domingo
9h30 - Disputa de 3º lugar masculino
11h15 - Final masculina
A seguir - Cerimônia de premiação

Serviço
Etapa de Brasília do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB SWATCH World Tour 2012)
Data: 15 a 22 de abril de 2012
Local: Esplanada dos Ministérios, quadrante 1, Brasília
Entrada franca